Buscar

RESUMO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
 4° BIMESTRE
 
 Aluno-Monitor 1064 Flávio Giro
 -Contato: flavio_giro1064@hotmail.com 
-Matérias:
TP: Alta Idade Média
PP: Baixa Idade Média
-Introdução: Em 476 d.C. ,o Império Romano do Ocidente é conquistado por bárbaros, dando início à Idade Média na Europa,que durou até 1453 d.C. com a queda do Império Romano do Oriente.Devemos ter em mente que os pilares da principal estrutura econômica ,política e cultural da época medieval começaram a se formar desde a crise de Roma:
-> O êxodo urbano e a crise econômica propiciou a ruralização da economia e o desuso de moedas,arruinando o comércio que a partir de então se dará por troca (escambo).
->A oficialização da religião cristã trouxe poder à Igreja.
->A crise do escravismo incentivou um novo modelo de mão-de-obra ,a servidão.
 =>Feudalismo: Modelo econômico-social marcado pela ruralização, servidão, estatização social. O senhor feudal,dono de terras , dispunha a vários camponeses áreas de plantio e moradia.Em troca o servo lutava pelo feudo,em caso de guerra;jurava fidelidade e pagava uma série de imposto,tais como:
-Corveia: trabalho compulsório nas terras do senhor (manso senhorial) em alguns dias da semana;
-Talha: parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre, geralmente um terço da produção;
-Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes;
-Capitação: imposto pago por cada membro da família (por cabeça);
-Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local;
-Censo: tributo que os vilões (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro para a nobreza;
-Taxa de Justiça: os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre;
-Formariage: quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, regra também válida para quando um parente do nobre iria casar. Todo casamento que ocorresse entre servos deveria ser aceito pelo suserano.CURIOSIDADE: No sul da França, especificamente, o Senhor poderia ou não determinar que a noite de núpcias de uma serva seria para o usufruto dele próprio e não do marido oficial. Tal fato era incomum no restante da Europa, pois a igreja o combatia com veemência;
-Mão morta: era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai ou da família;
-Albermagem: obrigação do servo em hospedar o senhor feudal caso fosse necessário.
 =>FEUDO:Propriedade do senhor feudal,dividida em três partes:
-Manso senhorial:Terras privadas do senhor feudal.
-Manso servil:Porção de terras arrendada aos camponeses.Dividida em lotes chamados tenências.
-Manso comunal:Área coletiva,usada pelo senhor e pelos servos.
 -A principal técnica de produção foi a dos três campos(rotação de culturas),já que técnicas mais avançadas não eram estimuladas já que os gaanhos iriam para as mãos do senhor.
 =>SOCIEDADE: Dividida em três estados.No topo estava o clero,com a função de rezar e cuidar das coisas espirituais;logo abaixo vinham os nobres,com a função de guerrear.Por fim,vinham os servos e vilões,com a função de trabalhar.Deve-se explicitar que o sinonimo de poder é a posse de terra nessa época,logo clero e nobreza dispunham de terras.
=>SERVIDÃO
-Suserano:Aquele que concedia terras.
-Vassalo:Aquele que as recebiam.
 
Por meio de um ritual,o vassalo jurava fidelidade ao seu suserano.
=>REINOS: O rei nessa época exercia pouca influência nos feudos,controlados efetivamente pelo senhor feudal.O rei era ,na prática,senhor somente de seu feudo.
=>IGREJA: Maior instituição feudal,controlava o pensamento,a cultura e a ideologia medieval graças ao poder vindo de suas riquesas e de sua herança cultural greco-romana.
=>IMPÉRIO ROMANO ORIENTAL:Tendo como capital Constantinopla,tal império teve como mais célebre governante Justiniano que ampliou fronteiras;ampliou o direito romano cujas leis davam poderes quase ilimitados ao imperador,privilegiava a igreja e marginalisava o povo e construiu a igreja de santa sofia.
=>O cristianismo oriental sofreu muitas influências de culturas locais.O monofisismo e o iconoclastismo foram umas das doutrinas hereges surgidas.Tais confusões levaram imperadores ao cesaropapismo(domínio do governante sobre a religião) e culminou com o Cisma do Oriente, a separação entre igreja ortodoxa e católica.
=>Expanção Muçulmana: Basicamente formada por comerciantes,eram divididos em tribos autônomas liderados por sheiks constantemente em guerra.Unificaram-se por intermédio de Maomé,líder político-religioso,fundador do islamismo.O Islã é dividido em Sunitas :Acreditam que o livro dos atos de maomé(sunna) também é sagrado e Xiitas: admitem somente o Alcorão e que o sucessor de Maomé deve vir de sua decendência.Os muçulmanos conquistaram toda a Arabia,Oriente Médio,norte da Africa e parte da peninsula ibérica.Eram bem evoluídos na química,filosofia,economia,medicina além de levarem à Europa novas técnicas de Agricultura e novas invenções como a bussola,o papel e a pólvora.
=>Reinos Germânicos:Reinos bárbaros,dentre os quais o que mais se destacou foi o reino dos francos.Carlos Magno foi o principal governante pelas conquistas territoriais apoiadas pela igreja e pelos investimentos em artes e educação.Seu reinado era dividido em Condados e as fronteiras chamadas de marcas.Seu relacionamento com a igreja foi tamanho que por esta foi coroado imperador do império romano ocidental,já que Magno conquistara boa parte do extinto império.
Bem pessoal,me procurem por qualquer espécie de dúvida,há muita coisa que ainda tenho que tirar dúvidas com o Tenente e qualquer boi acrescentarei na aula antes da P.P. e em algum dos obrigatórios antes do T.P. .
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

Outros materiais