Buscar

Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tema:
Formação dos estudantes de engenharia em Universidades e instituições públicas e privadas.
Estudo feito pelo IPEA (Instituto de pesquisa econômica aplicada).
O estudo aponta que em Universidades Federais e Estaduais, os alunos em engenharia com cerca de 23 anos de idade, obtém as melhores notas no exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE).
Já nas instituições privadas acontece o contrário, os estudantes mais velhos com até 36 anos de idade, são os que conseguem as melhores notas.
O objetivo do estudo foi analisar as características das instituições de ensino superior, e o desempenho dos estudantes de engenharia no ENADE.
Relação
Características institucionais e individuais, Características econômicas
Característica relevantes
Localização, Categoria administrativa, Infraestrutura, Biblioteca, Laboratórios, Corpo docente formais, Tempo de dedicação aos trabalhos (integral ou parcial).
Como essas características estão associadas ao desempenho dos estudantes.
De forma geral mostra que é genérico, uma coisa é federal, estadual e outra coisa é privada, por isso os resultados são apresentados separadamente.
Por isso é possível estabelecer algumas relações em seus desempenhos.
Quando falamos de Universidades de ensino superior falamos de um universo complexo e diversificado, uma coisa é, instituição federal, universidade federal / estadual e instituição privada.
Diferença por categoria administrativa quem é, Universidade / Centro universitário / faculdade
Por isso os resultados são apresentados por categoria administrativa, a organização acadêmica e o comportamento também não é igual.
Tem a característica do aluno, característica do público e como elas estão organizadas, isso diferencia.
Más é possível sim estabelecer algumas associações que sejam relevantes para o desempenho do aluno, corpo docente (parcial ou integral)
O desempenho dos estudantes em média é positivo.	
Há uma questão de relação, observar o número de candidatos por vaga nas instituições públicas é muito grande.
Temos alunos mais jovem e mais bem preparados nas melhores universidades.
 Alunos de mais idade tentaram 2 (duas) ou 3 (três) vezes passar na pública, como não conseguiram optaram por entrar na privada.
Os cursos de engenharia nas instituições privadas crescem formando tecnólogos.
A área do conhecimento tem suas características próprias de formação, de valorização do conhecimento teórico, prático e operacional.
A engenharia é prática, quando envolve à avaliação do ensino superior em:
Ensino, Pesquisa e Extensão
Quando se adota um modelo único para todos os cursos da área, não se pode deixar de lado a qualidade do curso.
A pesquisa revelou que às mulheres tem em média 4 (quatro) pontos à menos que os homens na área de exatas, isso pode ser uma questão cultural, pode ser que ela já esteja envolvida em outra atividade ou já tenha filhos.
Desde a educação infantil, quando se trata de valores os meninos preferem a área de exatas e as meninas a área de humanas.
A pesquisa também revelou que quanto mais alto o nível de exigência do curso, mais baixo o nível dos alunos.
Será que deveria ser o contrário?
Não se justifica o nível, o aluno não recebe preparo desde o ensino fundamental, não se trata de exigência uma coisa é o conhecimento do professor, outra coisa é como se passa o conhecimento para o aluno.
O corpo docente é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, não só de engenharia mais também de outros cursos.
A titulação de mestrado e doutorado pode garantir um bom pesquisador, não necessariamente um bom professor.
Por isso, o tempo de dedicação é muito importante, talvez mais importante que a titulação.
Síntese
Nessa entrevista fica comprovado que o ensino básico na rede pública no nosso país é precário, talvez seja por isso que esses estudantes mais velhos se esforcem mais.
Devem ter vindo de escolas públicas, foram fazer o vestibular para entrar na universidade pública e não conseguiram.
Com isso foram para as faculdades privadas, porque perceberam que o nível de exigência para entrar na Universidade pública é muito grande.
Talvez seja esse o motivo para o crescimento das faculdades privadas, percebendo que há um percentual grande de estudantes oriundo de escolas públicas, as faculdades privadas não exigem tanto em seu vestibular.
Dessa forma adquirem novos alunos, aumentando assim seu faturamento e consequentemente seu crescimento.
Quando esses alunos mais velhos entram na faculdade eles já entram com o pensamento que não tem tempo a perder.
Tem que concluir o curso no menor tempo possível, pois já está atrasado perdeu alguns anos em relação aos alunos mais jovens.
Talvez seja essa a justificativa para que as notas dos alunos mais velhos sejam melhores que as dos alunos mais jovens, nas instituições privadas.
Os resustados referentes ao desempenho do aluno devem ser mostrados separadamente, pois há uma grande diferença em relação a instituição federal, universidade federal, estadual e instituição privada. São separados por categorias administrativas, a organização acadêmica o comportamento e características dos alunos pois varia muito de uma instituição para outra. Para o desempenho e desenvolvimento do aluno na universidade conta-se também com o esforço do corpo docente, se é um professor com disponibilidade parcial ou integral. 
Podemos observar a grande importância do desempenho do aluno na faculdade assim como conta o tempo de dedicação do corpo docente, deve-se esperar uma dedicação maior dos alunos. O professor se dedica em passar a matéria, e os alunos devem se dedicar mais ainda em ir a fundo no que é passado, o conhecimento conta muito na formação de bons profissionais. 
Os resultados com o nível de conhecimento do aluno muitas das vezes não chegam ao esperado, pois desde o ensino fundamental não recebe o preparo que precisam, isso vem acontecendo muito no Brasil como é apontado na entrevista, muitas vezes o professor tem o conhecimento porém não consegue passar esse conhecimento para o aluno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais