Buscar

Banquetes na Idade Média ivana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Banquetes na Idade Média 
Os banquetes eram realizados como uma forma de fazer alianças, tomar decisões e firmar acordos. E no início do período medieval eram banquetes mais simples, mas voltou ao luxo e a abundância na época de Carlos Magno (742-814). 
Os senhores feudais não comiam deitados como os romanos, alimentavam-se sentados em cadeiras ou bancos e em frente a mesas, claro que estas eram rústicas assim como os seus hábitos medievais, eram usadas grandes pranchas de madeiras escoradas sob cavaletes. Todos se sentavam do mesmo lado para poder apreciar os espetáculos que ocorriam durante os banquetes. 
Os banquetes, que se estendiam por vários dias, representavam uma forma de os senhores e vassalos estreitarem seus laços de união e amizade, eles faziam trocas de presentes entre o anfitrião e os convidados. Prosseguiam com discursos e debates e, logo após, davam inicios à diversão, nessas apresentações tinham menestréis, momos e músicos, que animavam os convidados em quase todos os dias do banquete. Dado início desta apresentação, em seguida um cortejo de serviçais adentra no salão, ao som de orquestra, com a finalidade de servir o jantar. Nos intervalos da comilança os presentes brindavam a saúde do anfitrião, onde o mesmo ostentava sua riqueza e poder através da fartura dos pratos servidos.
Todo esse festim era regado a muito vinho, se mantendo como bebida oficial desses momentos de cordialidade. Dependendo da ocasião e das posses do senhor, servia-se o vinho em copos de madeira finamente decorada, de vidro ou ainda de metais preciosos. 
Neste período medieval, não havia ordem para os pratos serem servidos. Comia-se frutas secas antes da refeição ser servida. Quase toda a comida era posta a mesa, ao mesmo tempo, em grandes bandejas ou pratos de serviço. O cardápio consistia em peixes, aves, carnes vermelhas, frutas e cereais.
Nessa época não havia talheres e pratos individuais, existiam poucas facas para cortar as carnes e colheres para as sopas e caldos, no mais os convidados utilizavam as mãos para comer, com o tempo os mesmos passaram a levar suas próprias facas. Também não havia tolha para revestir a mesa, comia-se sobre uma massa de pão que servia de base para colocar a comida e cortar a carne. Somente no auge da Idade Média foram introduzidas grandes tolhas brancas, onde os comensais sem bons modos, aproveitavam para limpar a boca ali mesmo. 
Ao fim da refeição principal, toda a aparelhagem de jantar era retirada, e os convidados comiam a sobremesa em pé, a qual consistia, normalmente, de bolos feitos com mel e frutas secas. Nesse momento se servia hipocraz, bebida famosa na Europa, feita com vinho branco ou tinto e especiarias. Para encerrar o banquete eram servidas sementes com a finalidade de refrescar o hálito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais