Buscar

LIT 2º BI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Romantismo. A prosa
Romantismo romântico e a identidade nacional.
→ O Romantismo acontece num contexto onde o Brasil acabava de se tornar independente. Houve então a necessidade de construir uma literatura brasileira. Pelo fato do contexto da independência trazer rivalidade com a metrópole, Portugal, toda a literatura existente no Brasil até então foram desconsideradas por terem muita influência dos, agora rivais, portugueses.
→ Essa literatura buscava identidade nacional.
→ Escritores tratavam de assuntos de nossa gente, nossa língua, nossas tradições e nossas diferenças regionais e culturais.
→ Só foi possível a disseminação do romantismo pois desde a vinda da família real, em 1808, as instituições de educação e ensino se tornaram mais presentes.
→ Romantismo foi moldado para os burgueses, por isso era simples, pois os burgueses eram latifundiários e mercadores sem aquela cultura rebuscada da nobreza tradicional.
→ Os textos desse movimento literário relatavam o cotidiano e situações mais comuns e próximas da realidade burguesa da época. (relatava os problemas da sociedade, a forma de viver burguesa, etc.)
→ Relata gosto burguês pela aventura e fantasia. Tornou-se mais importante meio de expressão artística dessa classe.
→ Romance surgiu nos jornais divididos por episódios que eram lançados a cada edição do jornal e tendia aos interesses dos leitores.(como as novelas)
Romance Indianista
→ O índio era o único que poderia expressar a nacionalidade brasileira pois era o único nativo ( branco, colonizador europeu. Negro, escravo estrangeiro)
→ Fatores que contribuíram para a implantação do indianismo no Brasil.
		Influências da ideia de Russeau = Teoria do bom selvagem.
	Influência do “herói medieval” que aqui ficou sendo o índio.
	Existência de uma relação já presente da literatura com a tradição indianista = Quinhentismo e Barroco.
José de Alencar e o romance indianista
→ Escreveu romances não só indianistas, mas também urbanos e regionalistas. (peças teatrais também)
→ Sua produção tão diversificada tinha relação com o projeto de construção da literatura brasileira no qual Alencar teve grande influência. Mas a sua literatura indianista foi a que mas contribuiu pra essa construção, buscando tema nacional e linguagem mais brasileira.
→ Principais realizações indianistas são de Alencar => O guarani(1857), Iracema(1865) e Ubirajara (1874)
→ Curiosidade Naval: O guarani → Índio em meio aos brancos. Iracema → Branco vivendo na tribo. Ubirajara → Só índio.
→ O Guarani.
	Lançado em folhetim
	Devoção e fidelidade de Peri a Cecília
	(Curiosidade naval) O enredo: Família de fidalgo português se muda para o Brasil. D.Antonio de Mariz e sua esposa D.Lauriana são pais de Cecília e D.Diogo. Isabel, uma sobrinha má. Álvaro de Sá, um acompanhante da família e o índio Peri. Isabel ama Álvaro que ama Cecília. D.Diogo mata um índio acidentalmente, a tribo investe contra eles enquanto homens de D Antonio se rebelam e tentam saquear a casa. O líder desses era o ex-frei Loredano, ambicioso e devasso. Na confusão ele tenta raptar Cecília pra safar o soco com a novinha. (está explicado porque 
ele é EX- frei)
	O amor de Peri é respeitoso, ele sempre se apresenta digno e sua devoção à Cecília é como ele a ama.(Ele é muito certinho e fica só babando a mina ao invés de dar uns pegas nela. Ele acha que assim a respeita e continua integro numa relação digna, que K-byte ¬¬')
O Romance Regional
→ O Romance regional exigiu um maior conhecimento e conexão do autor com o cenário físico e cultural de sua obra. Por isso, criou seus próprios modelos, distanciando-se das influências estrangeiras.
→ Por esses motivos, por essa separação, cumpriu mais efetivamente a missão nacionalista já citada.
→ Buscou valorizar e expor características étnicas, linguísticas, sociais e culturais que diferenciam cada região.
→ Tratava, principalmente, de cidades do interior de cada região.
Visconde de Taunay: Centro-oeste
→ Era carioca, mas viajou muito pelo território nacional por ser militar.
→ Foi para a Guerra do Paraguai e aí conheceu o centro-oeste.
→ Gosto pelos diversidades e belezas da fauna e da flora.
→ Obras destaque: Inocência (1872) e Retirada da Laguna (1871), esse último é sobre guerra e o sertão.
→ Inocência – obra do sertão.
	Grande obra do romantismo Regionalista brasileiro
	Sua qualidade se deve ao equilíbrio entre: ficção x realidade, valores românticos x valores da realidade bruta do sertão, linguagem culta x linguagem regional.
	(curiosidade naval) Enredo: História de Cirino, prático de farmácia que se diz médio e atende Inocência, filha de Pereira, que já estava prometida a um roceiro Manecão Doca, Pereira vigia Inocência para casá-la virgem. Cirino e Inocência se apaixona e o resto é o paiolzinho de romance. Há um naturalista alemão (colecionador de borboletas) hospedado na casa de Pereira. Esse trecho paralelo a história do casal serve para mostrar a diferença entre as culturas (rural brasileira e européia).
O gaúcho, de José de Alencar(Curiosidade Naval, só pra não falar que eu não divulguei)
→ Principal obra romântica regional referente ao sul do país
→ Preocupação de Alencar de retratar o cenário natural e cultural da região.
→ Narração no contexto do período anterior a Guerra dos Farrapos.
→ O protagonista é Manuel Canho que se apaixona por Calita.
→ No texto estão presentes alguns personagens da “vida real” → Frutuoso Rivera( 1º presidente do Uruguai), Juan Lavalleja (adversário de Rivera [ queeem!? :o ]) e Bento Gonçalves (militar brasileiro)
Franklin Távora: Nordeste (Curiosidade naval também)
→ Cearense morador do rio.
→ Polêmico e radical → Acusou Alencar de ser noob no romance regional por apresentar modelos estrangeiros e dizia que Alencar carteou a obra por não conhecer o sul direito.
→ Trouxe à tona problemas poucos conhecidos até então, como a seca, miséria, cangaço, migrações)
→ O cabeleira (Putz, curiosidade naval piranhada). → História em torno de uma gangue de cangaceiros – José Gomes (o cabeleira), Joaquim Gomes (Pai de José) e Teodósio , influenciou obras sobre o cangaço mais tarde.
O romance urbano
→ Tratava as particularidades do cotidiano da cidade, onde se concentrava a burguesia, e ganhou prestígio dessa classe tanto na Europa quanto no Brasil.
→ Foi o romance que a burguesia mais se identificou e, por isso, mais investiu , logo, foi o romance que mais cresceu. Por ser maior, é o romance mais lido até os dias de hoje.
A Moreninha: Sentimentalismo
→ Primeiro romance brasileiro.
→ Seu autor, Joaquim Manuel de Macedo, garantiu ampla popularidade depois de lançar este livro.
→ Itens usados que caíram no gosto da galera: comicidade, dever x desejo, namoro difícil ou impossível, coloquialismo
→ este é o livro das crianças que salvam um ridículo que ia morrer e essas crianças prometem se casar (AAAH sim... agora tudo faz sentido ¬¬') aí tem aquela aposta carteada de um amigo da personagem que diz que esse cara, já crescido, se apaixonaria por sua irmã. Ele se apaixona, ou melhor, eles se apaixonam. Mas ela faz cu doce porque ele já tá prometido, no fim eles descobrem que eram as crianças. O amor é entre Carolina e Augusto.
Alencar e a crítica social.
→ Alencar aborda temas delicados da sociedade da época.
→ O casamento como ascensão social e o papel submisso da mulher na sociedade → Senhora (1875) → Aurélia é uma mulher forte. Pobre, ela é apaixonada por Fernando Seixas e ele também é apaixonado por ela. Mas ele vai “namorar” com outra mulher, pelo dote, para enriquecer. O Avô de Aurélia morre e ela fica rica pra caramba, tipo aqueles filhos de donos de hotel. Então ela compra Seixas pelo dote o o despreza e o humilha (mulheres que liam os folhetins gostaram a princípio, mas Alencar teve que arvorar isso porque a sociedade estava estranhando essa situação). Seixas é apenas alguém com quem ela desfila pelas ruas, exibindo-o. Então Seixas dá um cagante na cabeça de Aurélia e enquanto ele ia embora
ela abraça seus pés de joelhos e se declara arrependida e apaixonada (brilhante saída para a situação, não ofendeu o público feminino que viu essa cena como “vitória do amor” e conciliou os costumes da época da submissão da mulher ao homem.)
→Prostituição. Lucíola. → Lucíola é uma “prostituta do luxo” da época e se apaixona por um rapaz e ela passa um tempo com a putaria arvorada para “se tornar virgem novamente” mas a ideia não dá muito certo e então Alencar faz Lucia adoecer e morrer, mas antes de morrer ela apresenta sua irmã mais nova e “pura” (aceita pela sociedade) para casar-se com o rapaz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais