Buscar

Atd 2 6º semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atd 2 6º semestre
Após assistirem e refletirem sobre o vídeo que apresenta a trajetória do educador Paulo Freire de maneira a contextualizar sua proposta educativa, que nos remete a uma prática humanizadora, onde a vivência do sujeito é parte importante para a construção da prática educativa, o aprender com o outro e a inconclusão dos indivíduos são fatores importantes a serem pensados, disserte sobre essas questões realizando um paralelo sobre as práticas avaliativas na escola.
O vídeo documentado sobre Paulo freire sobre educar para transformar, ele nos mostra a importância de respeitarmos uns aos outros principalmente os saberes dos alunos, e de conhecermos as nossas realidades, onde estamos inseridos, e é sempre bom lembrar que isto é um principio básico do educador, e que deve ser a base direta entre o conteúdo e a realidade. Paulo freire mostrava sempre a importância do comprometimento com a ética O vídeo documentado sobre Paulo freire sobre educar para transformar, ele nos mostra a importância de respeitarmos uns aos outros principalmente os saberes dos alunos, e de conhecermos as nossas realidades, onde estamos inseridos, e é sempre bom lembrar que isto é um principio básico do educador, e que deve ser a base direta entre o conteúdo e a realidade. Paulo freire mostrava sempre a importância do comprometimento com a ética e a tolerância no ambiente escolar, e seguindo esse principio é imprescindível sermos seres pensante, e que somos realizadores de sonhos, capazes de reconhecer o outro e de sentir. Isso é respeitar o próximo aprende de vários modos não só da prática convencional os educadores devem estar sempre a frente juntos com a evolução de ensino que ela não pare de inovar juntos o aprendizado é melhor e satisfatório sem seguir regras a única regra a ser seguida e o do aprendizado.
O método que Paulo Freire dedicou a sua vida a pesquisar e desenvolver é um método que valoriza o indivíduo e seu meio para a aprendizagem, afim de despertar o interesse do aluno pelo conhecimento e não a obrigatoriedade do aprender. Paulo Freire apresenta a importância da leitura do mundo, ou a apresentação do mundo através das palavras. Ele nos mostra que nós como educadores não devemos apresentar apenas palavras aleatórias para que se decore. A aprendizagem deve ser algo orgânico, e não mecânico, para que nós como educadores façamos o nosso papel de ensinar a pensar e não levar o pensamento pronto e acabado. A pratica avaliativa das escolas deixam muito a desejar quando se trata do método paulofreiriano, pois em suma as avaliações são feitas para que o aluno apresente o que decorou durante um bimestre, tira maior nota quem amontou maior número de informações, e com prazos apertados para isso, os professores ficam presos ao sistema que exige que lhes apresentem avaliações em forma de números, o que torna tudo muito mecânico e ofensivo aos alunos e professores. Pois tendo prazos a ser cumpridos não sobra tempo para reflexão do saber, apenas há tempo e espaço nas escolas para o método bancário, destinando ao professor o detentor do conhecimento e o aluno a caixa vazia a ser preenchida. O método avaliativo é muito importante, para que se dê prosseguimento nos estudos, porém deve-se repensar e atualizar o sistema arcaico que ainda persiste.
Nair
O vídeo representa o cenário do surgimento da concepção freireana para a educação, as experiências de seu método de alfabetização no Brasil e no mundo
"Com a ideia clara de que ler e aprender são condições essenciais para a cidadania autêntica e a transformação do mundo, o educador, professor de escola, pesquisador, político e inovador Paulo Freire dedicou a vida à educação e levou seu método educativo aos cinco continentes do planeta."
No pensamento de Freire o aluno não é um depósito que deve ser preenchido pelo professor, cada um, juntos pode aprender e descobrir novas dimensões e possibilidades na realidade da vida, pois o educador é somente o mediador no processo de ensino-aprendizagem e aprende junto com seu aluno. A educação é vista por Freire como pedagogia libertadora capaz de torna-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos da própria história. A liberdade torna o centro de sua concepção educativa e esta proposta é explícita desde suas primeiras obras.
O método Paulo Freire estimula a alfabetização/educação dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, os participantes da mesma experiência, através de tema/palavras gerador(as) da realidade dos alunos, que é decodificada para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Excelente contribuições Freiriana para a Educação Brasileira. Exercer a docência juntando teoria e prática numa perspectiva dialética da construção do conhecimento aliado à ética, ao amor e à boniteza como diz ensinando e aprendendo, é um exercício que muitos professores precisam fazer.
Gestão dos Espaços Educativos e Prática
Preocupou-se fundamentalmente com as relações entre professor, aluno e consciência crítica. Para Paulo Freire, educar é um ato político, por isso ele trouxe para a educação pós-moderna o desafio e reinventar uma pratica pedagógica, política e democrática. 
Segundo Freire tudo que vivenciamos em nossos primeiros contatos com o mundo deveria fazer parte do universo escolar de todas as pessoas e de todos os grupos, expressando assim a realidade de cada um através da sua linguagem, pois educar significa assumir um compromisso com o outro, para que este possa ser sujeito da sua história e do seu processo de aprendizagem. 
Freire não criou nenhum método, nem teoria, pois estes termos dão ideia de algo pronto para ser seguido, tudo que ele não queria, na verdade ele lançou o desafio de reinventar uma pratica pedagógica dialógica para libertar da opressão a nossa sociedade. 
há mais de um mês
Simplesmente faltaria espaço e tempo para digitarmos tantas contribuições que Paulo Freire trouxe para a Educação, mas podemos citar que um dos pontos mais imporantes de seus estudos foi a análise da Educação como forma de se libertar e libertar as minorias oprimidas, o autor consegue fazer um link perfeito entre Educação, Liberdade e Política.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PRATICA
Refletindo sobre as proposições que os diversos depoimentos e imagens do vídeo nos remetem a entender a real importância do compromisso com a qualidade social da educação; e tendo em vista que não há “prática educativa neutra”, procuraremos relacionar com a prática do planejamento e a ação do planejar.
“Planejar é estabelecer prioridades e resolver problemas e isto pressupõe uma determinada visão de mundo”. E para que ocorra de forma a fortalecer os encaminhamentos na escola é necessário se fazer um planejamento participativo. Esta ação só tem real sentido se for fundamentada na construção coletiva com todos os segmentos da escola: professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos (LUCK, Heloísa, p. 4)
Esse tema vai ser muito importante pois vamos realizar esta atividade com uma participação coletiva. Experimentaremos a sensação de fazermos parte de um todo que têm objetivos a alcançar na realização desta ATD2.  O realizado ao final do processo será um texto fruto de nossa construção coletiva. o trabalho
Assim, orientamos para que façam a leitura dos textos: “A Dimensão Participativa da Gestão Escolar” complementado por “Posturas e atitudes de gestão responsáveis pelos bons resultados da escola”, ambos de autoria de Heloísa Luck, que estão disponíveis no Saiba Mais.
 Após a reflexão sobre o vídeo e a leitura realizada, vamos trocar nosso entendimento ao procurarmos responder às questões que seguem:
1 – Vimos que no entendimento de Heloísa Luck “ a ação participativa depende de que sua prática seja realizada a partir do respeito a certos valores substanciais”. E cita alguns destes valores como: “ ética, solidariedade, equidade e compromisso”.
Proponho dialogar sobre estes valores no cotidiano da escola. Assim,
projete o provável resultado para uma da escola com plano de ação participativa hábil e competente neste sentido.
2 - Vamos então discutir as posturas e atitudes destacados pela autora, entendendo-os como desafios a serem assumidos no cotidiano do planejamento participativo e construção coletiva da gestão escolar.
A gestão escolar constitui-se em uma estratégia de intervenção organizadora e 
Mobilizadora , d e caráter a b r a n g e n t e e o r i e n t a d a p a r a p r o m o v e r m u d a n ç a s e desenvolvimento dos processos educacionais, de modo que se tornem cada vez mais potentes na formação e aprendizagem dos seus alunos. Como tal , ela envolve áreas e dimensões que, em conjunto, tornam possível a realização desses objetivos. A gestão democrática é proposta como condição de: i) aproximação entre escola, pais e comunidade na promoção de educação de qualidade; ii) de estabelecimento de ambiente escolar aberto e participativo, em que os alunos possam experimentar os princípios da cidadania, seguindo o exemplo dos adultos. Sobretudo, a gestão democrática se assenta na promoção de educação de qualidade para todos os alunos, de modo que cada um deles tenha a oportunidade de acesso, sucesso e progresso educacional com qualidade, numa escola dinâmica que oferta ensino contextualizado em seu tempo e segundo a realidade atual, com perspectiva de futuro.
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
A educação é vista por Freire como pedagogia libertadora capaz de torna-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos da própria história. A liberdade torna o centro de sua concepção educativa e esta proposta é explícita desde suas primeiras obras.
O importante na educação libertadora, para Freire, é que os homens se “sintam sujeitos de seu pensar, discutindo o seu pensar, sua própria visão de mundo, manifestada implícita ou explicitamente, nas suas sugestões e nas de seus companheiros”. (FREIRE, 1982, p. 141).
Simplesmente faltaria espaço e tempo para digitarmos tantas contribuições que Paulo Freire trouxe para a Educação, mas podemos citar que um dos pontos mais importantes de seus estudos foi a análise da Educação como forma de se libertar e libertar as minorias oprimidas, o autor consegue fazer um link perfeito entre Educação, Liberdade e Política.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais