Buscar

America Latina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As tentativas de integração regional na América Latina não são recentes e o Brasil sempre esteve presente. Em 1960, foi criada a ALALC, substituída pela ALADI, na década de 80. Mais recentemente, já na década de 90, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o MERCOSUL com a expectativa de que este bloco, considerado o 4Ž do mundo, possa dar resultados favoráveis.
Sobre a formação dessas organizações é correto afirmar que
a) tradicionalmente, sempre objetivaram aumentar as relações comerciais com os Estados Unidos e desse modo reforçar a ajuda norte-americana sobre o continente.
b) foram geradas na expectativa de frear a disputa entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, pelo domínio político e econômico sobre a América Latina.
c) foram incentivadas pelos Estados Unidos, como estratégia para reduzir o avanço das negociações comerciais entre o Mercado Comum Europeu e a América Latina.
d) representaram uma opção estratégica de sair da influência dos Estados Unidos e uma forma de inserir a América Latina na economia mundial.
e) reforçaram o papel dos países latino-americanos como fornecedores de matérias-primas industriais para as grandes potências do mundo capitalista.
"Um dos fatos mais importantes destes anos da década de 70 foi, sem dúvida, uma tragédia: a insurreição militar que em 11 de setembro de 1973 derrubou o governo democrático de Salvador Allende e mergulhou o Chile num banho de sangue."
		 (Eduardo Galeano. "As veias abertas da América Latina".)
Este acontecimento relaciona-se:
a) aos golpes de Estado promovidos pelos militares em países latino-americanos, com apoio dos Estados Unidos, na defesa de seus privilégios econômicos no continente.
b) ao projeto de integração latino-americana promovido pela OEA, que possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.
c) à política de militarização dos países da América Latina, que visava promover a integração econômica por intermédio da ALALC e impedir a internacionalização socialista de Cuba.
d) à política de direitos humanos dos Estados Unidos, que auxiliava os setores militares latino-americanos a incrementar a indústria nacional e promover reformas sociais nas áreas mais carentes do continente.
e) às ditaduras militares impostas por intermédio de golpes de Estado em países latino-americanos, que visavam impedir a interferência de potências estrangeiras e nacionalizar a economia.
Substituindo a ALALC - Associação Latino-Americana de Livre Comércio - foi criada a ALADI - Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio - com objetivos bem mais modestos do que a primeira e com a finalidade de integrar a economia da América Latina. Assim, a presença da ALADI
a) implicou em um aumento significativo das trocas entre os países industrializados como o Brasil, o México e a Argentina e os países produtores de matérias-primas minerais da área.
b) vem produzindo a articulação da economia pelo menos nos países industrializados da região com a Venezuela, grande exportadora de petróleo para o México e Brasil em troca de carros, eletrodomésticos e equipamentos ligados à informática.
c) já produziu a intensificação do comércio dos países industrializados da região com os países do Mercado Comum Centro-Americano que se tornaram importantes exportadores de produtos alimentícios.
d) implica apenas em uma tentativa de integração, sem resultados efetivos pelo desinteresse dos países industrializados como o Brasil que têm a liderança econômica nesta parte da América.
e) implica na existência de tentativas de integração, mas com grandes dificuldades, pois os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Japão comandam os fluxos comerciais mais importantes da região.
Desde o seu nascimento, em 1991, o MERCOSUL apresenta diferenças sensíveis em relação às antigas associações latino-americanas, pois amplia e diversifica o conceito de "integração", identificado, nos tempos da ALALC, como a constituição de uma zona de livre comércio e, já na fase da ALADI, como a criação progressiva de uma área de preferências comerciais. A atual concepção de integração, vigente no MERCOSUL, abrange
a) a redução das diferenças socioeconômicas entre todos os países da América do Sul a partir da influência dos países membros.
b) uma política defensiva dos países membros capaz de promover a substituição das importações oriundas dos países do hemisfério norte por produtos regionais similares.
c) a auto-suficiência dos países membros, de modo a reduzir a dependência tecnológica em relação às grandes corporações multinacionais.
d) a criação de acordos voltados para a complementação econômica entre os países membros, de modo a produzir, inclusive, um aumento de sua competitividade em nível internacional.
e) a criação de bases políticas sólidas nos setores agrícola e energético, de modo a garantir o pleno atendimento das necessidades internas dos países membros.
O sonho de união da América Latina é muito antigo. Bolívar foi o primeiro que formulou o ideal de integração americana. Várias propostas surgiram posteriormente até chegarmos ao Mercosul. Assinale a opção que contém um dos objetivos de Bolívar.
a) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente daria a origem à ALALC.
b) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.
c) Desenvolver a solidariedade continental em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com todos os países latino-americanos.
d) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e até lingüísticas entre os países latino-americanos.
e) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contra-ofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

Outros materiais