Buscar

FUNADAMENTOS LEGAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O homem está sempre em processo de se educar, pois a sociedade  sofre mudanças constantes e velozes, ou seja, o aumento da procura por educação está vinculado ao dinamismo atual do mercado de trabalho, o que exige domínio da ciência e outros conhecimentos. Daí a necessidade de cursos organizados com uma metodologia que promova a união entre os conteúdos curriculares e as experiências pessoais do indivíduo, com o intuito de estimular o prazer pelo saber, propiciar-lhe uma melhor compreensão e visão da realidade, condições de transformá-la e de transformar a sua trajetória de vida.
         A educação proporciona ao aluno níveis culturais mais altos que se aliarão às suas idéias enriquecidas pela sua atuação no processo político da sociedade. Assim, ainda que seja educado para buscar fins comuns, esse indivíduo aprende por que e como deve participar mais ativamente de seu meio, além de colaborar para a transformação desse meio. A educação faz com que esse se torne importante como um ser consciente de seus direitos e deveres na sociedade. 
           Esse ser independente, auto-direcionável, deseja um aprendizado voltado para os seus interesses, o que inclui o aluno estar bem consigo mesmo, conhecer e acreditar em seu potencial intelectual. Precisa ser elogiado para ter auto-confiança e otimismo. Precisa ter a sua sede de saber estimulada, pois exercita o raciocínio lógico e a reflexão. O sentido da aprendizagem para o educando está em ter alguém para valorizar seus conhecimentos anteriores, usá-los e alcançar novos conhecimentos que sejam úteis para sua vida e façam com que conquiste seus objetivos.
         Entre exemplos de motivação externa encontram-se as classificações e as apreciações do professor. Já entre as motivações internas encontram-se qualidade de vida, satisfação, auto-estima, etc. Uma boa auto-estima resulta num bom desempenho. Este, por sua vez, contribui para uma boa auto-estima. Portanto, ambos caminham de mãos dadas num percurso onde não há um início nem um fim. 
         A auto-estima é um dos fatores de ordem interna que motivam o aluno para a aprendizagem, juntamente com satisfação, qualidade de vida, etc., pois é fruto de interação social que propicia o acesso à cultura através da troca de experiências, de informações, ou seja, o fortalecimento do vínculo resulta em aprendizagem. É a responsável pela sua felicidade e pelos seus dramas. É se sentir capaz de enfrentar a vida com mais confiança e otimismo. É ser mais criativo em tudo o que faz e sentir prazer diante de suas realizações.
         Além do professor/instrutor se preocupar com o excesso de faltas que estão próximas dos 25% (limite de faltas justificadas) obtidas pelo aluno, ele deve atentar pela auto-estima, pois o CB AZEVEDO encontra-se com problemas familiares que podem afetar seu aprendizado. O SG PAULO deve aconselhar o aluno a trancar a pedido a matrícula (DGPM-101) até que seus problemas sejam solucionados, para não acarretarem problemas futuros na sua carreira naval. De nada adianta sua frequência se o aluno não está interagindo com o professor/instrutor. Deus utilizou a palavra para criar, para encorajar. O poder da palavra edifica, renova, anima, eleva a auto-estima e o amor-próprio do indivíduo.
Todas as pessoas almejam algo de bom. Provavelmente o sentido da felicidade, por ela ser subjetiva, seja particular e única para cada ser humano. Muitos fatores podem ser considerados como pilares para que alguém seja feliz, deve haver uma certa unanimidade em temas como saúde, escola, realização profissional, experiências afetivas e positivas. Uma das condições para se conseguir o bem estar satisfatório consigo e com os outros é a auto-estima. (KROTH, 2009, p. 2).
             A interação entre conhecimento e afeto na vida pessoal do educando deve ser fortalecida, principalmente quando se trata da formação de um profissional militar, pois são cursos especiais que levarão seu conhecimento até o final de sua carreira.
             A organização da educação militar naval adquire, portanto, seus contornos legítimos. O que passou faz parte do processo de amadurecimento. Agora é preciso por em prática, corajosamente, a compreensão que foi alcançada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes