Buscar

2º TESTE DE HISTÓRIA 2008

Prévia do material em texto

TESTE DE HISTÓRIA – 2ª PP – 2º ANO – PROF. MARCELO GULÃO
QUESTÕES EFETIVAS - G A B A R I T O 
Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte para a resolução do item a seguir:
Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos dados em sala de aula sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos, quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte.
as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.
o comércio de contrabando intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação medidas de controle por parte da Metrópole.
os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão-de-obra barata.
as Colônias Inglesas do Norte utilizaram o comércio triangular como forma de contribuir com a Inglaterra na exploração colonial das américas, obtendo, em troca privilégios da Coroa como a negligência salutar.
Leia o trecho a seguir.
"Enriquecendo os cidadãos ingleses, o comércio contribuiu para torná-los mais livres, e, por sua vez, a liberdade ampliou o comércio. A grandeza do Estado veio como conseqüência. O comércio estabeleceu pouco a pouco as forças navais, tornando os ingleses senhores dos mares".
	VOLTAIRE. Sobre o comércio. In: "Cartas Inglesas" (1734), São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 16.
Considerando o trecho apresentado e o contexto em que foi escrito, podemos afirmar que
para Voltaire, o sucesso militar dos ingleses é associado à adoção de um sistema político "livre", no qual os cidadãos (representados pelo Parlamento) interessam-se pelo incremento das atividades comerciais da burguesia.
Voltaire vê a Inglaterra como um Estado tipicamente absolutista, que precisou fortalecer-se militarmente de modo a sufocar os anseios da burguesia comercial por participação política e pela liberdade.
para Voltaire, o comércio tornou os cidadãos ingleses livres por causa da grandeza do Estado, que favoreceu o comércio, ainda que às custas da restrição da liberdade da burguesia.
por conta de suas idéias contrárias ao "Estado de guerra" inglês, Voltaire pode ser considerado um precursor da Revolução Francesa e do Jacobinismo, criticando o Antigo Regime.
a obra de Voltaire foi de fundamental importância para o entendimento do parlamentarismo inglês e as colaborações deste regime para a formação da cidadania inglesa e de sua política de guerras expansionistas.
As afirmativas a seguir apresentam algumas características da Inglaterra no início do século XIX.
I - O fato de estar se tornando, cada vez mais, o "armazém" e a "oficina" do mundo expressava seu poderio naval, comercial e fabril.
II - A máquina a vapor era uma das inovações técnicas que contribuía para uma produção industrial em escala ampliada.
III - Homens, mulheres e crianças estavam submetidos a longas jornadas de trabalho nos estabelecimentos fabris.
IV - Os trabalhadores das manufaturas têxteis resistiam às condições de trabalho que lhes eram impostas por meio da organização em sindicatos.
Estão corretas
Somente as afirmativas I e II e III.
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Leia a seguir parte da Declaração de Independência americana.
"Nós defendemos estas verdades [...]: que todos os homens nascem iguais; que o Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que, para garantir esses direitos, os homens instituem em seu meio governos cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, não importa a sua forma, venha a desconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que será fundado sobre tais princípios [...]."
	Citado em BERSTEIN, Serge. "Histoire". Paris: Hatier, 1990. p. 46.
Avaliando os princípios da Declaração, que se pretendem de valor universal, pode-se concluir corretamente que, no plano das idéias, ela foi especialmente influenciada pela
definição de pacto ou contrato social proposta por Locke e Rousseau, em nome da qual os fundadores dos Estados Unidos insistiram no direito à revolução política contra governos despóticos.
doutrina político-religiosa iluminista, elaborada, em especial, por Voltaire e pelo abade Sièyes que prezava a liberdade de expressão, de culto e de religião conforme pensava o seu idealizador Santo Agostinho.
defesa da 'monarquia esclarecida', desde que essa garantisse a liberdade política e econômica dos indivíduos conforme o Governo de Luís XIV na França que foi o grande financiador da Independência.
concepção da não-separação dos três poderes desenvolvida por Montesquieu, com o apoio popular, e aplicada ao conjunto da Federação, desenvolvendo uma forma de governo equilibrado nele mesmo.
perspectiva da extensão dos direitos de igualdade a todos os homens, independentemente de cor, religião, renda econômica ou posição política. Não diferenciando sexos.
TESTE DE HISTÓRIA – 2ª PP – 2º ANO – PROF. MARCELO GULÃO
QUESTÕES RESERVAS - G A B A R I T O 
Leia o texto a seguir, extraído de uma obra de autoria do humanista inglês Tomás Morus.
"Vossos carneiros [...] Normalmente tão mansos, tão fáceis de alimentar com pouca coisa, ei-los transformados, dizem-me, em animais tão vorazes e ferozes que devoram até mesmo os homens, devastando e despovoando os campos, as granjas, as aldeias. Com efeito, em todas as regiões do reino, onde se encontra a lã mais fina e, portanto, a mais cara, os nobres e os ricos - sem falar de alguns abades, santos homens, não contentes de viverem à larga e preguiçosamente das rendas anuais que a terra assegurava aos seus antepassados, sem nada fazerem em favor da comunidade (prejudicando-a, deveríamos dizer) - não deixam mais nenhum lugar para o cultivo, acabam com as granjas, destroem as aldeias [...]"
	Adaptado de: MORUS, Tomás. "Utopia". Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 37.
Com esta passagem, o autor pretendeu denunciar
a Bill of Rights (Declaração de Direitos).
a Revolução Industrtial
a Revolução Inglesa.
o Grande Medo.
os cercamentos.
É correto afirmar que são razões para a ocorrência da Revolução Industrial, que teve como berço a Inglaterra
forte envolvimento britânico nas guerras continentais em conseqüência da sua localização.
os "cercamentos" que ampliaram as áreas de cultivo agrícola, empregando uma grande quantidade de servos rurais.
rede fluvial limitada que favorecia o avanço dos meios de transportes terrestres como trens e bondes elétricos .
riqueza abundante do subsolo, com a presença de ferro, estanho, carvão dentre outros minerais.
alta concentração de camponeses nas áreas rurais que impedidos de trabalhar por contas dos “cercamentos”, construíram as primeiras cidades..
Gerald Winstanley, líder dos escavadores da Revolução Puritana na Inglaterra (1640-1660), definiu a sua época como aquela em que "o velho mundo está rodopiando como pergaminho no fogo". Embora os escavadores tenham sido vencidos, a Revolução Inglesa do século XVII trouxe mudanças significativas, dentre as quais destacam-se a
instituição do sufrágio universal e a ampliação dos direitos das Assembléias populares.
separação entre Estado e religião e a anexação das propriedades da Igreja Anglicana.
liberação das colônias da Inglaterra e a proibição da exploração da mão-de-obra escrava.
a proteçãoa propriedade privada e a afirmação da soberania do Parlamento.
ampliação das relações internacionais e a concessão de liberdade à Irlanda.
Leia o trecho da música a seguir para a resolução do item abaixo
	(...)
Ê, imagina só
O que o negro penava
	(...)
Negra é a mão de quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão, é a mão da pureza
	(...)
Limpando as manchas do mundo
com água e sabão
Negra é a mão da imaculada nobreza
	(...)
	Gilberto Gil
A luta dos negros pela igualdade de direitos contou, nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960, com a liderança do pacifista Martin Luther King. No Brasil, por meio de sua música, Gilberto Gil é uma das vozes que denunciam as condições precárias de vida de parcela dessa população.
É correto afirmar que o processo histórico que deu origem à exclusão social de parte considerável da população negra, no caso norte-americano está relacionado 
a oficialização do apartheid.
a implantação do escravismo nas colônias.
ao empreendimento de política imperialista.
a existência de relações escravistas na África.
a presença negra no norte das Treze Colônias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes