Buscar

Questoes 3PP 2cham

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de GEO – 3a PP (2a Chamada) – Profa. Valesca
1a QUESTÃO: 
1.1)Analise os quadrinhos, referentes à questão 1.1.
 
 
Imagem disponível em: <http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_01_01_archive.html> Acesso em: 25 set. 2010.
 
Sobre o contexto da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:
 
a) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunificação do Vietnã.
b) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas.
c) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.
d) a definição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve conflito bélico entre as partes envolvidas.
e) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunificação do país sob o regime comunista.
1.2)Em 20 de julho de 1969, o mundo acompanhou maravilhado o desembarque dos astronautas
da missão Apollo 11 em solo lunar. No dia seguinte, o jornal New York Times abordaria o evento de um ponto de vista exterior à humanidade, estampando poesia na primeira página: “Homens andam na Lua”. Algumas linhas abaixo, o jornal trazia a celebre frase pronunciada por Neil Armstrong ao pisar em solo lunar: “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade”.
 
Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a chegada do homem à Lua, podemos considerar:
 
(I) A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo.
(II) Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra.
(III) Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial norte-americana
– e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança.
(IV) Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
(V) A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS, que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas.
 
a) I e II estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) II, III e V estão corretas.
d) I, III e V estão corretas.
e) Todas as afirmações estão corretas.
1.3) Assinale a alternativa que melhor define a Guerra Fria.
 
a) Política de “paz armada”, desenvolvida pelas potências internacionais no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, da qual resultaram tratados de alianças como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
b) Estado de tensão permanente entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco socialista, liderado pela União Soviética, resultante da disputa entre essas duas potências por uma posição hegemônica no contexto internacional, no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
c) Tensão militar ocorrida entre Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comércio do Mar do Norte.
d) Estratégia desenvolvida pelos Estados Unidos, no âmbito de sua política internacional, visando conter a expansão imperialista da União Soviética, nação que emergiu da Segunda Guerra Mundial como a maior potência econômica e militar do mundo.
e) Choque ocorrido entre os países industrializados europeus entre o final do século XIX e o início do século XX, em razão da disputa por colônias na África e na Ásia.
1.4) Leia com atenção os textos
 
I. “A política internacional do pós-guerra apresenta duas características que a distinguem de todos os períodos anteriores: a universalidade das relações entre Estados e a bipolarização do poder planetário. A universalidade das relações entre Estados é fruto da desagregação definitiva dos impérios coloniais. A descolonização da Ásia e da África, que se iniciara no entreguerras, praticamente se completa na década de 60. O aparecimento de dezenas de novos países independentes cria, pela primeira vez, uma diplomacia efetivamente mundial”.
 
II. “A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados”.
 
III. “Comandando direta ou indiretamente dezenas de Estados abrigados em suas áreas de influência, as superpotências encetam uma disputa pela hegemonia mundial que tem repercussões nos planos político, econômico e propagandístico. [...] A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstâncias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força”.
 
(Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, Relações Internacionais 1945 a 2000. São Paulo: Moderna, 2002. Adaptado.)
 
Os textos referem-se, respectivamente, a:
 
a)I. Organização das Nações Unidas (ONU);
 II. Inglaterra e França;
 III. Doutrina Monroe.
b)I. Organização das Nações Unidas (ONU);
 II. Estados Unidos e a União Soviética;
 III. Guerra Fria.
 
c)I. Organização dos Estados Americanos (OEA);
 II. Reino Unido e Japão;
 III. Plano Marshall.
 
d)I. União Europeia;
 II. Canadá e EUA;
 III. Doutrina Truman.
 
e)I. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN);
 II. Alemanha e França;
 III. Conferência de Potsdam.
�
1.5) “A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou North Atlantic Treaty (NATO) foi criada em 1949, como um grande sistema de defesa multinacional, que reuniu as forças militares dos Estados Unidos, do Canadá e de vários países da Europa.”
 
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO,Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. TERRITÓRIO E SOCIEDADE no mundo globalizado. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005, p.84.
 
Sobre a OTAN, assinale a única afirmativa CORRETA.
a) Criada no contexto da Guerra Fria, a OTAN tinha como principal objetivo garantir o sucesso do Plano Marshall na reconstrução dos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial.
b) Com o desmoronamento do bloco socialista no final dos anos 1980, a OTAN perdeu sua razão de existência e encerrou suas atividades.
c) A Rússia finalmente rendeu-se ao projeto dos Estados Unidos para a instalação de elementos de um escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca.
d) A OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objetivo paralelos, no domínio político-militar aos do Plano Marshall no domínio político-econômico.
e) Com o aval da Rússia, a OTAN decidiu ampliar-se até os Bálcãs Ocidentais, a região mais instável da Europa, admitindo como novos membros da Organização a Ucrânia e a Geórgia.
1.6) A foto a seguir diz respeito ao incidente que aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em 1962. Considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Kruschev ao atender às exigências do presidente norte-americano John Kennedy:
 
Kruschev e Kennedy reunidos em 1961. Disponível
em: http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml. Acesso em 13/09/2010.
 
a) Glasnost.
b) Plano Marshall.
c) Criação da OTAN.
d) Criação da Détente.
e) Crise dos mísseis em Cuba.
2)Caracterize a guerra fria a partir do enfoque das duas organizações militares criadas nesse período.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) A que período histórico se refere a frase a seguir? Explique.
“ A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstância sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força” 
								Henry Kissinger
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)"Caiu o muro. Na noite de 9 de novembro de 1989, uma quinta-feira cinzenta de outono, esta notícia se espalhou pelas duas Berlim, Ocidental e Oriental. Milhares de pessoas foram fazer o teste, foram ver para crer e passaram sem controle por uma das fronteiras mais sensíveis e bem defendidas do mundo, o muro de Berlim, que separou duas partes de uma cidade de mais de três milhões de habitantes e, mais do que isso, limitou dois mundos, dois sistemas políticos e econômicos antagônicos."
            
Adaptado de RAMALHO, Luís Antônio. "Caiu o muro, viva Gorbatchov", in: "Tempo e presença". Rio de Janeiro:CEDI,1990.
 
A derrubada do Muro de Berlim representa um dos momentos mais significativos do período conhecido como Guerra Fria (1947-1991). Quais fatores levaram a URSS, a fragmentação e extinção?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOLUÇÃO PADRÃO DA QUESTÃO 3
QUESTÃO 2
A duas organizações militares criadas nesse período foram a OTAN e o Pacto de Varsóvia. A primeira, liderada pelos EUA, objetivava defender militarmente defender todos os seus membros(EUA, Canadá e vários países da Europa Ocidental). A segunda liderada pela URSS, reunia diversos países de orientação socialista, com o mesmo objetivo da OTAN.
Nesse, sentido tais organizações constituíram-se em dois elementos-chave nos tempos de Guerra Fria e demonstraram que o confronto bélico seria entre blocos.
QUESTÃO 3
Guerra Fria. A situação de conflito era latente, a guerra poderia começar a qualquer momento; além disso, a posição não era somente entre duas superpotências mas entre dois sistemas socioeconômicos.
Entretanto, o próprio poder altamente destrutivo das superpotências, era baseado em armamentos nucleares, visto que este se usado com toda a sua capacidade, poderia ocasionar a extinção da espécie humana.
QUESTÃO 4
Com a ascensão ao poder do líder Mikhail Gorbatchev, a União Soviética iniciou uma mudança radical. Gorbatchev implantou a Glasnost (reestruturaçãopolítica) e a Perestroika(reestruturação
econômica), a fim de buscar melhorar a crise em que estava inserido devido à falência do Estado e à falta de investimentos tecnológicos. A União Soviética já vinha atravessando uma crise
intensa desde o início da década de 1980, Gorbatchev apenas iniciou a passagem desse país para uma nova realidade, o capitalismo. 
Posteriormente às mudanças na União Soviética,houve um forte processo de desmoronamento do bloco socialista do leste europeu, esse movimento passou a ser conhecido como efeito dominó e acarretou o movimento pró-democracia na região, marcada muitas vezes por conflitos sangrentos e fragmentação do território. O fim da guerra fria teve como marco a queda do Muro de Berlim,
símbolo maior da guerra fria, pois dividia um país em duas ideologias diferentes. A Alemanha posteriormente concretizou o projeto de reunificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando