Buscar

Resumo 1ºTP IMN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno 2119 Campinho
Resumo de IMN pro 1º TP	
Aparelho de Fundear e Suspender:
Descrição:
	Aparelho de fundear e suspender é o conjunto de âncoras (ferros), amarras e todos os seus acessórios (como manilhas, escovéns, gateiras, mordentes, boças, etc) e a máquina de suspender.
	*Fundear é soltar o ferro e “unhar” a embarcação.
	*Suspender é desatracar a embarcação do cais, de espias, da bóia ou içar o ferro. 
*Âncoras:
	Servem para agüentar o navio no fundeadouro, evitando que seja arrastado por forças externas (como o vento, maré, correntezas e ondas) graças ao seu formato e peso, se largada em determinado fundo do mar, fica presa nele(unhado) e se içada pela amarra solta-se com facilidade. Existem três principais tipos: o Almirantado, o Patente e o Danforth.
Partes de uma âncora:
Haste: Barra robusta de ferro, cuja extremidade mais grossa se une aos braços, tendo na outra extremidade um furo para receber o cavirão, pino que prende o anete.
Cepo: Barra de ferro que é enfiada na parte superior da haste perpendicularmente aos braços; possui um cotovelo para que possa ser prolongado com a haste quando a âncora não estiver em uso. Seu peso ajuda o ferro se unhar. 
Anete: espécie de “olhal” (Arganéu, ou manilha) localizado na parte superior da haste, por onde se liga a amarra.
Braço: são dois ramos que partem da extremidade inferior da haste.
Patas: superfícies em forma triangular, ou aproximadamente triangular, localizada nas extremidades dos braços.
Unha: vértices exteriores da pata.
Cruz: lugar de união da haste com os braços.
Palma: Aresta saliente na base inferior dos braços, nas âncoras tipo patente.
*Tipos de Âncora:
Âncoras do tipo Almirantado: apresenta maior poder de “unhar”, cerca de 10x maior do tipo Patente, mas são difíceis de manobrar e arrumar a bordo. Cepo é passado pelo noz.
Âncoras do tipo Patente: não possuem cepo, tem a grande vantagem de ser facilmente manobrada a bordo, mas tem um menor poder de “unhar”, porém isso é compensado dando um pouco mais de amarra. Mais usada atualmente.
Âncora do tipo Danforth: possui os braços parecidos com o do tipo Patente, porém mais compridos e afilados, e também possui cepo, que é colocado na cruz, facilitando deste modo a manobra e a arrumação a bordo. E possui poder de unhar 3x maior do que o tipo Almirantado.
Outros tipos de âncora:
Âncora do tipo Bruce: É utilizada em embarcações miúdas. Não apresenta articulações, ou seja, é totalmente rígida e por isso é conhecida por não "garrar" quando há mudança na direção do fundeio por conta da mudança da direção da correnteza e do vento. Apresenta confiabilidade comparada aos outros modelos de mesmo tamanho, porém tem baixo desempenho em fundos com vegetação.
Ancorote: ferros pequenos do tipo Almirantado ou Patente, usados nas embarcações miúdas.
Fateixa: ancorote sem cepo possui quatro braços curvos, utilizada para fundear emb. miúdas.
Busca-vida: é uma fateixa para “pegar” objetos que se perderam no fundo do mar, exemplo: amarra, ferro..
Poitas: peso de várias formas, de ferro fundido ou concreto, são utilizadas em todas as amarrações fixas.
Acessórios da Amarra e equipamentos do convés relacionados:
*Amarra: corrente especial constituída por elos com malhete que liga o ferro ao navio. Quando é jogado o ferro e o mesmo não fundeia, esta "garrando" para que o oficial de serviço da embarcação seja feliz na manobra é necessário mandar pagar mais amarra.
*Quartéis de Amarra: seções desmontáveis da amarra (1 Quartel comum possui 15 braças = 27,5 m)
Malhetes: travessão ligando os lados de maior dimensão do elo. Diminui a probabilidade de a amarra dar cocas(torcer) e a deformação dos elos.
Manilhas: ligam com o cavirão a amarra ao anete e os quartéis entre si. �
*Elos patentes: Elos desmontáveis que, nas amarras modernas, substituem as manilhas na ligação dos quartéis. Os mais comuns são o elo Kenter e o elo “C”.
 Kenter-� Elo C-
*Tornel: permite a amarra “girar” em relação ao ferro, para evitar dela tomar coca(torcer).
Escovém: serve de passagem para a amarra e de alojamento para o ferro.
Buzina: Tubo por onde passa a amarra, do convés para o paiol. 
Paiol da Amarra: é o compartimento onde fica alojada a amarra quando içada.
Gateira: Extremidade da parte de cima da buzina, conduto que liga ao convés. Possui mesma bitola que a amarra e apresenta a bucha que impede a passagem de água do convés ao paiol da amarra.
Paixão: Arganeu por onde passa o chicote do último quartel, fica no fundo do paiol.
Braga: pertence ao paiol da amarra, é um gato de escape ou manilha que impede a extremidade da amarra de desprender-se do paiol.
*Bóia de Arinque: de formato cônico é empregada para marcar o local em que foi fundeado o ferro. É importante, pois caso se perca o ferro a mesma indica sua localização. A bitola do cabo que liga a bóia à embarcação deve ser menor que a bitola da bóia que liga ao ferro. 	
Máquina de Suspender:
	Consiste em máquina a vapor, motor elétrico ou sistema hidrelétrico, acionando uma Coroa de Barbotin*. Se o eixo da coroa é vertical, a máquina chama-se cabrestante (|); se o eixo é horizontal, a máquina chama-se molinete (--). Também serve para auxiliar na faixa de atracação.
	No convés, entre o escovém e o cabrestante há uma ou mais boças da amarra, cujo fim é aguentar a amarra tirando o esforço sobre o freio do cabrestante quando o ferro estiver alojado no escovém ou quando o navio estiver fundeado, sustentado pela amarra. Para o mesmo fim há ainda um mordente na gateira ou, mais comumente, um mordente colocado no convés por ante-a-vante do cabrestante. A âncora pode ser largada pelo freio do cabrestante ou por uma das boças, conforme seja o que estiver agüentando a amarra.
*Coroa de Barbotin: Roda fundida tendo a periferia côncava e dentes onde a amarra se aloja e os elos são momentaneamente presos durante o movimento (igual à bicicleta). *Trabalha diretamente com a amarra.
Outra parte “importante” da máquina:
Saia: a maioria das máquinas de suspender tem, além da coroa, a saia, tambor fundido cuja periferia é lisa; pode ser montada no mesmo eixo da coroa e é empregada para as manobras das espias de amarração ou outras manobras de cabos que necessitem grande esforço; sua parte superior é o chapéu e a inferior, a gola. *Trabalha diretamente com espias(cabos).
Na Prática:
	O ferro liga-se a amarra por uma manilha que passa pelo anete do ferro( este pode ser um arganeu ou uma outra manilha). A amarra sobe ao convés do navio através do escovém que é onde fica alojado a haste do ferro(no caso do tipo Patente). A amarra é puxada por força de uma máquina(cabrestante| ou molinete __ ) e posta para dentro da embarcação através da gateira e depois é conduzido por um tubo chamada de buzina até o Paio da amarra, seu último chicote passa por um arganéu(paixão) que fica exatamente abaixo da buzina, no chão do paiol, e depois a amarra é presa à uma maniha(braga) que prende o chicote interno da amarra à embarção.
	
	
O resumo ficou um pouco grande porque não pode deixar de colocar o significado de todas as expressões e nomes das partes do navio, mas para o melhor compreendimento de como funciona resumi como acontece na prática, darei aula véspera do testão e mais dúvidas pode me cartear durante a semana. Espero que o resumo ajude. 
Bons ventos e mares tranquilos!
Campinho.
� PAGE �4�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais