Buscar

Questoes reserva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de GEO – 4a Teste Periódico – Profa. Valesca
1a QUESTÃO: 
1.1)O dissidente chinês Liu Xiaobo obteve, nesta sexta-feira, o Prêmio Nobel da Paz 2010, devido ao uso da não-violência na defesa dos direitos humanos, no seu país natal. A China reagiu duramente, qualificando a decisão de uma “blasfêmia” ao próprio prêmio.
Folha de S.Paulo, 08/10/2010
 
A conquista do Prêmio Nobel pelo ativista chinês, que participou das manifestações ocorridas na Praça da Paz Celestial, em Pequim, e duramente reprimidas pelo governo em 1989, deixam claras as contradições com as quais a China se depara no início do século XXI, porque,
 
I. a abertura econômica, a partir de 1978, acabou com o coletivismo dos tempos maoístas e foi responsável pelo crescimento do PIB chinês, favorecido pelos investimentos estrangeiros no país.
II. ao assumir o governo, Deng Xiaoping combinou abertura econômica com totalitarismo político e, mesmo constatando o crescimento desigual no interior da China, tem resolvido os impasses políticos por meio de negociações pacíficas.
III. o paradoxo entre o totalitarismo político e adoção de liberdade de mercado na China tem desgastado as instituições de poder, que recorrem ao exercício da força para conservar o poder diante de um país influenciado pela economia de mercado.
 
É correto afirmar que
 
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente I e II estão corretas.
d) somente I e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
1.2) Observe a charge.
 
Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.
 
A partir da observação da charge, analise as afirmações a seguir:
 
I. A China ocupará um lugar de destaque no mapa geopolítico do século XXI.
II. A ascensão chinesa, a longo prazo, não incomoda especialmente os EUA.
III. As economias chinesa e americana não são dependentes uma da outra.
IV. Os chineses não se sentem ameaçados pelos americanos, em seus direitos históricos sobre a ilha de Taiwan.
V. Os EUA temem que a expansão econômica da China acabe produzindo um aumento da capacidade militar chinesa.
 
Estão corretas apenas as afirmações:
 
a) I e IV.
b) I e III.
c) IV e V.
d) I e V.
e) II e IV.
1.3)"A ascensão da China como superpotência comercial, após sua filiação à Organização Mundial do Comércio (OMC), já está provocando ondas na América Latina".
	Fonte: Adap. "Financial Times", 26/09/2003.
A esse respeito está correta a seguinte afirmação:
a) O acesso ao mercado mundial tem permitido aos fabricantes chineses difundirem seus produtos, apesar de perderem para seus concorrentes latinos em setores como brinquedos, têxteis e commodities.
b) Ao mesmo tempo em que os fabricantes chineses derrubam seus concorrentes latinos em setores como calçados, brinquedos e têxteis, aumenta significativamente a demanda chinesa por minério de ferro, cobre e soja da América Latina, elevando os seus preços.
c) A demanda aparentemente insaciável de Pequim por trigo, soja e minério de ferro importados dos países ricos do norte, tem provocado a elevação contínua dos preços desses produtos, prejudicando a pauta de importação latino-americana.
d) A inserção da China no comércio latino-americano está contribuindo para as ondas de crescimento econômico positivo verificadas em países que diversificaram sua base de exportação, a exemplo do México.
e) As ondas mencionadas no texto referem-se aos recuos das exportações de países como a Argentina e Brasil que estão perdendo, para os chineses, algumas das empresas mais eficientes do mundo em mineração e agribusiness.
1.4)Observe o mapa a seguir.
Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.
	"Veja" 9/8/2006. [adapt.]
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura territorial da China.
I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.
II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo.
III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.
IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.
V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Thung.
Estão corretas apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) I, III e V.
1.5)Dificultando o sonho do governo dos Estados Unidos de consolidar nas Américas um bloco econômico que abranja os mercados desde o Alasca à Patagônia, formando de fato a ALCA - Área de Livre Comércio das Américas - e sob a sua regência, há atualmente alguns obstáculos, como:
I. A permanente ameaça da guerrilha e do narcotráfico na Colômbia.
II. A tendência de avanço do modelo socialista pelas ilhas do Caribe.
III. As constantes posições contrárias do Canadá no campo político e econômico nas rodadas de negociação e nas reuniões da ONU - Organização das Nações Unidas.
IV. A busca de fortalecimento do Mercosul como um mercado regional.
V. A atual tendência de oposição representada pelo governo da Venezuela, um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do ocidente.
As afirmativas que representam um obstáculo para as intenções norte-americanas de consolidação da ALCA estão contidas em:
a) I , IV e V
b) II, III e IV
c) I e II
d) II, III e V
e) I, III e IV
1.6) Criada em 1960, pelo Tratado de Montevidéu, a Aliança Latino-Americana de Livre Comércio surgiu fortemente inspirada pelos tratados de Roma que deram origem a bem-sucedida Comunidade Econômica Europeia. Em 1980, a Alalc se ampliava por meio da Aladi(Associação Latino-Americana de Desenvolvimento Integrado).Com base no enunciado marque a alternativa INCORRETA.
Esses órgãos regionais surgiram como uma consequência das influências da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), cujas ideias desenvolvimentistas, tinham como meta ampliar a política de substituição das importações dos países latino-americanos.
A integração econômica da América Latina se iniciou pela região mais importante, política, econômica e socialmente, o chamado Cone Sul, congregando a Argentina e o Brasil, com a adesão do Chile e do Paraguai, em 1999.
A Colômbia, a Bolívia, o Equador e a Venezuela, estimulados pelo projeto de redução de tarifas e não pretendendo se distanciar, criaram, em 1969, o Cone Sul, com o objetivo de promover a integração econômica entre os países latino-americanos.
Os problemas inerentes à realidade sul-americana tiveram forte peso no fracasso dos dois institutos integracionistas, como a pobreza extensiva de sua população, elevado índice de analfabetismo, histórica estrutura latifundiária, gritantes desníveis sociais, instabilidade política etc.
O único resultado favorável alcançado pela política de integração dos dois organismos foi a diminuição de tarifas alfandegárias no comércio entre os países membros, mas beneficiando basicamente grandes empresas, nacionais e transnacionais.
1.7) A Cúpula das Américas surgiu em 1994, por iniciativa norte-americana. Os EUA criticavam
a OEA (Organização dos Estados Americanos), que reúne todos os 34 países do hemisfério, exceto Cuba, e desejavam implantar a ALCA( Área de Livre Comércio das Américas).
Exercitando o papel de líder dos países da ALBA (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América) Hugo Chávez prometeu que “até as pedras falarão”, na quinta reunião da Cúpula das Américas, contra o bloqueio americano a Cuba e a favor de sua reincorporação à OEA. Criada em 2004, a ALBA é formada por Bolívia, Honduras, Venezuela, Dominica e Cuba.
 Adaptado da Folha de São Paulo,12/04/2009.
As divergências entre a ALBA e a OEA refletem mudanças nas relações entre os países americanos na atualidade. De acordo com a notícia, essas mudanças se vinculam ao seguinte contexto político: 
(A) valorização do pan-americanismo frente à projeção da União Europeia. 
(B) resistência de governos nacionalistas às pressões hegemônicas externas.
(C) criação de regiões de livre-comércio contrárias à globalização econômica.
(D) aplicação do protecionismo alfandegário à exportação de produtos primários.
1.8) A consolidação do MERCOSUL seguiu a tendência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Ar­gentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a alternativa INCORRETA.
a) Contando com uma população de 216 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares, o Mercosul é o mais ativo bloco de integração econômica exclusivamente latino-americano.
b) O Chile e Bolívia, membros associados do Mercosul, assinaram tratados para a sua participação nessa zona de livre comércio, mas evitam ingressar integralmente, atraídos pela perspectiva de concretização da Alalc.
c) A crise econômica da Argentina, em 2001, foi um dos maiores obstáculos, até hoje, para o MERCOSUL, repercutindo negativamente nos países integrantes e ameaçando o futuro do próprio bloco.
d)O Brasil e a Argentina já tiveram problemas nas discussões relativas aos setores automotivo e sucro-alcooleiro, o que não impediu o avanço em outras negociações dentro do MERCOSUL.
e)A crise argentina, em 2001, causou acentuada queda do PIB dos países do MERCOSUL, mesmo assim a economia brasileira manteve-se estável, aumentando, consideravelmente, suas exportações para o Uruguai e o Paraguai.
1.9)Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado o gráfico.
Sobre esses investimentos, é correto afirmar:
 
a) Destinam-se, principalmente, à produção de matéria-prima no Brasil, destacando-se minério de ferro e soja.
b) Originam-se, principalmente, da falta de qualificação da mão de obra no setor agrícola, na China, nos últimos anos.
c) Devem-se à necessidade de a China diversificar e expandir sua indústria pesqueira para além do Sudeste asiático.
d) Concentram-se na produção pecuária, visando atender à crescente demanda de sua carteira de negócios no mercado norte-americano.
e) Relacionam-se à flexibilização da legislação trabalhista brasileira, que tem atraído investimentos chineses, sobretudo para o setor de biotecnologia.
10)A China, ou melhor, a "nova" China, possui uma superfície superior a 9,5 milhões de km£ e uma população que já supera 1,2 bilhão de habitantes. Se de um lado sua população cresce em torno de 1% ao ano, sua economia bate recordes e seu PIB já atingiu a cifra de US$ 1 trilhão.
A respeito do "Império do Centro", assinale a alternativa INCORRETA:
a) A China se firma cada vez mais como parceira comercial do Brasil (soja, aço, minério de ferro), assim como em cooperação técnico-científica (satélites artificiais).
b) A abertura econômica chinesa, embora tenha acirrado as tensões políticas no interior do PCC (Partido Comunista Chinês), está se dando de forma segura, de modo a não repetir o insucesso da antiga URSS.
c) As Zonas Econômicas Especiais, como é o caso de Hong Kong, foram criadas e instaladas junto ao litoral para abrigar investimentos externos, no contexto de uma "economia socialista de mercado", sem contudo "contaminar" o socialismo nas províncias do interior.
d) A reintegração de Hong Kong, Macau e Taiwan significou o coroamento do movimento de unificação nacional e de libertação da exploração imperialista, perseguido desde 1949 por Mao Tsé-tung e encerrado em 1997 por Deng Xiaoping.
e) Apesar dos números favoráveis de sua economia, a China ainda convive com uma série de dificuldades sociais (desemprego, êxodo rural) e políticos (desigualdades regionais) que poderão, no futuro, significar sérias dificuldades para o governo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais