Buscar

EXERCICIO INTRODUÇÃO À REDES

Prévia do material em texto

EWERTON CLEY DA SILVA NASCIMENTO
EXERCÍCIOS: QUESTÕES SEÇÃO 1,2 e 3
MANAUS
2018
EWERTON CLEY DA SILVA NASCIMENTO
MATRICULA:18234160
EXERCÍCIOS: QUESTÕES SEÇÃO 1,2 e 3
Exercício avaliativo do Curso: Tecnologia em Redes de Computadores do Centro universitário do norte UNINORTE LAUREATE de Manaus ,como requisito parcial para obtenção de nota em Introdução à redes de computadores..
Professor: Alberto Vilaça
MANAUS
2018
 KUROSE | ROSS - 6a edição
Exercícios de fixação e perguntas Questões de revisão do Capítulo 1 
SEÇÃO 1.1 
R1. Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final? 
R= Não existe diferença entre hospedeiros e sistemas finais, alguns exemplos são, Tvs, laptops, consoles para jogos, telefones celulares, webcans, automóveis, dispositivos de sensoriamento ambiental, entre outros. Um servidor web também é um sistema final pois ele fica nas bordas da rede, portanto ele recebe e envia informação para outros conectados na internet.
R2. A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Como a Wikipedia descreve um protocolo diplomático? 
R= Em diplomática do protocolo são as fórmulas iniciais de um documento com valor legal. A expressão vem do protocollum latino medieval 1 e isso, por sua vez, do grego, o que significou o primeiro plagula (folio) de um papiro.
Embora coincidam em boa parte, não deve confundir-se com outros significados da palavra " protocolo " em relação à diplomacia (relações internacionais).
Sua introdução na linguagem do diplomático é devido a Theodor von Sickel, que o usou para identificar as partes introdutórias e conclusivas dos documentos públicos. Dado que a parte final de um documento tem uma forma e divisão diferentes do inicial, a expressão protocolo inicial e protocolo final foi inventada, especialmente no campo francês 2 , mas como o termo protocolo está relacionado ao primeiro, foi decidido citar outra expressão para se referir às partes finais de um documento, isto é, o escatocolo . 
R3. Por que os padrões são importantes para os protocolos? 
R= Cada protocolo precisa ser padronizados pois eles precisam ser interpretados corretamente pelas linguagens dos sistemas que iram recebe-los, portanto quaisquer divergência pode acarretar em erros de comunicações.
SEÇÃO 1.2 
R4. Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel. 
R= Na residência temos, o acesso a Dial-up, DSL e via cabo. Na infraestrutura corporativa temos o Wi-fi e Ethernet. E nos telemoveis temos 3G/4G.
R5. A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê? 
R= HFC é uma rede hibrida portando na sua estrutura fibra ótica e cabo coaxial. A taxa dessa transmissão é compartilhada entre os usuários, portanto existe a chance de colisões, porém é um porcentagem muito baixa, pois para evitar essas colisões é criado um protocolo de acesso múltiplo distribuído.
R6. Cite as tecnologias de acesso residencial disponíveis em sua cidade. Para cada tipo de acesso, apresente a taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados. 
R= Fibra ótica – 10 megas down 10mbit/s Up 3mbit/s, mensal 699,00
 = DSL Oi – 15 megas Down 15mbit/s Up 1mbit/s mês 129,90
 = Coaxial – 10 megas Down 10mbit/s Up 1mbit/s mês 169,00
R7. Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? 
R= As taxas podem ser entre 10,100, 1000 Mbit/s, ou até mesmo 10 Gbit/s.
R8. Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet. 
= O meio mais comum e utilizado é por meio de fios par-trançados, é mais barato e de fácil acesso, tem também via cabos coaxiais, fibra ótica e via transmissão de Rádio.
R9. Modems discados, HFC, DSL e FTTH são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma faixa de taxas de transmissão e comente se a taxa de transmissão é compartilhada ou dedicada. 
R= Modem discado tem transmissão de até 56Kbps, largura de banda dedicada.
 = FTTH: 100 Mbps dedicado
 = HFC: transmissões de 3~50 Mbps com largura da banda compartilhada
 = DSL: com transmissões de até 15 Mbps e sua banda é compartilhada existe também o DSL 2/2+ que pode chegar até 24 Mbps porem ambas com up de 1 Mbps.
R10. Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas. 
R= Tecnologia 3g/4g, utilizada para comunicação em telefones celulares entro outros dispositivos, possui áreas de coberturas amplas de 10 quilômetros ou mais dependendo da localização de sua estação/base. 
= Wi-Fi com dispositivo que se conecta a rede permitindo conexões sem fim com ondas que se dissipam através do ar, notebooks e celulares fazem um grande uso dessa tecnologia.
= WiMax,  (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas) tem alcance de longa distância 50km que proporciona compatibilidade no padrão IEEE 802.16.
SEÇÃO 1.3 
R11. Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R2 , respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena-e-reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento.
R= Obs: Origem 6 pacotes, sendo 3 para R1 e 3 para R2.
Com base no texto explicativo do livro e na figura que ilustra (1.11). 
Os pacotes em comprimento L, percorridos em R1 e R2 armazena-e-reenvia. Serão 8L/R.
Sabendo que enquanto o comutador recebe o 1º pacote por completo, armazena e só depois reenvia, esperando o 2º chegar para poder liberar o 1º, assim segue , até que por fim passe L1,L2 ,L3,L4,L5 e L6.
R12. Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos? 
= As vantagens de uma rede de comutação d e circuitos é que um “caminho” na rede estará reservado, e a taxa de transferência é constante, na comutação de pacotes se o caminho estiver congestionado ocorrerá um atraso por conta da espera para o envio. A vantagem do TDM é que não há perda de recursos durante o tempo, já que todos os recursos estarão disponíveis o tempo todo para a transferência em um determinado momento e no FDM como existe a reserva, nem sempre os recursos serão utilizados a todo momento, ficando ociosos em alguns momentos.
R13. Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbits/s e que cada usuário transmita continuamente a 1 Mbit/s, mas cada um deles transmite apenas 20% do tempo. 
a. Quando a comutação de circuitos é utilizada, quantos usuários podem ser admitidos?
R= No Maximo 2 usuáros
b. Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes. Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitirem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três usuários transmitirem ao mesmo tempo?
R= Não haverá fila no caso de 2 ou menos usuários porque a soma dos bytes que estão sendo transmitidos pelos 2 usuários (2 Mbps) não excede a capacidade do canal.
 
c. Determine a probabilidade de um dado usuário estar transmitindo.
 R= 20%
d. Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a qualquer momento, os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine a fração de tempo durante o qual a fila cresce. 
R= (0,2)^3 = 0,008. A fila cresce quando todos os usuários estão transmitindo,a
fração de tempo que a fila cresce (que é igual a probabilidade de todos os 3 
usuários estarem transmitindo simultaneamente) é 0.008.
R14. Por que dois ISPs no mesmo nível de hierarquia farão emparelhamento? Como um IXP consegue ter lucro? 
R= Quando dois ISPs são emparelhados, isso em geral e feito em acordo, ou seja nenhum ISPs paga o outro os ISPs de nível 1 tambem são emparelhados uns com os outros, sem taxas.
Como um IXP consegue ter lucro?
R= Nesses mesmos termos, uma empresa de terceiros pode criar um ponto de troca da internet IXP quase sempre em um prédio isolado com seus próprios comutadores, que e um ponto de encontro onde vários ISPs podem emparelhar. Existem cerca de 300 IXP na internet hoje.
R15. Alguns provedores de conteúdo criaram suas próprias redes. Descreva a rede da Google. O que motiva os provedores de conteúdo a criar essas redes?
R= A Rede do Google é dividida em grupos para que você possa ter mais controle sobre onde seu anúncio será exibido:
Rede de Pesquisa: páginas de resultados de pesquisa do Google, outros sites, como Google Maps e Google Shopping, e sites de pesquisa que fazem parceria com o Google para exibir anúncios.
Rede de Display: sites do Google, como YouTube, Blogger e Gmail, além de milhares de websites parceiros em toda a Internet.
Por padrão, as novas campanhas de publicidade são configuradas para exibir anúncios em toda a rede para que os anúncios tenham máxima visibilidade.
Se você não estiver gerando um retorno do investimento satisfatório com determinada área da rede, poderá excluir sites específicos da Rede de Display ou alterar as configurações de rede da sua campanha de publicidade para ativar ou desativar cada uma das redes.

Outros materiais