Buscar

O BOI INFINITO DE GEO!!!!

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 º TESTE DE GEOGRAFIA II – PROFESSOR BRAGA - 2010
1- Observe a charge abaixo:
As ideologias são instrumentos políticos poderosos na condução de uma sociedade. Por seu intermédio é possível construir explicações que justifiquem a realidade tal como ela é percebida e vivida.
Em relação a esse conceito, analise as informações abaixo.
A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de indivisão social e de diferenças naturais entre os seres humanos.
Nos regimes democráticos o uso da força não desempenha funções de sustentação de grupos que ocupam o poder, já que essa prática é típica de governos totalitários.
A ideologia opera por inversão, isto é, coloca os efeitos no lugar das causas, operando no inconsciente, fabricando ideias e falsas causalidades.
A ideologia pode transformar a realidade num conjunto coerente de experiências sociais, ocultando as contradições da vida social.
Assinale a opção correta.
a)apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d)apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. 
3-“Cinema: o jardineiro fiel. Diretor: Fernando Meirelles. Alemanha/Inglaterra. O filme retrata o poder dos laboratórios farmacêuticos multinacionais no continente africano, seus interesses e a forma como operam, em especial no tocante às pesquisas e ao uso de cobaias humanas para o desenvolvimento de novos medicamentos”.
O enredo do filme relaciona-se ao contexto contemporâneo, por:
a)expressar os esforços das empresas multinacionais para melhorar as condições de saúde dos povos africanos, ameaçados por pandemias.
b)recriar, no mundo da ficção,os choques culturais entre a política de contenção das pandemias pelo ocidente frente às resistências dos povos africanos.
c)associar o continente africano como o cenário exclusivo das pandemias, reforçando os hábitos desses povos como propagadores de tais problemas.
d)evidenciar a eficiência dos laboratórios farmacêuticos no combate à doenças que assolam regiões pobres como o continente africano.
e)chamar à atenção para os valores e ideias utilizadas pelas empresas farmacêuticas, para justificar a condução de sua política na busca de novos medicamentos. 
4—A CNN pode ser citada como uma das principais redes mundiais de comunicação. Ao utilizar-se da cobertura dos satélites tem como interesse:
a)garantir a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais, permitindo a democratização das informações.
b)defender a independência jornalística dos conteúdos da informação e dos interesses geopolíticos dos principais governos do mundo.
c)contribuir para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.
d)estabelecer uma rede de cooperação entre as diferentes culturas através da criação de um mercado mundial de informações.
e)implantar uma rede de comunicação livre dos interesses políticos e culturais dos países que dominam as tecnologias informacionais.
6- A etimologia da palavra hegemonia refere-se a um “decalque latino da palavra grega EGEMONÍA, que significa ‘direção suprema’, usada para indicar o poder absoluto conferido aos chefes dos exércitos, chamados precisamente EGEMÓNES,isto é, condutores, guias. 
 Este é um conceito importante para as Relações Internacionais, principalmente quando estendemos sua compreensão ao caso das relações interestados.
Sobre a aplicabilidade do conceito de hegemonia podemos afirmar que
a potência hegemônica exerce sobre as demais uma preeminência não só militar, como também frequentemente econômica e cultural,inspirando-lhes e condicionando-lhes as opções, tanto por força do seu prestígio como em virtude do seu elevado potencial de intimidação e coerção.
ao estabelecer os padrões de produção, comércio, finanças e cultural no Sistema Internacional, a potência hegemônica não encontra rivais em nenhum desses padrões.
a ausência de governo central no Sistema Internacional não causa desordem, pois na teoria da estabilidade hegemônica, as relações de cooperação não necessita da presença de um hegemon.
 a hegemonia só é consolidada a partir da liderança moral e intelectual, não exigindo da potência o uso de medidas coercitivas para estabelecer seus interesses no mundo.
A teoria dos ciclos hegemônicos concebe as relações internacionais como uma ascensão e queda de hegemones e os Estados Unidos representariam a crise de um modelo, já que, após o fim da Guerra Fria, o mesmo perdeu influência em todas as instâncias de poder. 
7- As teorias políticas clássicas concentraram o seu interesse nas relações internas entre os governantes e a sociedade em geral. Tais teorias foram pautadas nas análises de importantes pensadores sobre o Estado. 
Observa as proposições abaixo:
Para Thomas Hobbes – desde os tempos primitivos os homens lutam entre si e o medo e a insegurança teriam tornado necessário o Estado Forte.
Para John Locke a liberdade dos homens subsiste como contraponto do poder do soberano. Os homens fizeram um contrato entre si, estabelecendo sociedade civil e governo.
Segundo Montesquieu todo governo deveria estar baseado numa constituição e o voto de todos os cidadãos limitaria o poder dos governantes. 
Rousseau advogava o sufrágio universal, criticando o papel da burguesia e os pressupostos da sociedade capitalista.
Segundo Nicolau Maquiavel o estadista deve ser temido e amado pelos seus governados, para isso não deveria separar a política da moral na condução de sua política doméstica.
Assinale a opção correta.
a)apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c)apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d)apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)apenas a afirmativa III está correta.
8--“A partir da Segunda Guerra Mundial, a sociedade internacional passou a incorporar um grande número de novos e fracos Estados. Poderiam ser considerados juridicamente iguais, mas, na prática, a maioria não apresentava as características clássicas de um Estado-nação europeu. Hoje, a Organização das Nações Unidas engloba em seus quadros quase todos os Estados reconhecidos do mundo. Num planeta com cerca de 200 Estados, 189 participam desta Organização. E é neste fórum que os problemas com os chamados por Robert Jackson de ‘quase-estados’aparece de forma mais clara. Na ONU, estão representadas não só as grandes potências, mas também os territórios reconhecidos como verdadeiros Estados soberanos, mas que nem de longe manifestam as características de um”.
(RODRIGUES, Simone.Inserção internacional de Quase-Estados no século XX: A política das Nações Unidas. In: Revista Cena Internacional. 3 (1): 133-152 [2001]).
A leitura do trecho acima reforça a diversidade da situação política de um grande número de Estados nas Relações Internacionais.Tomando como base as idéias de Robert Jackson, pode-se concluir que
a)o “status” jurídico de Estado só é concedido aos países que apresentam uma base econômica saudável e instituições políticas eficientes, situações ausentes em boa parte do continente africano.
b)a existência dos “Quase-Estados” não ameaça a segurança internacional, já que a sua concentração restringe-se preferentemente as regiões periféricas do mundo, onde as guerras civis desestabilizam as frágeis sociedades.
c)a condição empírica de um Estado está pautada no seu reconhecimento formal e legal por outros Estados, possibilitando sua inserção na esfera das Organizações Internacionais como a ONU. 
d)o processo de descolonização da África e da Ásia promoveu um número elevado de Estados à condição jurídica, fato que possibilitou a consolidação das bases sócio-econômicas
desses novos países.
e)a estatidade empírica, pressupõe aqueles Estados que não apenas gozam do direito de não-intervenção e de outras imunidades internacionais, mas também possui os recursos para prover bens políticos para seus cidadãos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais