Buscar

Atividade de Aprendizagem 01 Educação de Jovens e Adultos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)Conforme pontua Ribeiro (1997, p.19-20): "Com o final da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações Unidas - alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a democracia. Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e também incrementar a produção".
Diante da afirmação exposta, verificamos que no período de 1947 a 1963 foram lançadas, no Brasil, três campanhas de alfabetização de massa. Em se tratando das referidas campanhas está correto afirmar que:Alternativas:
a)Na Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) os analfabetos eram compreendidos como competentes e vítimas de um sistema social desigual.
b)A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, ao privilegiar apenas os agricultores.
c)A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) previa ações centradas somente na saúde dos camponeses e seu preparo para o trabalho.
d)A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi planejada como um projeto para alfabetizar todas as crianças de 0 a 12 anos do Brasil, prevenindo assim o não domínio do código escrito quando adultas.
e)A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi planejada pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), inicialmente como um projeto experimental, a ser implementado em um município.
2)A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil foi marcada por inúmeras ações, entre elas, campanhas, programas, planos, movimentos, que acabaram indicando diversos desafios ao longo do processo de ensino e aprendizagem do aluno adulto.
Diante dessa realidade, é correto afirmar que:Alternativas:
a)A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) surge no final do século XIX com objetivo de alfabetizar apenas as mulheres camponesas com idade entre 35 e 55 anos.
b)A Fundação Educar surgiu durante o governo de José Sarney sendo finalizada no governo de Fernando Collor.
c)O Programa Alfabetização Solidária (PAS), lançado na década de 1990, visava alfabetizar crianças de 7 a 9 anos, para que não se tornassem adultos analfabetos.
d)O Programa Brasil Alfabetizado foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no ano de 1996 para o trabalho com as crianças ainda nos anos iniciais.
e)Criado na década de 1990, o Programa Alfabetização Solidária (PAS) foi lançado em parceria com o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.
3)O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revela-se como "[...] o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal" (IBGE, 2017, s/p).
Dados divulgados pelo IBGE no ano de 2014 trazem um panorama da situação educacional de nosso país. Assim, é correto afirmar que:Alternativas:
a)8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais de idade são analfabetos.
b)O analfabetismo foi erradicado no Brasil no ano de 2001 com o MOBRAL.
c)Em 2009 a taxa de analfabetismo no país era de 5,5%.
d)É considerada analfabeta a pessoa, com mais de 22 anos, que não sabe ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece.
e)Atualmente no Brasil, 7,3% dos brasileiros com idade acima de 15 anos, são analfabetos.
4)De maneira geral a escola necessita pensar o currículo voltado para a formação humana integral, sem a fragmentação do saber, compreendendo desta forma o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia, como eixos para cada componente curricular. Sacristán (2000) apresenta os vários níveis/fases do currículo.
Diante das discussões realizadas pelo autor, está correto afirmar que:Alternativas:
a)O currículo prescrito envolve o momento final do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a avaliação.
b)O currículo realizado reflete unicamente nas ações da direção e da coordenação pedagógica, já que estes profissionais direcionam o trabalho educativo.
c)O currículo prescrito é o momento da aula. Nesse sentido, variará de acordo com cada professor.
d)O currículo realizado se reflete nas ações docentes e discentes.
e)O currículo em ação é o ponto de partida para a elaboração da Proposta Curricular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais