Buscar

PROVA OBJETIVA DE SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA DE SUSTENTABILIDADE: 
Questão 1/10
Entende-se como barreira comercial qualquer regulamento, lei, prática ou política governamental imposto para proteger os produtos contra a competição externa.
Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir.
Tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, medidas antidumping, medidas compensatórias, subsídios, medidas de salvaguarda, medidas sanitárias e fitossanitárias.
 B: Barreiras não tarifárias.
Questão 2/10
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
“Com o intuito de facilitar as transações internacionais em meio a toda diversidade existente, a padronização é mais que uma tendência global: é uma ___________________. Para Almeida, Mello e Cavalcanti (2000), a criação de normas ambientais vem buscar a homogeneização e a padronização de conceitos, com o intuito de criar uma mesma linguagem para atividades e procedimentos, principalmente para aqueles com forte potencial de causar impactos ambientais”.
Cnecessidade
Questão 3/10
Na área ambiental, assim como em outras áreas, a perícia é regida pelo código de processo civil. Contudo, por estar ligada a atividades específicas relacionadas ao meio ambiente, a perícia ambiental terá o embasamento na legislação tutelar do ambiente e, sendo assim, a prova pericial.
Assinale a alternativa que apresenta como é denominada no caso da ação civil pública.
APerícia ambiental judicial.
Questão 4/10
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
Tudo o que o homem pode usar da natureza é chamado de _______________________. Por “usar”, entende-se qualquer tipo de uso, desde os necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento das civilizações até os que proporcionam exclusivamente conforto.
 A: recurso natural.
Questão 5/10
Segundo Levine (2000), a norma OHSAS 18001, que entrou em vigor no ano de 1999, aparece como uma ferramenta para que administradores, empregados e profissionais da saúde e segurança do trabalho, além de outras especialidades, pudessem ter à disposição um caminho a seguir e para o qual direcionar suas ações quanto aos aspectos relativos à prevenção nas empresas.
Para Cicco (1999), de uma maneira geral, a OHSAS 18001 trata de um sistema de gestão que segue os mesmos moldes dos modelos já existentes como os da série ISO 9000 e ISO 14000. Ela também delimita a maneira como deve ser administrada a saúde e a segurança do trabalho nas empresas, fornecendo um caminho a ser analisado, planejado e mantido conforme certos procedimentos que garantem, além dos benefícios internos, a adequação da organização às exigências legais, principalmente no que diz respeito às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.Todo projeto de segurança e saúde ocupacional deve ser acessível, documentado, mantido e reavaliado periodicamente.
II. Um sistema de gerenciamento e saúde ocupacional deve ter entre seus integrantes líderes da comunidade que realizem o enquadramento das ações para o benefício da população local.
III. Uma das metodologias que pode ser utilizada em um sistema ocupacional é o Empowerment, eventualmente utilizado em gerenciamento de organizações.
IV. O uso de softwares como Costumer Relationship Management (CRM) permite o amparo necessário ao sistema de gestão de segurança e saúde no que diz respeito à atualização de dados do mesmo.
AÉ correta apenas a sentença I.
Questão 6/10
Um dos principais resultados da ECO-92 foi a Agenda 21: um documento que estabelece princípios e intenções para os cuidados com o meio ambiente. A agenda trata de temas como meio ambiente, ecologia e desenvolvimento sustentável, entre outros. Há muitas discussões presentes no documento, sendo que os temas tratados, em geral, são:
I. Desenvolvimento rural com sustentabilidade.
II. Educação como forma de conscientização para a proteção do meio ambiente.
III. Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.
IV. Conservação da energia.
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
CSomente os itens I, II e III estão corretos
Questão 7/10
Durante a criação das normas, vários documentos são elaborados e submetidos à aprovação da ISO, processo este composto por três fases principais. É importante também ressaltar que são três os princípios que fundamentam as normas ISO.
Assinale a alternativa que define corretamente a classificação do princípio da voluntariedade.
CNão há obrigatoriedade que as empresas adotem os princípios estipulados pelas normas. A aceitação dos critérios
tem que partir de um interesse pela certificação ambiental.
Questão 8/10
A Avaliação do Ciclo de Vida do Produto é definida como “uma ferramenta de avaliação dos impactos potenciais associados a um produto ou serviço”. Para isso, adotam-se as categorias gerais de impactos, considerando desde o esgotamento de recursos até suas consequências no ambiente. Entre os objetivos gerais da Avaliação, estão:
I. Ações em marketing
II. Comparação entre produtos similares.
III.Preço do produto.
IV. Identificação de pontos fortes e fracos do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
BSomente os itens I, II e IV estão corretos.
Questão 9/10
De maneira geral, são várias as abordagens e definições adotadas no que se refere à rotulagem ambiental. Porém, a definição que consideraremos é a adotada pela NBR SISO 14020, para a qual rotulagem é determinada como uma série de requisitos com o objetivo de incentivar o interesse por produtos e serviços de baixo impacto ambiental. A ISO reconhece um conjunto de critérios para a rotulagem ambiental e, dessa forma, estabelece alguns tipos de rótulos ambientais: tipo I – rótulos ambientais certificados; tipo II – auto declarações; tipo III – declarações ambientais do produto.
Sendo assim, assinale a alternativa que define corretamente a classificação de rótulos ambientais certificados.
BSão programas voluntários que concedem rótulos, refletindo uma preferência ambiental global de um produto dentro de uma categoria particular, baseados em considerações do ciclo de vida.
Questão 10/10
A coleta seletiva é um instrumento que visa à separação de materiais recicláveis e à destinação destes para a reciclagem ou compostagem, tendo como principal objetivo a coleta seletiva e o encaminhamento desses materiais para indústrias de reciclagem, o que evita a disposição de resíduos em lixões ou aterros sanitários. Dependendo da estrutura local ou da determinação do governo local, de que forma ocorre a realização de coleta seletiva?
Assinale a alternativa correta.
AColeta seletiva domiciliar, pontos de entrega voluntária e catadores 
 $9$8 1 ,9,578 6
KWWSXQLYLU WXVVDHDVW HOEDPD]RQDZVFRPDYDZ HEDYD$YDOL DFDR8VXDU L R+ L VWRUL FRQRYR 
 $9$8 1 ,9,578 6
KWWSXQLYLU WXVVDHDVW HOEDPD]RQDZVFRPDYDZ HEDYD$YDOL DFDR8VXDU L R+ L VWRUL FRQRYR

Outros materiais