Buscar

Resumo de Historia 2 PP 2ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de História 2ª PP 2ºano
Al. 2010 Jerônimo
Contra-reforma e a reforma católica: A contra-reforma foi um movimento iniciado pela Igreja Católica para tentar conter a propagação da reforma protestante, a Igreja católica foi moralizada através da criação da Companhia de Jesus, criada por Ignácio de Loyola, (que também foi responsável por levar a fé católica aos novos continentes) e marca junto com o Concílio de Trento a reforma na Igreja católica. O concílio de Trento foi convocado pelo papa para resolver problemas da fé, nele foram reafirmados os dogmas católicos, porém foi abolida a venda de indulgências e de cargos na Igreja também foi criada o Tribunal do Santo Oficio ou a Inquisição, que matou e torturou em nome da fé, o Index foi uma lista de livros proibidos pela Inquisição. Ver páginas 207 e 208
A colonização da América espanhola: Antes da chegada dos colonizadores europeus a América possuía 80 milhões de nativos, que viviam em estágios diferentes de evolução, alguns eram coletores outros faziam pirâmides em complexas sociedades controladas fortemente pelo estado. A conquista relativamente fácil desses povos foi gerada pela tecnologia bélica dos europeus, pelas doenças trazidas e pela dominação ideológica da Igreja, que algumas vezes também defendia os índios. A América possibilitou a acumulação de riquezas na Europa, cujos principais beneficiados foram à Inglaterra, Holanda e França. A Espanha colonizou a América de forma a obter a maior quantidade possível de riquezas, a extração de metais preciosos foi priorizada pela Coroa que se utilizava do pacto colonial, a América foi dividida em grandes zonas administrativas. A sociedade colonial estava dividida em chapetones (brancos nascidos na Espanha), criollos( brancos nascidos na colônia), mestiços( ocupavam posições intermediárias), índios( nem livres nem escravos) e escravos negros. Ver páginas 231, 232 e 233
Iluminismo: O iluminismo foi um movimento que surgiu na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, que criticava o Antigo regime (absolutismo) e defendia o uso da razão (iluminar as coisas com a luz da razão). Os iluministas criticavam o direito divino dos reis, a intervenção do estado na economia, a Igreja católica e muito de seus dogmas. Do ponto de vista econômica temos a fisiocracia, que considerava a terra como a verdadeira riqueza, teve o principal pensador François Quesnay e o liberalismo econômico de Adam Smith, que considerava o trabalho como principal riqueza, ambas as doutrinas condenavam a intervenção do Estado na economia, não resta duvida que o liberalismo econômico seja o pai da economia moderna. Alguns iluministas tinham a ambição de colocar todo o conhecimento iluminista humano em um único livro chamado de Enciclopédia, Jean D’Alembert e Denis Diderot foram os mentores da enciclopédia, que foi o maior difusor do iluminismo. Principais iluministas:
John Locke– condenava o absolutismo. A sociedade civil estaria acima do governo. Sua obra: Segundo Tratado do Governo Civil.
Montesquieu– defendia a separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes entre si, sua obra: O Espírito das leis.
Voltaire– inimigo da Igreja, defendia a liberdade de expressão, mas desprezava as camadas populares, sua obra: Cartas Inglesas.
Jean-Jacques Rousseau– defendia a soberania popular com o governo submetido a vontade do povo. Voz discordante dos outros iluministas, pois para ele a vontade coletiva deveria prevalecer sobre o individualismo, sua obra: O Contrato Social.
Despotismo esclarecido: Alguns reis do absolutismo adotaram conceitos iluministas para governar, promoveram diversas reformas em diversos eixos da sociedade. Ver páginas 239 a 244.
As revoluções inglesas: Após algumas guerras que enfraqueceram a nobreza inglesa, a dinastia Tudor assumiu o poder na Inglaterra, foi Henrique VIII que deu as características absolutistas na monarquia inglesa, também foi ele que com o Ato de Supremacia, criou o anglicanismo dando inicio a reforma protestante na Inglaterra, após isso a rainha Maria I tentou revogar o anglicanismo, porém com a sua morte o anglicanismo ressurgiu com a sucessora: Elizabeth I, essa rainha derrotou a Espanha em uma batalha naval consolidando a hegemonia inglesa nos mares. Após a morte da rainha a dinastia Stuart subiu ao poder com Jaime I, governante que perseguiu os puritanos, como conseqüência houve a imigração de puritanos para a colonização da America do Norte. Carlos I, governante anglicano, tentou aprovar diversos impostos e leis sem o apoio do parlamento que tentou sujeitar o rei a Petição dos direitos, Carlos I dissolve o parlamento, cria o parlamento de novo 12 anos depois e dissolve mais uma vez, acarretando a guerra civil entre os cavaleiros (nobres) e os cabeças redondas (burgueses, puritanos enfim o povo), os cabeças redondas ganharam e seu líder deu inicio a republica puritana liderada por Oliver Cromwell chamada de Commonwealth, que logo após vira um ditadura liderada pelo próprio Cromwell, após sua morte o poder volta para os Stuart, porém existe um parlamento dividido em dois partidos Tory ( anglicano a favor do rei) e os Whing ( pequenos burgueses, puritanos contrários ao rei). Jaime II iria ter um descendente católico que poderia fazer o absolutismo voltar com mais força ainda, os dois partidos revoltaram se e houve a revolução gloriosa que deu o poder a Guilherme de Orange que iniciou uma nova fase com uma monarquia parlamente ao fazer o juramento do Bill of Rights, ele criou um exercito permanente, fez o Ato de Tolerância, estabeleceu diversas mudanças e reformas marcando o inicio de uma nova era na Inglaterra. Ver páginas 216 a 220.

Outros materiais