Buscar

resumo 2pp imn

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO 2119 CAMPINHO
Resumo de IMN para a 2ªPP
*Assuntos que serão cobrados na 2ªTP:
Etiqueta Social II: Comportamento e procedimentos;
Comunicações Navais.
Higiene e DST.
Comportamento e Procedimentos
1º. Linguajar no ambiente de trabalho
-As pessoas devem se tratar mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados. (OGSA - Respeito mútuo).
-Deve-se evitar durante o trabalho do dia-a-dia vocabulário chulo e palavrões. Este comportamento pode não ser percebido por todos, porém um comportamento contrário a este como a utilização de linguajar vulgar certamente o verá de má forma (como pessoa de poucos princípios).
-Jamais utilize de linguajar vulgar em ocasiões formais. Para isto é importante praticar, evitando mesmo em ambientes descontraídos, na companhia de colegas. Esse procedimento ajuda a criar um bom hábito do linguajar educado.
2º. Cumprimento de Horário
-Pelo princípio da Disciplina Consciente, deve-se ser disciplinado não para cumprir normas, agradas as pessoas ou por temer uma punição e sim pelo fato de se querer ser disciplinado, se sentir bem com esse comportamento, conduzir-se de maneira espontânea.
-Caso descumpra horários marcados será notado.
-Mesmo que ocorram circunstâncias insuperáveis que venham impor um atraso, não deixe de se desculpar com uma breve explanação do ocorrido.
3º. Cumprimento
-O cumprimento entre os militares é a continência que parte do mais moderno e é respondida pelo mais antigo. O mais antigo poderá estender a mão para cumprimentá-lo e nunca o contrário.
4º. Palestra e reuniões e cerimônias
Observações que devem ser feitas em ambientes militares:
-se existem mais antigos sentados
-se é permitido se sentar no momento
-se há mais antigos em pé a procura de assentos
-onde se localiza seu círculo hierárquico
-deve se servir somente depois de o mais antigo se servir e "dar a partida", mesmo se for a você oferecido.
5º. Visita a organizações Militares
-Caso visite uma OM deve-se ligar com antecedência para verificar a possibilidade da visita, se o dia e a hora são apropriados, qual o uniforme adequado e se os oficiais estão disponíveis pra atendê-lo.
-Ao chegar a uma OM deve-se sempre se apresentar ao Imediato.
-Deve-se evitar no do cerimonial à Bandeira e no inicio do expediente quando o Comandante da OM é recebido.
Procedimentos à mesa
Posturas: mantenha o corpo nem muito próximo e nem afastado da borda da mesa. Apóia-se os braços sobre a mesa e não os cotovelos. As costas apóiam-se levemente no encosto da cadeira. Não se deve curvar sobre o prato, somente uma leve inclinação, atenção aos braços para que não esbarrem nos vizinhos da mesa. Não deve ficar com as pernas esticadas ou balançando. Caso precise de algo que não alcance para pegar na mesa peça gentilmente. Não se utiliza de gestos expansivos na mesa e dedos levantados ao levantar xícaras. E por fim, não se deve tratar de assuntos íntimos à mesa.
*Princípio da etiqueta: O princípio da etiqueta é o respeito ao próximo. 
Nunca entre em um ambiente sem se anunciar, seja pontual, comunique-se de forma clara e objetiva, não mexa em “material alheio” sem consentimento, não ouça conversa de terceiros.
*Boas maneiras: Etiqueta, boas maneiras e postura são quesitos aprimorados ao longo da vida. Porém, a base de tudo é a educação.
Respeitar as pessoas para ser respeitado, lembrar dos limites, ser gentil, ouvir mais ao invés de falar, fazer o melhor possível e tantas outras delicadezas pertinentes a uma pessoa educada. 
Comunicações Navais
Sistemas de comunicações da MB (SISCOM): São os recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis para emprego nas comunicações da MB, bem como as normas e procedimentos estruturados para regulamentar o exercício dessas atividades.
Organização do SISCOM: É composto por cinco grandes serviços. São eles:
Serviço Fixo- (Bases e OMs de terra).
Serviço móvel marítimo- (Fragatas, Corvetas, navios patrulha...).
Serviço móvel aeronáutico- (Helicópteros, aeronaves, caças).
Serviço móvel terrestre- (Carros anfíbios).
Serviços Especiais
Conceitos Gerais dos Sistemas de Comunicações: A eficiência de um Sistema de Comunicações é diretamente influenciada pelos seus utilizadores (Tecnologia e Adestramento).
Conceitos Gerais dos Sistemas de Comunicação:
Modalidades de Comunicações: Voz, texto, dados e imagem.
Meios de Comunicações: Ótico, Acústico, Elétrico (eletromagnético->luz) e Postal. Os meios de comunicações são subdivididos em Canais de Comunicações.
Classificação dos Meios e Canais de Comunicação:
Meio Ótico: 
Emprega a luz para a transmissão de mensagens. Tem como vantagem reduzir a probabilidade de interceptações indesejadas, porém tem com desvantagem o alcance limitado.
*Canal Bandeiras (BA): Rápido e seguro para a transmissão de sinais táticos (Código Morse) durante o dia.
Ex: Bandeiras Alfabéticas, Bandeiras numerais, Galhardetes numerais, Sinais especiais e Substitutas.
Códigos para comunicações no canal bandeira:
-Código Internacional de Sinais (CIS);
-Código Naval Aliado de Sinais (ATP);
*Canal Semáforas (SE):
São pequenas bandeiras manuseadas por um militar. Permite trâmite de mensagens noturnas (através da utilização de lanternas verdes e encarnadas).
. Canais Holofote (HO), Escote (ES), Heliógrafo (HE) e Infravermelho (IV):
Comunicações por Lampejos. Comunicação através do Código Morse Internacional (únicos canais do SISCOM que utilizam este código).
Canais do Meio Acústico:
Apito, Buzina, Sereia e Sino (AC), Megafone (MF), Canhão (CA), Tubo Acústico (TA) e Sinais Submarinos (SS).
Meio Elétrico: 
Emprega as ondas eletromagnéticas (Luz, rádio e telefone) para a transmissão de mensagens.
Divisão do espectro utilizado na MB:
HF (High Frequency): de 3Mhz a 30Mhz; (utilizada para comunicações terra/bordo, alcance ilimitado por ser uma frequencia menor que a VHF e UHF, e utiliza equipamentos com grandes potências).
VHF (Very High Frequency): de 30Mhz a 300Mhz; (Frequência utilizada para ondas de rádio).
UHF (Ultra High Frequency): de 300Mhz a 3Ghz; (Utilizada para sinais táticos, alcance limitado pelo horizonte visual e utiliza equipamentos com menores potências).
Canais do Meio Elétrico: Telefone c/fio (TF), Telefone s/fio (TS), Televisão (TV), Fonoclama (FC), Fac-símile (FS), Dados (DD), Radiotelégrafo (RT), Radiotelefone (RL), Radiotelevisão (RV), Dados (DD) e Radiodados (RD).
*REQUISITOS DAS COMUNICAÇÕES NAVAIS:
 -Confiança: Garantia de que as comunicações expedidas, e somente elas, alcançarão o destinatário (origem identificada e conteúdo preservado). Exigências: certeza da entrega e fidelidade.
 -Segurança: Garantia de que as comunicações serão preservadas contra violações ou revelações não desejadas. Exigências: proteção contra a interceptação e proteção contra a revelação de indícios.
- Rapidez: Garantia de que as comunicações entre origem e o destinatário ocorra em tempo hábil, de modo a contribuir para o efeito desejado.
-Flexibilidade: Possibilidade real de utilização de meios alternativos que permitam manter os enlaces de comunicações.
- Integração: Capacidade de um sistema de comunicações poder ter acesso a outros sistemas de interesse e permitir ser acessado por estes.
Ao enviar uma mensagem, o remetente tem que ter certeza que só o destinatário terá acesso à mensagem enviada. Uma mensagem entre navios de guerra, OMs, aeronaves e etc, tem que ser segura, a fim de evitar que outra pessoa tenha acesso ao conteúdo da mensagem. Não adianta de nada em enviar uma mensagem se que esta seja entregue em tempo hábil ao destinatário, pois se ela demorar mais que o previsto, não irá surtir o efeito desejado. Para evitar ficar na onça e não consegui enviar uma mensagem, o remetente deverá possuir meios alternativos que permitam manter os enlaces da comunicação. Também é interessante que um sistema de comunicações possa ter acesso a outrossistemas de interesse, a fim de dinamizar as comunicações.
Higiene e DST
Gonorréia: Provocada por uma bactéria. Tratamento é realizado à base de antibióticos.
Sífilis: Provocada pela bactéria Treponema pallidum, a ferida é uma úlcera e não causa dor e tem um período de “falsa cura”. Caso não seja tratada pode atingir órgãos internos como a medula espinhal e o cérebro. Tratamento com antibiótico.
Cancro mole: provocado por bactéria. Tratamento a base de antibióticos.
Condiloma acumulado: Provocado pelo vírus “Papova vírus” e causa a famosa “crista de galo”, é muito contagiosa e o tratamento é feito por cauterização (com bisturi elétrico) ou uso de ácidos no local.
Herpes Genital: é provocada por vírus e considerada uma doença incurável. Durante as crises é utilizado cremes anti-virais para diminuir a ardência, o tamanho e a duração das lesões.
AIDS: o vírus está presente nas secreções do corpo (sangue, esperma, secreção vaginal) e destrói as células de defesa (abaixa a imunidade e deixa o organismo vulnerável a doenças). Não existem grupos de risco, mas comportamentos de riscos, que podem gerar maior ou menor probabilidade de se adquirir a doença.
Comportamentos e Situações de risco:
+Parceiros sexuais:
-Ter relações sexuais com parceiros HIV - positivos
-Ter relações sexuais com parceiros usuários de drogas
-Ter relações sexuais com múltiplos parceiros
-Ter relações sexuais com parceiros portadores de doenças sexualmente transmissíveis ou lesões nas mucosas(genital ou oral)
+Práticas sexuais:
-Alto risco: sexo anal ou vaginal passivo sem proteção
-Risco documentado: sexo anal ou vaginal ativo sem proteção e sexo oral ativo e passivo sem proteção 
-Baixo risco: sexo com proteção (camisinha)
-Práticas seguras: beijo, sexo com proteção e com parceiro HIV negativo,monogamia mútua (um parceiro),masturbação mútua,massagem.
Outras situações:
-Uso de drogas injetáveis
-Transfusão sanguínea
-Transmissão mãe-feto
-Exposição ocupacional (profissionais de saúde)
Al. 2119 Campinho.

Outros materiais