Buscar

Resumo O Labirinto do Fauno

Prévia do material em texto

O Labirinto do Fauno
Carmem, grávida de seu novo filho, se muda com sua filha Ofélia para um acampamento militar, onde seu novo marido, Vidal, as espera. O padrasto é um capitão das forças fascistas de Franco e extremamente frio e sádico. Carmem não está com a saúde muito boa, então acaba não podendo dar muita atenção para a filha. 
Esta, sentindo-se sozinha, não demora muito para fazer amizade com a cozinheira da casa, Mercedes, e a entrar num mundo de fantasias, onde acredita conhecer um fauno que a convence que na realidade ela é princesa de um submundo. Ele a explica que para voltar para seu reino, a mesma tem que realizar três tarefas secretamente, e a menina, encantada, aceita. Mas na segunda, falha.
No mundo real, vão acontecendo diversos conflitos entre os homens de Vidal e um grupo de rebeldes republicanos (que tem como fonte dentro da casa, Mercedes). Além disso, Carmem vai piorando e acaba por morrer. Como uma completa órfã Ofélia se apega ainda mais à Mercedes, que ao perceber que as disputas estão cada vez piores, resolve tentar deixar de ser informante e se juntar verdadeiramente aos republicanos, a menina pede para não ser deixada sozinha com Vidal, e então Mercedes a pega. Contudo, a tentativa de Fuga não dá certo e são pegas. O capitão bate na cara de Ofélia, a tranca em seu quarto e manda alguns homens a vigiarem. Enquanto isso tenta começar a torturar Mercedes.
O fauno aparece no quarto e diz que Ofélia terá uma nova chance, mas não explica qual será exatamente a tarefa. Apenas diz para a menina pegar seu irmão e ir até o labirinto.
Ao pegar seu irmão no quarto de Vidal, a menina é vista e tem que fugir para preservar sua vida. Vai correndo em direção ao labirinto para encontrar com o fauno e o capitão vai atrás. Enquanto isso os rebeldes atacam.
O fauno diz para Ofélia que a mesma precisa sacrificar a vida de seu irmão para poder entrar no reino, mas a menina recusa.
O capitão a alcança e retira o bebê de suas mãos. Sem piedade, Vidal mata Ofélia.
Ao sair do labirinto, Vidal se depara com os rebeldes que, após terem vencido os militares, tomam o bebê e matam o capitão.
Ofélia se imagina (ou revive) no mundo fantasioso, onde seus pais a esperam e recebem alegremente a princesa.

Outros materiais

Perguntas Recentes