Buscar

PROVA DISCURSIVA DE CIENCIAS BIOLOGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DE CIENCIAS BIOLOGICAS
“ Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como os principais obejetivos explorar, descrever e explicar fenômenos, situações comportamentais etc.”
“Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como principais
“Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como principais de De acordo com o livro- base Metodologia de ciências b iológicas e da natureza e os 
De conteúdos abordados no decorrer da disciplina, o que o ensino das Ciências Naturais pode possibilitar ao aluno? 
Resposta: O ensino dessa disciplina, possibilita ao aluno uma interação melhor no meio em que vive, entendo os processos que ocorrem ao seu redor e fazendo que ele possa agir significadamente em seu meio, como agente de transformação. Esta matéria possibilita que o sujeito possa entender, através do experimento, os fatos que ocorrem ao seu redor de forma concreta, pela observação e prática, pois ela observa o concreto. 
Com certeza, o aluno terá uma visão melhor do mundo em que vive, ou seja, do que ocorre ao seu redor, não de forma imaginária, mas real e objetiva.
Questão 1/5 
“Os parâmetros Curriculares referente ao ensino de ciências Naturais no terceiro e no “Os parâmetros curriculares referente ao ensino de cie
“ Os parâmetros curriculares referente ao ensino de ciências naturais no terceiro e quarto ciclos (do 6º ao 9º ano) apresentam uma interessante história da disciplina, mostrando que, ao longo de 60 anos, poucas mudanças significativas ocorreram no sentido de torná-la mais compreensível, interessante e significativa à vida dos 
estudantes”. 
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais estabelecem sobre a disciplina de ciências? 
RESPOSTA: Estabelecem que a apropriação dos seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e Tecnologia (p. 67). 
 Os PCNS estabelecem que o ensino de ciências de ser por meio da experimentação e prática. O aluno deve sair do conhecimento do senso comum e através da experimentação e do uso de diferentes metodologias, ser levado a construção do conhecimento efetivo e significativo. Para isso, cabe ao professor ser agente desse processo, levando o aluno à esta construção do conhecimento. O ensino dessa disciplina se dá por meio da observação do concreto, pela verificação de fatos reais que se acumulam ao longo do tempo.
Questão 2/5 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“O ato de ensinar exige intervenção no mundo, o que pressupõe um professor situado como sujeito sócio histórico e cultural”. 
Com o intuito de dinamizar e tornar mais significativa a aprendizagem, e tendo como base o livro Metodologia de ciências biológicas e da natureza, responda à seguinte questão: qual é o papel do professor no ensino de ciências naturais?
 20.0 
RESPOSTA: O professor tem como objetivo tornar aprendizagem das ciências naturais mais significativa. Cabe ao professor apontar caminhos para que o aluno possa construir conceitos que o levem a compreender o mundo a sua volta e as transformações que nele ocorrem, cabe ressaltar que os conteúdos ministrados adquirem significância quando o aluno os compreende por meio da relação com seu conhecimento prévio. Ao ensinar ciências naturais, é necessário que os conteúdos pertinentes a essa área de ensino não sejam repassados como mera repetição de informações, mas que sejam estruturadas respeitando os conhecimentos prévios e as experiências vivenciadas pelo aluno. O Professor deve explicar a teoria e, em seguida, por meio de experimentos, demonstrar a relação entre teoria e prática, bem como sua aplicação na realidade do aluno, evidenciando em quais situações do cotidiano essa ciência é aplicada (p. 31 e 33).
PROVA DISCURSIVA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE:
Leia o texto abaixo: 
 
“Os circuitos espaciais de produção e os círculos de cooperação no espaço devem, então, serem discutidos na ótica da mundialização do espaço geográfico e da globalização das relações sociais de produção. Trata-se de clarificar instrumentos conceituais para compreender a divisão espacial do trabalho em múltiplas escalas.” 
Diante do extrato de texto acima e com os conhecimentos adquiridos no livro-base: 
Diferencie o conceito dos circuitos espaciais de produção ascendente dos circuitos espaciais de produção descendentes. 
Resposta: Os circuitos especiais de produção ascendentes Esses circuitos são constituídos com base em uma atividade produtivas que possibilita vinculações desde as etapas iniciais da produção e distribuição de uma mercadoria até o seu consumo e destinação final, o que conecta e integra as diferentes partes do circuito. As ascendentes são assim chamadas porque os insumos e outras inputs materiais entram no processo de produção. As descendentes são assim chamadas porque, muitas vezes as relações econômicas requerem a descentralização.

Outros materiais