Buscar

GABAR. VISTA HIST I 1ª PP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
*
*
GABARITO – 1ª PP – HISTÓRIA 1º ANO – Prof. JOSÉ R. SALES
2.1) RESPOSTA – 
RESPOSTA: O aumento da riqueza e da interferência política dos sacerdotes, há muito tempo ameaçava a autoridade do governo central. (3,0 pontos) Amenófis IV implantou o culto monoteísta a Aton,tentando mudar este quadro.(1,0 ponto) Confiscou bens dos sacerdotes e excluiu ou inferiorizou os demais deuses.(1,0 ponto)
2.2) RESPOSTA: 
RESPOSTA: A religiosidade foi um dos aspectos mais marcantes da sociedade egípcia. (1,0 ponto) O faraó era considerado um deus vivo e símbolo da sabedoria. O que o faraó aprovava era considerado justo. (1,0 ponto) Por se uma teocracia, o Estado conferia diversos poderes aos sacerdotes, na medida em que esses justificavam o poder divino do faraó. (3,0 pontos)
3.1) RESPOSTA:
RESPOSTA: As cidades sumerianas eram autônomas, verdadeiros estados independentes. (2,0 pontos) As cidades-estados sumerianas viviam constantemente em guerra pela supremacia na região. (2,0 pontos) Cada uma delas era governada por um patesi, supremo sacerdote e chefe militar absoluto. (2,0 pontos) 
3.2) RESPOSTA:
RESPOSTA: O Código de Hamurábi é o primeiro código de leis de que se tem notícia. (1,0 ponto) Baseado nas antigas tradições sumerianas. (1,0 ponto) O código decorria da Lei de Talião que aplicava o princípio do “olho por olho,dente por dente”. (2,0 pontos)

Outros materiais