Buscar

Prova 3BM 2º ano

Prévia do material em texto

2º ano.
1.1-Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: (1,0)
a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.
1.2- A Sociedade das Nações mencionada no texto, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de: (1,0)
a) promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização.
b) unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial.
c) executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança.
d) promover o neocolonialismo na África, Ásia e Oceania, condição fundamental para a expansão mundial do capitalismo monopolista.
e) intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra.
1.3- Analise as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa: (1,0)
I - Os sovietes eram os comitês de soldados, operários e camponeses; 
II - O partido Kadet era formado por representantes da burguesia; 
III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos sovietes. 
a) I e a III são corretas.
b) II e a III são corretas.
c) I e a II são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
1.4-”Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação."
 (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)
A alternativa mais condizente com o texto é: (1,0)
a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitando as tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impérios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.
c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação característico da Idade Média.
d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas características arbitrárias em relação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desenvolvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a integração entre as minorias e as maiorias nacionais.
e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturbou a convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados das revoluções comunistas.
1.5- A solução americana para a crise de 1929 caracteriza-se como: (1,0)
a) o processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capitalismo com a mudança de regime político.
b) o resultado das pressões comunistas sobre o governo americano, que acaba assumindo, como política, a eliminação dos interesses privados na economia.
c) o resultado da insatisfação da sociedade americana com relação aos princípios liberais assumidos pelos partidos de esquerda que se vinculavam ao governo.
d) a introdução, na cultura americana, de valores europeus através da incorporação de tecnologia à economia americana e de alternativas de seguridade total.
e) uma saída nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores econômicos, conhecida como "New Deal".
1.6- Considere as afirmações: (1,0)
I - No intervalo entre as duas guerras mun​diais, assistimos à falência das democra​cias liberais, com o crescimento das forças conservadoras em oposição aos avanços da classe operária. 
II- Os governos totalitários de direita caracte​rizaram-se pela supremacia do Estado so​bre o indivíduo, pela adoção de princípios anti-racionais, pelo anticomunismo e pelo nacionalismo exacerbado. 
III - Na Itália e na Alemanha, assistimos à as​censão dos partidos fascista e nacional-so​cialista, respectivamente, com o apoio ir​restrito dos políticos da esquerda. 
Assinale a alternativa verdadeira. 
 Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
 Apenas a afirmação II está correta
 Apenas a afirmação I está correta 
 Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
 As afirmações I, II e III estão corretas.
1.7- Da Grande Depressão, ocorrida no mundo capitalista com a crise econômica de 1929, resultou: (1,0)
a) o desemprego, o reforço do liberalismo e a modernização do setor industrial.
b) a arte expressionista, um avanço dos movimentos anarquistas e o Nazi-Fascismo.
c) o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e nova corrida armamentista.
d) o surgimento do neoliberalismo, o fim da hegemonia europeia e a popularidade das correntes culturais existencialistas.
e) o sucesso dos partidos socialistas ocidentais, o recuo do desemprego e o início de uma aproximação com a União Soviética.
1.8-"Para Keynes (...) para criar demanda, as pessoas deveriam obter meios para gastar. Uma conclusão daí decorrente é que os salários de desemprego não deveriam ser considerados simplesmente como débito do orçamento, um meio por intermédio do qual a demanda poderia aumentar e estimular a oferta. Além do mais, uma demanda reduzida significava que não haveria investimento suficiente para produzir a quantidade de mercadorias necessárias para assegurar o pleno emprego. Os governos deveriam, portanto, encorajar mais investimentos, baixando as taxas de juros (...), bem como criar um extenso programa de obras públicas, que proporcionaria emprego e geraria uma demanda maior de produtos industriais”.
O texto refere-se a uma teoria cujos princípios estiveram presentes (1,0)
a) no "New Deal", planejamento econômico baseado na intervenção do Estado, elaborado devido à crise de 1929.
b) na obra MEIN KAMPF, que desenvolveu os fundamentos do nazismo: ideia da existência da raça ariana.
c) no Plano Marshall, cujo objetivo erarecuperar a economia europeia através de maciços investimentos.
d) na criação da Comunidade Econômica Europeia, organização que visa o livre comércio entre os países.
e) no livro O CAPITAL, onde se encontram os princípios básicos que fundamentam o socialismo marxista.
1.9-A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar: (1,0)
a) A Itália, aliada da Alemanha desde a assinatura do Pacto de Aço, declarou guerra à Inglaterra e à França em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itália atacou o Egito e a Turquia. 
b) Em 1941, tropas alemãs invadiram o território soviético e dominaram definitivamente Leningrado e Moscou. 
c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invasão e conquista da Bélgica, Holanda e França e do recuo inglês para o outro lado do canal, Hitler voltou sua atenção para a Polônia. 
d) O sucesso definitivo alemão deveu-se à sua tática militar, conhecida como "guerra relâmpago"; essa consistia no uso de forças motorizadas, tanques e aviação, conjugados e combinados entre si, em uma ação defensiva. 
e) A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.
1.10-Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial: (1,0)
a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30. 
b) Os efeitos da crise de 29 na economia europeia. 
c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. 
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha. 
e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.
2.1-No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade. (2,0)
R.: A política de blocos militares antagônicos e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
2.2-Observe a gravura:
(Gravura representando o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, 1914)
A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial. (2,0)
R.: Apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.
2.3- Cite quatro fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa. (2,0)
R.: 
- A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população; 
- Incapacidade administrativa dos Czares; 
- As derrotas da Primeira Guerra Mundial; 
- Grande desigualdade social existente no país.
2.4-"Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os." (John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972) 
a) De acordo com o texto, como pode ser caracterizada a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929? (1,0)
R.: Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias. 
b) Cite duas medidas adotadas pelo programa de reformas de Roosevelt (New Deal) para solucionar os problemas sociais criados pela crise de 1929. (1,0)
R.: Entre as várias medidas adotadas pelo programa de Roosevelt (New Deal) as principais eram: o investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção.
2.5-Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial. 
a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich? (1,0)
R.: Nacionalismo , patriotismo e soberania.
b) Qual o papel da guerra na política do III Reich? (1,0)
R.: O papel da guerra na política do III Reich foi garantir o espaço para a construção da nação alemã.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes