Buscar

PROVA BRUNO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso Aprov – Simulado de Geografia 				Professor Bruno Machado
Aluno:_____________________________________________ Data: _____________
01- (Unesp 2010) Compare o mapa que representa os maiores países do mundo em área com o mapa anamórfico da população absoluta de cada país.
População absoluta
A partir da comparação, pode-se afirmar que os principais países
que possuem as menores densidades demográficas são:
(A) Rússia, Canadá e Austrália.
(B) China, Índia e Canadá.
(C) Estados Unidos, China e Austrália.
(D) Argentina, Brasil e Índia.
(E) Estados Unidos, Índia e Brasil.
 
02- (Unesp -2008) Algumas atividades econômicas estavam intimamente ligadas ao meio urbano e outras, ao meio rural. Nos dias atuais, muitas transformações ocorreram nas relações cidade-campo, as quais alteraram as antigas estruturas locacionais das atividades econômicas.
Assinale a alternativa que revela essas mudanças.
(A) A agroindústria se fortaleceu e passou a gerar mais empregos do que a indústria urbana.
(B) O meio rural não pode mais ser considerado estritamente agrícola.
(C) Os dados de emprego e renda revelam que o turismo é a mais importante e rentável atividade rural da atualidade
(D) O modo de vida urbano invade o meio rural e faz desaparecer a figura do camponês.
(E) O bóia-fria é o grande responsável por essas mudanças, pois vive tanto na cidade como no campo.
03- (UNESP-2010)Correlacione os conceitos a seguir:
I. Urbanização;
II. Rede urbana;
III. Hierarquia urbana;
IV. Polarização e
V. Metrópole.
( ) As aglomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
( ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
( ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
( ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
( ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
(A) I, II, IV, V, III.
(B) II, V, I, III, IV.
(C) IV, III, I, II, V.
(D) III, IV, I, II, V.
(E) IV, I, V, II, III.
	
04- (UERJ-2009) O Globo, 21/06/2007
Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Milton SANTOS Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Com base no fragmento de texto, dois elementos contraditórios do processo de globalização capitalista estão identificados em:
(A) integração econômica e polarização social 
(B) liberalização do mercado e ampliação da participação política
(C) acesso ao consumo e redução relativa das distâncias espaciais
(D) formação de blocos econômicos e diminuição da renda média
05- (Uemg) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.
a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.
b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias primas.
c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.
d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.
06- (Ibmec) As principais Bolsas do mundo tiveram, a partir de julho, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:
a) O setor imobiliário e a construção civil nos Estados Unidos, que teve um grande boom nos últimos anos, não foram afetados pela crise. As ações desse segmento continuam a ser as mais indicadas pelos bancos e gestores de investimento.
b) A crise imobiliária foi encerrada com a quebra do Banco francês BNP Paribas que tinha vários fundos de investimento com recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos Estados Unidos, arrastando outros bancos.
c) A crise encerrou-se em julho quando o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Estados Unidos) e o Banco do Japão anunciaram o investimento de 94,8 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano, salvando 
várias empresas do setor e aumentando a oferta de crédito.
d) O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.
e) O Brasil foi atingido parcialmente pela crise na medida em que grandes corporações americanas e japonesas também investiram no mercado imobiliário brasileiro que vivia uma grande expansão nos últimos anos, com o grande crescimento da construção civil.
07- (Ufg) Os movimentos sociais contemporâneos são complexos, por confrontarem a estrutura social vigente. Por isso, necessitam compor forças organizando-se em rede. Nesse contexto, a rede atua como
a) instrumento de solidariedade política entre grupos que questionam as desigualdades da globalização.
b) elemento de análise dos grupos que sugere os caminhos para atingir as mudanças.
c) meio de fortalecer uma ação questionadora organizada para formar uma consciência de cidadania.
d) forma de criação de parcerias internacionais para potencializar a intervenção política.
e) mecanismo de suporte financeiro de organizações que controlam as políticas dos lugares.
08- (Puc-mg) A economia globalizada caracteriza-se por extrema movimentação de capitais, que circulam diariamente por diferentes mercados financeiros do mundo. Em muitos casos, esses capitais direcionam-se para investimentos produtivos; porém, em grande parte essa movimentação tem caráter especulativo, que pode devastar economias mais frágeis.
Entre as características que essa fase do Capitalismo apresenta, fase essa marcada pela supremacia do capital financeiro sobre o capital produtivo, é INCORRETO afirmar que ocorre:
a) um amplo movimento de abertura econômica e de redução do papel regulador do Estado sobre os capitais privados.
b) a formação de megablocos econômicos, que tendem a promover uma ampla abertura comercial e financeira entre seus membros.
c) a universalização de direitos sociais, que se estendem ao conjunto das populações
mundiais, uniformizando o processo de desenvolvimento.
d) a redução do papel do Estado nas economias nacionais, por meio da privatização de empresas e atividades econômicas anteriormente exercidas por empresas estatais. 
09- (Ufpe) As alternativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.
( ) A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem esta Zona, circulam livremente de um país para outro e para o exterior..
( ) Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Esta fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
( ) No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com paises de fora do bloco, ocorre a existência no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
( ) Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a estas, uma unificação institucional do controle do fluxo monetário e é estabelecida uma moeda única.
( ) A União Política representa a fase em que o bloco além de apresentar definições legais da União Monetária, tem unificada, as políticas de relações internacionais, defesa, segurança interna e externa. Marque a sequência correta:
a) F, F, V, V, V
b) V, V, V, V, V
c) F, V, F, V, V
d) F, V, V, V, V
10- (Univates) A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece normas para o comércio mundial e decide sobre eventuais divergências comerciais entre países. O Brasil está tentando com a O M C:
a) a sua interferência para a paulatina substituição do óleo diesel pelo biocombustível.
b) a possibilidade de sobretaxar os calçados chineses.
c) a redução das taxas alfandegárias de seus produtos pela União Européia.
d) a eliminação de subsídios agrícolas pelos Estados Unidos e União Européia.
e) a eliminação das taxas alfandegárias pelos países ricos.
11- Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a "Globalização", a qual impacta de forma negativa:
a) na mão-de-obra desqualificada, desacelerando o Fluxo migratório.
b) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.
c) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.
d) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da "exclusão social".
e) na mão-de-obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.
12- Assinale a alternativa que MELHOR expressa a posição geográfica do continente americano:
a) mais da metade da América está localizada no hemisfério Sul;
b) a América é o único continente cortado pelos dois Trópicos;
c) cerca de 2/3 da América situa-se na faixa temperada norte, o que explica a existência de grandes extensões de climas quentes e úmidos;
d) o caráter alongado do continente permite que a América apresente terras nas duas zonas polares;
e) a disposição das terras no sentido Norte-Sul é responsável por uma grande variedade climática na América.
13- País sul-americano banhado pelo Pacífico que se destaca na produção de pescados:
a) Bolívia
b) Peru
c) Paraguai
d) Uruguai
e) Venezuela
14- O sul desse país apresenta-se com um clima seco em razão da corrente das Falklands:
a) Paraguai
b) Chile
c) Argentina
d) Uruguai
e) Colômbia
15- (UERJ) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar: 
a) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos. 
b) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro. 
c) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. 
d) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais, como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo.
16- (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.
17- Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda.
Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por
a) possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
b) fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
c) constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
d) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.
e) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.
CARTÃO RESPOSTA:
	
	A
	B
	C
	D
	E
	1
	
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	3
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	
	5
	
	
	
	
	
	6
	
	
	
	
	
	7
	
	
	
	
	
	8
	
	
	
	
	
	9
	
	
	
	
	
	10
	
	
	
	
	
	11
	
	
	
	
	
	12
	
	
	
	
	
	13
	
	
	
	
	
	14
	
	
	
	
	
	15
	
	
	
	
	
	16
	
	
	
	
	
	17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes