Buscar

Roteiro para o sr. Freire

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro de filmagem para o sr. Freire.
A Idéia é fazer uma aula ilustrativa acerca dos lugares no Rio de Janeiro que contam a História da Família Real Portuguesa no Brasil.
Os locais visitados serão: Antiga Sé, Praça XV e Estátua Eqüestre de D. João VI.
O ideal é que a filmagem sirva como complemento a aula e não como a aula em si. Será interessante mostrar como o trabalho de campo e a visita aos locais trazem um conhecimento que casa com as imagens que temos do mesmo período (Seria interessante na montagem do vídeo, intercalar pinturas de época com as imagens atuais dos mesmos locais). 
Nesse processo de comparação entre o passado e o hoje, levar em consideração que esses espaços históricos são locais de memória de todo o Brasil, e como já disse Hobsbawn: “ A função do Historiador é lembrar daquilo que foi esquecido por todos”. 
Tendo como referência a Revista de História da Biblioteca Nacional de março de 2008 (Edição comemorativa dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil), podemos destacar:
Mostrar a precariedade da transposição da Família Real para o Rio de Janeiro, momento em que foram improvisadas as instalações para a administração portuguesa. (Ex.: O Paço Imperial não possuía espaço suficiente, por isso foram feitos passadiços para os prédios vizinhos, O Paço ficava exposto a ataques pela Baía de Guanabara. Outro exemplo: a Sé estava em construção há tempos, onde hoje está situado o IFCS – Largo de São Francisco e por isso estava funcionando provisoriamente na Igreja do Rosário, construída por ex-escravos. Mais um exemplo: Comparar a Estátua Eqüestre de D. João VI com a visão idiotizada que se fazia do Príncipe. Lembrar que este não tinha sido preparado para ser rei, mas desempenhou muito bem o seu papel, mantendo seu poder, servindo de alternativa comercial aos aliados ingleses, abrindo os portos brasileiros, modernizando a cidade e mantendo a continuidade do poder de sua Família no Brasil e em Portugal, após habilidosa jogada política.)
Mostrar as mudanças urbanas. O Chafariz do Mestre Valentim que era o limite entre a faixa de terra e o mar, as reformas no Paço Imperial...
Fazer uma análise crítica do local. A população não melhorou sua vida. Os locais de comércio de escravos e outros bens foram substituídos por camelôs que ocupam o mesmo local. A situação do caos urbano que foi criado com a chegada da Família Real (10.000 pessoas) expulsando as famílias das casas locais, com o grande número de veículos e pessoas que convivem no mesmo espaço e a sensação de insegurança sentida mesmo estando em um dos locais mais prósperos da Cidade.
OBS: Esses temas são apenas sugestões que podem ser alteradas. Use o bom senso!

Outros materiais