Buscar

Caso Concreto - Semana 7 - Estácio (Direito)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estácio de Sergipe 
Caso Concreto – Semana 7 
Trabalho realizado pela aluna Celiany Moura, da turma 3003, orientada pelo professor Fernando Monteiro da disciplina de Direito Constitucional I.
Aracaju, 22 de março de 2018
Caso Concreto
Ednaldo soube por um amigo que determinada empresa pública estadual mantinha em seu poder diversas informações, relativas à sua pessoa, que seriam incorretas. Ato contínuo procurou um advogado e solicitou esclarecimentos de como deveria proceder para retificar os dados incorretos. À luz da sistemática constitucional brasileira Ednaldo deve impetrar um habeas data, que independe da formulação de prévio requerimento de retificação na esfera administrativa. Julgue fundamentadamente. (FGV – adaptada)
R: A afirmação está errada, pois Ednaldo deve impetrar um habeas data, que pressupõe a apresentação de prova do indeferimento administrativo do pedido de retificação (art. 5º, LXXII, b, da CF). Sobre isso, destaca-se a posição do STF de que o acesso ao "habeas data" pressupõe, dentre outras condições de admissibilidade, a existência do interesse de agir. Ausente o interesse de agir, torna-se inviável o exercício desse remédio constitucional. A prova do anterior indeferimento do pedido de informações de dados pessoais, ou da omissão em atendê-lo, constitui requisito indispensável à concretização do interesse de agir em sede de "habeas data". Sem que se configure situação prévia de pretensão resistida, há carência da ação constitucional do "habeas data" (STF, HD 75; DF, DJU de 19.10.2006) – Súmula nº 2 do STJ.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais