Buscar

2ºTP(Resumos)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALUNO 2119 CAMPINHO
Resumo de IMN para a 2ªTP
*Assuntos que serão cobrados na 2ªTP:
Etiqueta Social II: Comportamento e procedimentos;
Comunicações Navais.
Comportamento e Procedimentos
O que é etiqueta?
-Importante elemento de formação individual que engloba um conjunto de regras e hábitos sociais capaz de disciplinar a atitude de cada um em relação ao próximo;
-As regras de etiqueta variam no tempo e no espaço; 
-Etiqueta = boa educação + bom senso
1º. Linguajar no ambiente de trabalho
-As pessoas devem se tratar mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados.(OGSA-Respeito mútuo).
-Deve-se evitar durante o trabalho do dia-a-dia vocabulário chulo e palavrões. Este comportamento pode não ser percebido por todos, porém um comportamento contrário a este como a utilização de linguajar vulgar certamente o verá de má forma(como pessoa de poucos princípios).
-Jamais utilize de linguajar vulgar em ocasiões formais. Para isto é importante praticar, evitando mesmo em ambientes descontraídos, na companhia de colegas. Esse procedimento ajuda a criar um bom hábito do linguajar educado.
2º. Cumprimento de Horário
-Pelo princípio da Disciplina Consciente, deve-se ser disciplinado não para cumprir normas, agradas as pessoas ou por temer uma punição e sim pelo fato de se querer ser disciplinado, se sentir bem com esse comportamento, conduzir-se de maneira espontânea.
-Caso descumpra horários marcados será notado.
-Mesmo que ocorram circunstâncias insuperáveis que venham impor um atraso, não deixe de se desculpar com uma breve explanação do ocorrido.
3º. Cumprimento
-O cumprimento entre os militares é a continência que parte do mais moderno e é respondida pelo mais antigo. O mais antigo poderá estender a mão para cumprimentá-lo e nunca o contrário.
4º. Palestra e reuniões e cerimônias
Observações que devem ser feitas em ambientes militares:
-se existem mais antigos sentados
-se é permitido se sentar no momento
-se há mais antigos em pé a procura de assentos
-onde se localiza seu círculo hierárquico
-deve se servir somente depois de o mais antigo se servir e "dar a partida", mesmo se for a você oferecido.
5º. Visita a organizações Militares
-Caso visite uma OM deve-se ligar com antecedência para verificar a possibilidade da visita, se o dia e a hora são apropriados, qual o uniforme adequado e se os oficiais estão disponíveis pra atendê-lo.
-Ao chegar a uma OM deve-se sempre se apresentar ao Imediato.
-Deve-se evitar no do cerimonial à Bandeira e no inicio do expediente quando o Comandante da OM é recebido.
*Princípio da etiqueta: O princípio da etiqueta é o respeito ao próximo. 
Nunca entre em um ambiente sem se anunciar, seja pontual, comunique-se de forma clara e objetiva, não mexa em “material alheio” sem consentimento, 
não ouça conversa de terceiros.
*Boas maneiras: Etiqueta, boas maneiras e postura são quesitos aprimorados ao longo da vida. Porém, a base de tudo é a educação.
Respeitar as pessoas para ser respeitado, lembrar dos limites, ser gentil, ouvir mais ao invés de falar, fazer o melhor possível e tantas outras delicadezas pertinentes a uma pessoa educada. 
Comunicações Navais
Sistemas de comunicações da MB (SISCOM): São os recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis para emprego nas comunicações da MB, bem como as normas e procedimentos estruturados para regulamentar o exercício dessas atividades.
Organização do SISCOM: É composto por cinco grandes serviços. São eles:
Serviço Fixo- (Bases e OMs de terra).
Serviço móvel marítimo- (Fragatas, Corvetas, navios patrulha...).
Serviço móvel aeronáutico- (Helicópteros, aeronaves, caças).
Serviço móvel terrestre- (Carros anfíbios).
Serviços Especiais
Conceitos Gerais dos Sistemas de Comunicações: A eficiência de um Sistema de Comunicações é diretamente influenciada pelos seus utilizadores (Tecnologia e Adestramento).
Conceitos Gerais dos Sistemas de Comunicação:
Modalidades de Comunicações: Voz, texto, dados e imagem.
 Meios de Comunicações: Ótico, Acústico, Elétrico (eletromagnético->luz) e Postal. Os meios de comunicações são subdivididos em Canais de Comunicações.
Classificação dos Canais de Comunicação:
Canais do Meio Ótico: Bandeiras (BA), Semáforas (SE), Holofote (HO), Escote (ES), Heliógrafo (HE), Infravermelho (IV), Artefato Pirotécnico (AP) e Dispositivo Fumígeno (DF).
Canais do Meio Acústico: Apito, Buzina, Sereia e Sino (AC), Megafone (MF), Canhão (CA), Tubo Acústico (TA) e Sinais Submarinos (SS).
Canais do Meio Elétrico:Telégrafo (TG), Teleimpressor (TX), Telefone c/fio (TF), Telefone s/fio (TS), Televisão (TV), Intercomunicador (IT), Fonoclama (FC), Fac-símile (FS), Dados (DD), Radiotelégrafo (RT), Radioteleimpressor (RI), Radiotelefone (RL), Radiotelevisão (RV), Radiofac-símile (RS) e Radiodados (RD). 
Canais do Meio Postal: Mensageiro (MN), Serviço de Correio (SC) e Especial (EP). 
*REQUISITOS DAS COMUNICAÇÕES NAVAIS
 - Confiança: Garantia de que as comunicações expedidas, e somente elas, alcançarão o destinatário (origem identificada e conteúdo preservado). Exigências: certeza da entrega e fidelidade.
 - Segurança: Garantia de que as comunicações serão preservadas contra violações ou revelações não desejadas. Exigências: proteção contra a interceptação e proteção contra a revelação de indícios.
 
- Rapidez: Garantia de que as comunicação entre origem e o destinatário ocorra em tempo hábil, de modo a contribuir para o efeito desejado.
 - Flexibilidade: Possibilidade real de utilização de meios alternativos que permitam manter os enlaces de comunicações.
 - Integração: Capacidade de um sistema de comunicações poder ter acesso a outros sistemas de interesse e permitir ser acessado por estes.
O 2º testão de IMN consta de 2 questões de Comportamento e Procedimentos, em Etiqueta, e de mais 3 questões sobre Comunicações Navais, algumas explicações serão dadas em aula.
“Não é preciso mostrar beleza a cegos e nem dizer verdade a surdos, mas nunca minta a quem te escuta e nem decepcione os olhos de quem te admira.”
Al. 2119 Campinho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais