Buscar

Atividade Diagnóstica 01 Educação de Jovens e Adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)O Brasil finaliza o século XIX com a Educação de Jovens e Adultos apresentando irregularidades e deficiências.
Assim, no século XX várias ações foram realizadas buscando minimizar as necessidades, antes elencadas. Assim é que durante o período que vai de 1947 a 1963, foram instauradas algumas campanhas de alfabetização de massa que chamaram atenção, inclusive pela sua denominação, conforme segue:
Alternativas:
a)Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e Fundação Educar.
b)Campanha Nacional de Erradicação de Analfabetismo (CNEA) e Programa Alfabetização Solidária (PAS).
c)Fundação Educar, Programa Brasil Alfabetizado, Campanha Nacional de Alfabetização e Letramento (CNAL) e Movimento Brasileiro de Analfabetismo.
d)Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e Campanha Nacional de Erradicação de Analfabetismo (CNEA)
e)Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL e Plano Nacional de Alfabetização.
2)Carvalho (2009), em seu estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos, apresenta a trajetória histórica marcada por campanhas, planos e programas governamentais que tinha como um de seus objetivos a erradicação do analfabetismo no Brasil.
Em se tratando da trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)O término da Primeira Guerra impulsionou o interesse político pelo combate ao analfabetismo de adultos.
b)O Programa Alfabetização Solidária (PAS) erradicou o analfabetismo no Brasil além de demonstrar interesse pela politização das pessoas.
c)O Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL – destinava-se a alfabetizar somente as mulheres camponesas, na faixa etária dos 50 aos 60 anos de idade.
d)A Fundação Educar procurou alfabetizar somente os homens que trabalhavam na zona rural da região norte do Brasil.
e)O Programa Brasil Alfabetizado teve suas atividades finalizadas no início do ano de 2003, quando foi observado que o trabalho realizado eRA incompatível com aquele sugerido por Paulo Freire .
3)A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela a presença de vários documentos legais que fazem referência aos direitos desse público ao ensino institucionalizado.
Diante dessa realidade, está correto afirmar que:
Alternativas:
a)A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 promulga como dever do Estado a necessidade de se assegurar a Educação de Jovens e Adultos, exclusivamente para homens trabalhadores rurais acima de 35 anos de idade.
b)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9.394 de 1996 - determina que a EJA seja ofertada prioritariamente desde as primeiras etapas, níveis e modalidades de ensino que compõe a educação básica.
c)No que se refere às políticas que tratam sobre a EJA, atualmente merece destaque as Metas do Plano Nacional para a Educação (BRASIL, 2014), no qual encontramos menções à Educação de Jovens e Adultos.
d)A Educação de Jovens e Adultos antes tão necessária,  é extinta a partir do ano 2000, quando o ministério da educação, viu consolidada a erradicação do analfabetismo no Brasil.
e)A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é vetada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9.394 de 1996, após sua alteração com base no Decreto nº 3.860, de 2001.
4)Sacristán (2000, p.20) afirma que:
"Nenhum fenômeno é indiferente ao contexto no qual se produz e o currículo se sobrepõe em contextos que se dissimulam e se integram uns aos outros, conceitos que dão significado às experiências curriculares obtidas por quem delas participa (KING, 1986, p. 37). Se o currículo, evidentemente, é algo que se constrói, seus conteúdos e suas formas últimas não podem ser indiferentes aos contextos nos quais se configura".
Com base nas discussões sobre currículo e na citação supracitada, está correto afirmar que:Alternativas:
a)Os estudos sobre currículo devem centrar-se em questões puramente técnicas.
b)O currículo envolve exclusivamente a ação docente e do professor.
c)Ao abordar a temática currículo, estudos no campo da avaliação devem ser descartados.
d)O currículo não é atemporal, pelo contrário, ele sempre está inserido em um contexto.
e)Na Educação de Jovens e Adultos sempre permaneceu o mesmo modelo curricular.

Outros materiais