Buscar

Questões do sucesso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Quanto às síndromes pós-gastrectomias, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) A síndrome de Dumping precoce ocorre de 20 a 30 minutos após a refeição e está associada à hipoglicemia. ( ) A síndrome de Dumping tardio deve ser tratada com refeições pequenas e frequentes e com a diminuição da quantidade de carboidratos. ( ) A gastrite alcalina apresenta dor que não alivia com a alimentação e o uso de antiácidos. ( ) A síndrome do antro retido ocorre devido a secreções biliares e pancreáticas no antro residual, diminuindo a gastrina e ocasionando o aparecimento de úlceras. ( ) O distúrbio metabólico mais comum é a anemia megaloblástica devido à diminuição de fator intrínseco. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
A ( ) V – F – V – F – F
 B ( ) V – F – F – V – F 
C ( ) F – V – V – F – F
 D ( ) F – F – V – F – V 
E ( ) F – V – F – V – V
2Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Quais as origens mais comuns de sangramento gastrointestinal em um paciente que apresenta perda sanguínea (sangue vermelho rutilante) pelo reto nas primeiras horas após Bypass gástrico em Y-Roux? 
A ( ) Gastrojejunostomia e remanescente gástrico. B ( ) Gastrojejunostomia e jejunojejunostomia. C ( ) Remanescente gástrico e jejunojejunostomia. D ( ) Jejunojejunostomia e diverticulose. E ( ) Úlcera duodenal e jejunojejunostomia.
3) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Em uma paciente com apendicite aguda durante a gestação, o fator mais fortemente associado com a mortalidade fetal é... 
A ( ) comorbidades maternas. B ( ) atraso na administração de antibióticos. C ( ) apendicectomia aberta ao invés de laparoscópica. D ( ) perfuração apendicular. E ( ) idade gestacional.
4) ) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual das alternativas melhor descreve o papel da colecistectomia laparoscópica precoce para o tratamento da colecistite aguda (dentro das primeiras 48 horas da admissão)?
 A ( ) Aumenta a taxa de conversão para colecistectomia aberta. B ( ) Está associada ao incremento global da taxa de complicações. C ( ) Resulta em menor taxa de permanência hospitalar. D ( ) Está associada ao aumento da taxa de mortalidade. E ( ) Não deve ser realizada porque o paciente deverá receber antibióticos durante dois a três dias para esfriar o processo inflamatório.
5) Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. A desordem metabólica mais comum após ressecção gástrica total é a deficiência de... 
A ( ) vitamina B12. B ( ) cálcio. C ( ) ferro. D ( ) vitamina D. E ( ) ácido fólico.
6) A alteração fisiológica relacionada à litogênese biliar após by-pass gástrico em Y de Roux para tratamento da obesidade mórbida é denominada
 a) Período pré-menopausa. b) Reposição de estrógeno. c) Diminuição da produção de mucina. d) Hipomotilidade da vesícula biliar. e) Reganho de peso corporal no pós-operatório. 
7) O maior fator de risco para conversão de colecistectomia videolaparoscópica em paciente com colecistite aguda tratado, inicialmente, de forma conservadora por meio de analgesia e antibioticoterapia é 
a) obesidade. b) coledocolitíase. c) vesícula escleroatrófica. d) perfuração da vesícula biliar. e) operação de urgência decorrente de sintomas persistentes.
8) A circunstância diretamente associada ao aumento do tempo operatório observado no tratamento da colecistite aguda realizado por videolaparoscopia por acesso único (single port) é 
a) maior taxa de conversão. b) maior sangramento no intra-operatório. c) empiema da vesícula biliar. d) índice de massa corporal
9) A reação frequente em pacientes que são submetidos à colecistostomia para tratamento da colecistite aguda alitiásica é a) Coleperitônio. b) Icterícia obstrutiva. c) Reintervenção e colecistectomia. d) Aumento da taxa de mortalidade. e) Sepse de origem biliar.
10) Em se tratando de avaliação dos pacientes no pré-operatório, é CORRETA a seguinte assertiva:
a) Pacientes com hemoglobina a partir de 7 g/dl deverão ser submetidos à hemotransfusão sempre. b) O teste de subir dois lances de escada não serve como parâmetro da função cardiopulmonar e não pode ser fator de risco para morbidade nos pacientes de cirurgia geral. c) Há necessidade de avaliação da função pulmonar detalhada em pacientes hígidos que sofrerão grandes cirurgias ortopédicas dos membros inferiores, como também em abdominais inferiores e pelve. d) Não há necessidade de se introduzir insulina regular no pós-operatório dos pacientes diabéticos tratados com medicação oral hipoglicemiante que serão submetidos a grandes cirurgias. e) Quando identificamos em um paciente sem história de doença renal a creatinina sérica acima de 2,0mg/dl, isto representa fator de risco para complicações pós-operatórias.
11) O procedimento adequado em relação à profilaxia antimicrobiana em cirurgias eletivas está indicado na seguinte assertiva: a) Somente os casos de pacientes diabéticos com passado de colecistite aguda deverão utilizar antibiótico profilático. Todos os outros diabéticos não deverão fazer uso de profilaxia. b) Todas as hernioplastias inguinais merecem profilaxia antibiótica, mesmo as que não utilizam prótese, visto que a microbiota da pele é muito grande e patogênica. c) Prescrever antibioticoterapia profilática por mais de 48 horas não interfere no aparecimento de microbiota resistentes e não aumenta os custos do tratamento, pois minimiza a infecção de ferida. d) É desnecessário o prolongamento da antibioticoterapia profilática em situações não complicadas, o que evita o retardo do diagnóstico de infecções instaladas. e) Nas colecistectomias, quando ocorrer curtos períodos de contaminação da área cirúrgica, o uso de antibiótico profilático não diminui a incidência de infecções.
12) Paciente, 30 anos de idade, vítima de politraumatismo, é admitido na emergência com quadro de coma. Ao estímulo doloroso, observa-se que ele não apresenta abertura ocular, não apresenta resposta verbal nem motora e as pupilas encontram-se fracamente reagentes à luz. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao valor da Escala de Coma de Glasgow correspondente ao quadro clínico descrito:
A. ( ) 0 B. ( ) 1 C. ( ) 3 D. ( ) 2 E. ( ) 4
13) Nas síndromes pós-operações gástricas, é CORRETO afirmar que: 
A. ( ) a denervação gástrica proximal pode causar síndrome pós-operações gástricas. B. ( ) a gastrite de refluxo alcalino é mais comum na gastrectomia com reconstrução tipo billroth I do que na billroth II. C. ( ) a cirurgia bariátrica restritiva tipo banda gástrica ajustável não pode causar refluxo gastroesofagiano. D. ( ) o dumping tardio é mais frequente que o dumping precoce. E. ( ) a piloroplastia não pode causar síndrome pós-operação gástrica.
14) Paciente masculino, 40 anos de idade, foi submetido a uma gastrectomia total por câncer. A via de acesso foi uma laparotomia mediana supraumbilical. No quinto dia pós-operatório, apresentou sinais clínicos e laboratoriais de infecção. A etiologia MAIS COMUM é:
 A. ( ) infecção urinária. B. ( ) pneumonia. C. ( ) infecção de vias aéreas superiores. D. ( ) infecção de linha venosa. E. ( ) infecção do sítio cirúrgico.
15) Em relação à grelina, hormônio relacionado a algumas técnicas de cirurgia bariátrica, é CORRETO afirmar que:
 A. ( ) existem células produtoras de grelina em todo o intestino delgado, aumentando em número no sentido caudal. B. ( ) a gastrectomia vertical não remove a maioria das células produtoras de grelina do estômago. C. ( ) a grelina não possui nenhuma ação em relação à motilidade gástrica. D. ( ) é produzida predominantemente no fundo gástrico. E. ( ) o pâncreas não produz grelina.
16) Homem, 45 anos de idade, portador de cálculos na vesícula biliar e dilatação do colédoco, diagnosticados aos exames de imagem, será submetido a colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia transoperatória. Em relação à antibioticoprofilaxia neste caso, é CORRETO afirmar que: 
A. ( )
deve ser mantida por 48 horas. B. ( ) não tem indicação, pois se trata de cirurgia limpa. C. ( ) não deve ser utilizada quando há antecedente de alergia à penicilina. D. ( ) aumenta os riscos de resistência bacteriana. E. ( ) o uso de cefazolina é uma boa opção.
17) Durante uma colecistectomia laparoscópica eletiva, encontrou-se dificuldade durante as colocações iniciais dos trocartes. Durante a visualização da vesícula, o anestesista informa que a paciente está apresentando taquicardia (FC: 130/min) e queda da pressão arterial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA a ser realizada. 
A. ( ) Aumentar a oferta de fluidos IV. B. ( ) Parar a insuflação. C. ( ) Diminuir a pressão de insuflação. D. ( ) Administrar um agente inotrópico para a pressão arterial. E. ( ) Colocar a paciente em posição de decúbito lateral esquerdo 2.
18) Assinale a alternativa CORRETA. Considerando os tipos de dor abdominal, a localização da dor na fossa ilíaca direita que frequentemente ocorre em indivíduos com apendicite é o resultado de: 
A. ( ) inflamação do peritônio parietal. B. ( ) distensão do apêndice. C. ( ) obstrução do apêndice. D. ( ) ingurgitamento vascular do apêndice. E. ( ) infarto apendicular.
1C 2B 3D 4C 5C 6D 7E 8B 9C 10E 11D 12C 13ª 14E 15D 16E 17B 18A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais