Buscar

resumo do 1 bimestre (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de geo do 1 bimestre F.C.P
*Conceito de hegemonia;
-Teoria dos ciclos hegemônicos,teoria reposicionista;
*Teoria das Relações Internacionais
-Liberalismo,Realismo,Neoliberalismo,Neorealismo;
*O pensamento geopolítico
-Teoria do poder marítimo,Teoria do Poder Continental,Geoestratégia de contenção
Conceito de Hegemonia
Hegemonia é o controle que um grupo exerce sobre outro através de uma dominação ideológica(com idéias),podendo criar uma “falsa consciencia” nas pessoas que as convença que uma coisa ou outra é certa ou errada. O hegemon mantém sua hegemonia através do hard-power e do soft power
hard power são medidas mais duras que se toma pra manter seu controle sobre alguém,ações militares,sanções econômicas essas coisas. Soft power é uma dominação mais branda,mais ideológica mesmo. O hegemon deve ser capaz de equilibrar esses dois poderes pra se manter no poder.
-Giovanni Arrigui
Teoria dos Ciclos Hegemônicos: Ele vai dizer que sempre há um hegemon,e quando não há ocorre o chamado “caos sistêmico” que pode levar ao caos econômico,político essas coisas. Segundo Arrigui houve três grnades hegemons na história moderna:A Holanda lá pra 1600 e tanto,depois a Inglaterra até a 1 Guerra e depois os EUA. Pra que uma hegemonia acabe e outra comece seria necessário um período de caos sistêmico aí no meio.
-Fiori
Teoria reposicionista:Fiori discoirda de alguns pontos do Arrigui. Ele diz que o sistema internacional é como um “universo em expansão”,porque sempre tem novos atores entrando nas discussões,países que antes eram a garra,tipo o Brasil agora discutem as coisas coisa e tal. Então segundo ele os países não cairiam e ascenderiam,como diz Fiori,mas apenas se rearrumariam no cenário internacional,assim não haveria ciclos hegemônicos. Apesar de haver um hegemon,Fiori diz que ele sozinho não consegue estabelecer uma ordem pro mundo todo,daí mesmo havendo um hegemon,o sistema viveria em caos sistêmico,convivendo com guerra e paz,ordem e desordem.
Os dois autores concordam em alguns pontos: O sistema internacional é anárquico,perigoso. Ohegemon não consegue impedir que outros copiem seu modelo e acabem talvez se tornando iguais a ele ou o superando,não consegue impedir que os outros o tomem como exemplo,como líder,chamado “liderança contra vontade”. Concordam também que o hegemon não consegue mais tomar conta do mundo sozinho,usando a “liderança compartilhada”. Por exemplo os EUA não consegue mais mandar edesmandar sozinho,ele precisa do apoio da União Européia,da Rússia etc.
Teoria das Relações Internacionais
RI começa com o fim da Guerra dos 30 anos(não precisa saber o que foi),com a assinatura da Paz de Westphália,que definia territórios e o conceito de soberania na Europa. Também nessa época veio lá o Hugo Grotius que desenvolveu as idéias centrais do Direito Internacional. Mas RI só vira uma matéria mesmo depois da 1 Guerra Mundial,que é quando vão dar importância pra RI na esperança de que a diplomacia evite outras guerras e aí começam as teorias de RI:
A 1 corrente de pensamento foi dos liberalistas-idealistas que diziam 3 coisas: O livre comércio,a democracia,e instituições fortes ajudariam a construir um mundo de paz e bondade e coisas bonitas. Você ve que são ideais um tanto utópicos mesmo. Mas com o pós-guerra,a situação do mundo não era boa,e essa história de pessoas boazinhas dos liberais vai começar a ser combatida. Surgem os realistas que dizem que não tem essa história de bonzinho em RI não,que os Estados só agem buscando aumentar seu poder e alcançar seus interesses. Diziam também que um Estado não devia misturar política doméstica com política externa,não podendo tratar seu povo como trata o estrangeiro e não podendo deixar o povo te influenciar sobre o que fazer no plano externo. Os realistas definem High Politics como políticas altamente importantes que seria a defesa militar e Low Politics que seriam as políticas de pouca importância,como a cultura.E esses realistas vão acabar prevalecendo nessa época. Aí depois, nos anos 70 o liberalismo volta,mas agora renovado,volta como o neo-liberalismo que vai basicamente reafirmar os ideais do liberalismo antigo,só que uns 30 anos depois. Se separava em liberalismo sociológico,republicano,institucional.
O sociólogico afirma que o desenvolvimento científico aproxima o ser humano e tenderia a acabar com conflitos e a aumentar o nível de vida do se humano. O republicano afirma que países democráticos não entrariam em guerra entre si e,como são governados pela população,não entrariam em guerra,porque a população jamias optaria por isso. O institucional afirma que através de instituições fortes e bem estruturadas os Estados podem se relacionar e manter a paz,mas seria necessário que os Estados se respeitassem e colaborassem com as instituições.O neoliberalismo entende também que o SI não é estático,ele interfere nos Estados e é influenciado por eles,podendo também ser influenciado por organizações,pela mídia. Pra combater o neoliberalismo veio o neorealismo que dizia além das coisas que o realismo já dizia,introduzia as idéias do “jogo de soma zero”,ou seja,pra alguém ganhar ele tirou de outro que saiu prejudicado;dos “ganhos absolutos”,quando vocêganha sozinho e de “ganhos relativos” quando você ganha mas outro ganha também. Segundo os neorealistas os Estados só agiriam no SI buscano ganhos absolutos.
Os neorealistas deizem também que o SI é hierarquizado,então por exemplo,Uganda e EUA não teriam os mesmos direitos internacionais,nem as mesmas oportunidades.
Conceito de “Spill Over”:segundo os neoliberalistas se uma região,um bloco econômico por exemplo,prospera em conjunto,essa prosperidade pode acabar transbordando pra paísesque não fazem parte desse grupo,sendo assim a cooperação seria extremamente positiva pra todos.
Conceito de interdependência complexa(nome legal):também dos neoliberalistas,diz que o problema de um país afeta todos os outros então todo mundo tem que cuidar de todo mundo senão todo mundo cai.
Bem aí surgem dois autores de Geografia,o Kjellen e o Ratzel e eles vão dizer que o Estado é como se fosse um organismo vivo,ele nasce,cresce,reproduz,come bolinhos,e morre. Um Estado estaria crescendo ou morrendo pelo ganho ou preda de territórios. Essas idéias agradam o Haushofer que era lá o conselheiro do Hitler,aí ele diz que a Alemanha tem que se expandir e tal e começa a 2 Guerra Mundial.
Haushofer teve umas ideias pro futuro da Alemanha:a Alemanha dividiria o mundo e se tornaria auto-sufuciente explorando os recursos dos outros;a Alemanha dominaria a Hearthland(a gente explica isso depois)
Teoria do Poder Marítimo(1800 e muito)
Do Almirante Mahan(americano):Mahan admirava a Inglaterra e queria descobrir como ela havia se tornado um hegemon,ele descobriu que foi graças a combinação da maior marinha mercante do mundo com a marinha de guerra + forte da época. Aí ele viu que então os EUA também tinha todo o potencial pra virar uma potência. 1-posição geográfica(a Inglaterra é uma ilha e os EUA tem livre acesso a dois oceanos);2-configuração física(2 oceanos);3-extensão territorial(os EUA é muito maior que a Inglaterra,então poderia ser bem + q ela);4-mentalidade marítima(convencer a população de que investir em atividades marinheiras é interessante;5-um governo que faça esse convencimento na população.
Teoria do Poder Continental
do Makinder(inglês)(1900 e pouquinho)
Ele vai dizer que o Poder Marítimo é interessante mas não é suficiente,há necessidade de um poder sobre terra também. Ele define a região-core,Hearthland,ou área-pivo como a parte ali entre a Rússia e a Polônia que ficava centralizada ali na Eurásia e tinha fácil acesso tanto a Europa,quanto a áfrica,quanto á Ásia. Ele defendia a construção de ferrovias pra aumentar a mobilidade no continente e que poderiam interligar a Hearthland a várias partes do mundo. Quem dominasse a Hearthland dominaria o mundo(lembrando que os EUA não era nada nessa época,então o “mundo” era Europa,Ásia e África,praticamente).
Mas aí vem Spykman,depois da 2
Guerra Mundial,pra contradizer o Makinder. Primeiro ele vai dizer que o tamanho de um país não importa,importa a eficiência dele,tipo a Rússia que perde a Guerra pro Japão quibando loucamente a teoria do Makinder de que tamanho=força. Ele vai tentar encontrar uma solução a questão levantada pelo Makinder. Porque realmente a Hearthland era o boi supremo,só que agora ela fazia parte da URSS então era necessário isolá-la,pra evitar que ela saísse espalhando o comunismo por aí. Ele dá a idéia da criação do “cordão sanitário” em torno da URSS e tenta sufocá-la,prende-la,dentro do continente,restringindo o acesso dela ao mar,daí vai vir o controle americano sobre rios,canais e regiões ao redor da URSS pra impedi-la de se expandir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais