Buscar

Resumo de Geografia 1º TP (Herbert Silva)

Prévia do material em texto

Resumo de Geo 1º testão 
Relações Internacionais são discussões ambientais, sociais e politicas que visam resolver os problemas mundiais. as Relações Internacionais sempre existiram mas só começaram a ser estudadas a partir da 1ª Guerra Mundial, porque o mundo queria evitar que novamente houvesse guerra pois elas eram prejudiciais à humanidade visto que durante um conflito um pais tem gastos bélicos muito grandes e as vezes não consegue realizar comercio pois o inimigo bloqueia as rotas comerciais. Antes da 1ª GGM, somente os estadistas e militares discutiam sobre as RI. Esse período foi simultâneo ao da 1ª Revolução Industrial e por isso os países estavam com armas mais poderosas e devastadoras, logo a população, preocupada com o risco de uma nova guerra, começou a discutir sobre as RI e foram constituídos diplomatas como forma de mediação entre os países.
As Relações Internacionais são divididas em 2 teorias:
1ª: Teoaria Realista (pessimista): O Estado é o único que discute esse assunto
2ª: Teoria Liberal (otimista): ONG’s e agencias internacionais de investimento também são responsáveis por essa discução. *Agencias internacionais de investimento são agencias que classificam os países quanto o quão seguro são os investimentos feitos nele.
O Estado começa a ser desenvolvido a partir da idade moderna (matéria de historia desse bimestre) mas antes disso já existia algo parecido, como exemplo os clães: grandes famílias que se juntavam e eram auto-independentes, so que se diferenciavam dos Estados pois NÃO tinham um poder principal (governante). O Estado é constituído por classes sociais. Chega um momento que uma delas se revolta e toma o poder, realizando obras q irão trazer benefícios para si. Interessa ao Estado que seja Hegemonico, ou seja, que aja um bem-estar aparente para todos para que não ocorra conflitos. A formação do Estado está ligada ao poder militar pq por mais que um pais seja hegemônico, tem que haver esse poder para manter a ordem. Entretanto o poder militar não pode ser coercitivo e sim concensitivo para que se tenha a paz. Um exemplo de coerção é o que ta ocorrendo na Assíria cujo ditador não estava mais sendo apoiado pelo povo e por isso sua hegemonia foi ameaçada. O Concenso é a legitimação para a liderança. Os Estados são tanto concensitivos quanto coercitivos, são concencitivos para manter a hegemonia mas tbm são coercitivos pos manipulam a população para que façamos o quer for de interesse dele, ou seja, nos torna alienados.
Identidade Nacional: é o patriotismo, sentimento de unidade nacional. Para que se tenha esse sentimento entre a população foi criado pelo Estado as instituições do governo como exemplo as escolas e a igreja. Um evento importante na formação dos Estados Nacionais foi a a união do rei com a burguesia e a separação dos Estados com a Igreja. A união rei-burguesia foi sendo substituída para somente burguesia tendo em vista as Revoltas Burguesas que levaram a burguesia ao poder. A burguesia presente nas colônias dos países europeus fizeram com que a população se revoltasse contra o colonizador o expulsando e assim a burguesia também tomou o governo em todas as colônias (com excessão do Haiti que foram os escravos que tomaram o poder).
*Tratado de Vest Falia: foi um tratado feito em 1648 que acabou com a guerra dos 30 anos e visava a formação de acordos internacionais. Ele afirma que os países são independentes e iguais no que diz respeito aos direitos e deveres, tbm dizia que os Estados são laicos. Esse tratado foi o 1º passo para o direito internacional. Existem dois tipos de direitos internacionais:
D.I.P. ( direito internacional publico) uma de suas clausulas diz que os países tem soberania marítima sobre ate 200 milhas de sua costa.
D.I.P.R.I. ( direito internacional privado) uma de suas clausulas diz que se alguém cometer um crime fora de seu pais ele tem que ser julgado e pagar pelo crime.
Quase-Estados ou Paises Falidos: são países que não têm condição de se manterem sozinhos e dependem de ajuda internacional ex: países da Africa.
*Estabilidade Empirica ( soberania positiva) o próprio pais é capaz de se manter mas pode receber ajuda interna.
*Estabilidade Juridica ( soberania negativa): são países fechados ex: Coreia do norte, Irã, China...
Monitor de Geo: Herbert Silva
Ai galera essa foi a matéria do Braga... a do Ivan ta em power point no email... estudar também os pensadores da politica do Estado que ta no cap 3 do livro so não coloquei aki no resumo pq ele não deu e eu não sei o que ele vai focar sobre esse assunto então porrem isso pelo livro.
Boa sorte UNO-UNO! Bom ventos e bons mares e que o Senhor vos abençoe!!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes