Buscar

Guerra Fria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Guerra Fria
EUA X URSS
*
*
Definição: conflito político, ideológico e militar (nesse caso específico sem o confronto direto) entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial (1939-1945).
EUA
CAPITALISMO
X
A Guerra Fria (1945-1989)
URSS
SOCIALISTA
*
*
*
*
A Guerra Fria (1945-1989)
*
*
A Guerra Fria
Quais as origens da guerra fria?
As origens da guerra fria estão diretamente relacionadas ao confronto de forças que se estabeleceu entre os aliados vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos (EUA), União Soviética (URSS), Inglaterra e França, dos quais os EUA e a URSS bipolarizariam os grandes centros de poder em âmbito global.
*
*
A Guerra Fria
 Que implicações ela teve no cenário internacional?
A redefinição das fronteiras, durante a Conferência de Yalta (fevereiro de 1945), realizada no sul da União Soviética, que estabelecia que esse país teria de volta os territórios que pertenciam à Polônia e a Romênia, depois da 1° Guerra Mundial (1914-1918), e os territórios anexados no início da 2° Guerra: Estônia, Letônia e Lituânia.
Encontro dos três poderes: 0 primeiro- ministro-birtânico Winston Churchill, o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt e o lider Soviético Joseph Stalin.
*
*
A Guerra Fria
Durante a Conferência de Yalta ficou decidido que suas tropas seriam retiradas dos países ocupados. À medida que isso acontecia, formavam-se governos socialistas em todo o Leste europeu:
 Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Iugoslávia e Albânia.
Surgia a primeira e mais importante área de controle soviético de todo o período da guerra fria. 
*
*
CONDICIONANTES QUE PRECIPITARAM O INÍCIO DA GUERRA FRIA
A morte de Franklin D. Roosevelt( “mais flexível”) e ascensão de Harry Truman (“mais ortodoxo” e “influenciável” por Winston Churchill); 
Conferência de São Francisco (abril/1945, com a criação do Conselho de Segurança);
A captura de Berlim pelas forças soviéticas;
A rendição alemã;
Testes atômicos, em Alamagordo, Novo México, em 16/07/1945. 
*
*
O DISCURSO DE FULTON
Proferido em 05 de março de 1946, pelo primeiro ministro britânico Winston Churchill, no Missouri, Estados Unidos da América;
"De Estetino, no mar Báltico, até Trieste, no mar Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia; todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética mas também a fortes, e em certos casos crescentes, medidas de controle emitidas de Moscovo."
*
*
A MENSAGEM DE HARRY TRUMAN AO CAPITÓLIO, A QUAL EMBASARIA A CHAMADA DOUTRINA TRUMAN
“No momento atual da história universal, quase todas as nações devem escolher entre formas de vida alternativas. Frequentemente, essa escolha não é livre. Uma forma de vida se baseia na vontade da maioria e se caracteriza por instituições livres, governos representativos, eleições livres, pela garantia das liberdades individuais, pela liberdade de expressão e de religião e ausência de opressão política. A segunda forma de vida se baseia na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. Assenta-se no terror e na opressão, no controle da imprensa e do rádio, em eleições controladas e na supressão das liberdades pessoais. Creio que a política dos Estados Unidos deve consistir em apoiar os povos que estão lutando contra tentativas de subjugamento por parte de minorias armadas ou de pressões externas.” ¹
¹ Citado em: Spanier, John. La política exterior norteamericana a partir de la Segunda Guerra Mundial. Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano, 1991. p. 48-9.
*
*
DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, A DOUTRINA TRUMAN REPRESENTAVA UMA VERDADEIRA REVIRAVOLTA
Desde o século XIX, os Estados Unidos rejeitavam o engajamento na política europeia e denunciavam as noções de equilíbrio de poder e esferas de influencia. Com a Doutrina Monroe, definiram o “Hemisfério Americano” como espaço prioritário do seu engajamento internacional. O isolacionismo ante a Europa, rompido momentaneamente durante a Primeira Guerra Mundial, tinha sido reafirmado e aprofundado no entreguerras. A nova orientação transferia a Europa para o centro da política externa americana e definia a contenção do “expansionismo soviético” como o eixo da estratégia de Washington.
*
*
ORDEM MUNDIAL DA GUERRA FRIA
A Doutrina Truman (1947): formulada pelo presidente norte-americano Harry Truman. Traduziu-se pela política de contenção (URSS, inimigo que poderia ser combatido pela vigilância e pela força, se fosse necessário), marca o início da guerra fria . 
O Plano Marshall (1947): destinado a dar apoio financeiro à reconstrução da Europa, fortalecendo e consolidando a influência estadunidense no mundo.
COMECON (1949): Foi criado pela URSS, com o objetivo de garantir auxílio econômico mútuo entre os países socialistas.
*
*
*
*
*
*
*
*
É importante salientar, que entre 1945 e 1949, a influência da União Soviética estende-se à Polônia, à Romênia, à Bulgária, à Iugoslávia ( que rompe com a URSS em 1948), à Albânia ( que rompe com a URSS entre 1961 e 1968), à Hungria, à Tchecoslováquia, e à RDA.
ORDEM MUNDIAL DA GUERRA FRIA
*
*
Durante o período da Guerra Fria formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros:
Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte (1949) é o maior sistema de defesa multinacional e reúne as foças militares dos Estados Unidos, do Canadá e de vários países da Europa Ocidental.
O Pacto de Varsóvia – Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS. Firmado na capital da Polônia, em 1955, o pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua em caso de agressão armada de outras nações. Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, reagindo ao ingresso da ex-Alemanha Ocidental na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Teve grande força até 1989, quando termina a Guerra Fria, e é extinto em 1991. 
ORDEM MUNDIAL DA GUERRA FRIA
*
*
Países membros da Otan: 
 Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Países membros do Pacto de Varsóvia:
URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
*
*
 Capitalismo X Socialismo
Capitalismo
Economia de mercado
Livre concorrência e a busca por lucro
Predomínio da propriedade privada
Sociedade dividida em classes
Socialização dos meios de produção
Economia planificada e controlada pelo Estado
Sociedade sem divisão de classes
*
*
O Sistema Mundial da Guerra Fria
*
*
ORIGENS DA GUERRA FRIA
REVISÃO DE YALTA - FIM DA FAIXA DE SEGURANÇA DE MOSCOU NO LESTE EUROPEU;
DISCURSO DE CHURCHILL: ACUSA A URSS DE SATELITIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU; 
SURGE O TERMO “CORTINA DE FERRO”.
*
*
OS ACORDOS DO PÓS GUERRA
A CONFERÊNCIA DE POTSDAM (1945)
Principais decisões:
Mudanças na situação militar - ocupação da Alemanha;
divisão de Berlim em 4 setores administrativos;
AS RELAÇÕES ENTRE AS POTÊNCIAS OCIDENTAIS E A URSS DETERIORAM-SE - CONDUÇÃO A GUERRA FRIA.
*
*
A crise de Berlim e a bipartição da Alemanha
Numa tentativa de controlar a inflação galopante da Alemanha, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido criaram uma "trizona" entre suas zonas de influência, para fazer valer nestes territórios o marco alemão, moeda da Alemanha capitalista. Josef Stalin, então líder da URSS, reprovou a idéia e, como contra-ataque, procurou reunificar Berlim sob sua influência. Então, nesse data, todas as rotas terrestres foram fechadas pelas tropas soviéticas, numa
violação dos acordos da Conferência de Ialta.
*
*
A reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha, que sustentava a aplicação do Plano Marshall, desencadeou a crise do Bloqueio de Berlim. O resultado da crise foi a divisão geopolítica da Alemanha em dois Estados: a República Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA), com capital em Berlim Leste.
A crise de Berlim e a bipartição da Alemanha
*
*
A separação das duas Alemanhas representou a divisão do mundo entre os blocos socialista e capitalista. E a política implantada foi de franca oposição. A divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) – ocidental/ capitalista e a República Democrática Alemã (RDA) – oriental/socialista. Isto simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas liderados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
A divisão da Alemanha (1949): RDA e RFA 
*
*
A HISTÓRIA DO MURO DE BERLIM
*
*
*
*
A construção do muro de Berlim
Em ao governo de 1961, a URSS autorizou ao governo de Walter Ulbricht a construção de um muro, isolando totalmente a parte ocidental da cidade do resto do território da Alemanha Oriental.
*
*
A Construção do Muro de Berlim
O Muro de Berlim foi constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele faziam parte 66, 5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte de 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de travessá-lo.
*
*
O MURO DE BERLIM
Ele foi o primeiro soldado a fugir durante a construção do muro para o Oeste. Esta fotografia, captou o preciso momento em que este soldado salta sobre o arame farpado que dividia as duas partes de Berlim, viria então a ser um ícone fotográfico.
Conrad-Schumann
*
*
A operação Soviética foi descoberta por fotografias aéreas tiradas de um voo secreto que um U-2 norte-americano fizera sobre Cuba foram reveladas. O mundo então resvalou pela primeira vez para uma possível guerra nuclear. As fotos indicavam, de maneira irrefutável, que os soviéticos haviam instalados na ilha de Fidel Castro uns quarenta silos para abrigarem mísseis. Prontamente o governo de John Kennedy considerou aquilo como um inaceitável ato de guerra contra os Estados Unidos. 
Crise dos Mísseis [América Central - Cuba]
*
*
O PERÍODO CONHECIDO COMO DÉTENTE (DISTENSÃO OU RELAXAMENTO)
De maneira geral, o termo détente, de origem francesa, pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que entretinham anteriormente um relacionamento hostil, sem no entanto estarem em um estado de guerra declarada, passam a restabelecer relações diplomáticas e culturais, apaziguando seu relacionamento e diminuindo o risco de conflito declarado;
O termo détente foi muito utilizado em referência à redução geral de tensão entre a ex-URSS e os EUA, durante a Guerra Fria, ocorrido no final da década de 1960 (após a crise dos mísseis de Cuba) até o início dos anos 1980. A détente avançou paulatinamente até o Encontro de Cúpula de Reykjavik (capital da Islândia), em 1986, e de Washington (Itermediate-Range Nuclear Forces Treaty/”Tratado das Forças Para Redução De Armas Nucleares” – 1987), quando Ronald Reagan e Gorbatchev assinaram o fim da Guerra Fria.
*
*
O “cordão sanitário” na Ásia
Os Estados Unidos criaram várias alianças militares na Europa, a Ásia e na Oceania estabelecendo um cinturão de isolamento em torno da superpotência rival que ficou conhecido como Cordão Sanitário. Que foi erguido em torno das potências comunistas, que por similaridade a “cortina de ferro”, recebeu a expressão “ cortina de bambu”. Uma fronteira estratégica erguia-se na orla asiática, separando os dois blocos geopolíticos antagônicos.
 
*
*
Revolução Chinesa : Em 1934, sob a liderança de Mao Tsé-tung, os camponeses foram mobilizados para realizarem a “Longa Marcha”, que pretendia impor a distribuição de terras e a luta contra as forças imperialistas.
Após a Segunda Guerra Mundial e a derrota dos japoneses, o regime de Chiang Kai-shek tentou mais uma vez realizar a perseguição aos comunistas. Contudo, sendo considerado um “cúmplice do estrangeiro”, o governo oficial foi gradativamente derrotado pelos exércitos do Partido Comunista Chinês. Invadindo a cidade de Pequim em janeiro de 1949, o exército revolucionário impôs a criação da República Popular da China. Sob a liderança de Mao Tsé-tung, os chineses reorganizaram o país sob a orientação expressa do ideário comunista. O novo governo traçou um plano econômico quinquenal que pretendia impulsionar a agricultura e a indústria.
*
*
Guerra da Coréia : Entre os anos de 1950 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoístas ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. 
A Coréia tinha sido anexada pelo Japão, em 1910. Depois da derrota japonesa, em 1945, foi dividida, provisoriamente, numa zona de ocupação soviética, ao norte, e numa zona de ocupação americana, separadas pelo paralelo 38.
O agravamento das tensões entre as superpotências inviabilizou as eleições projetadas para reunificar o país , em 1948, a Coréia foi bipartida em Estados Rivais.
A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
*
*
A CIA e a KGB?
CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética. Além dos serviços de espionagem, a KGB também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético (o mesmo papel que a Gestapo, a polícia política de Hitler fazia na Alemanha nazista). O currículo da CIA também é cheio de "trabalho sujo": a CIA participou de golpes de Estado em vários países da América Latina, com aconteceu na Guatemala, em 1954. 
*
*
*
*
A "corrida espacial"
A União Soviética, deu início a corrida espacial, em 1957 lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e, no mesmo ano, enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadelinha Laika (que morreu lá mesmo). Também foi da União Soviética o feito de enviar o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, o ucraniano Yuri Gagarin (na época, a Ucrânia era uma das repúblicas que compunham a União Soviética), no dia 12 de abril de 1961.
*
*
*
*
*
*
*
*
O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar a Lua
A "corrida espacial"
O programa espacial norte-americano acabou superando o programa espacial soviético: no dia 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong tornava-se o primeiro homem a pisar na Lua. Um a curiosidade: enquanto os norte-americanos chamavam os tripulantes de suas espaçonaves de astronaustas, os soviéticos chamavam os tripulantes das suas espaçonaves de cosmonautas.
*
*
A CORRIDA ARMAMENTISTA E NUCLEAR
*
*
A corrida armamentista
A corrida armamentista foi um dos pilares centrais da guerra fria. No final da II Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas nucleares no Japão demonstraram ao mundo que possuíam armas
nucleares. Esse ato foi uma represália aos japoneses,
uma demonstração de força militar para o bloco socialista.
No ano de 1949, foi a vez da União Soviética realizar com sucesso seus testes com armas nucleares, mostrando que também estavam aptos a participar de uma guerra mundial. A partir desse contexto, os países líderes dos blocos capitalista e socialista investiam cada vez mais em armas, utilizando uma
grande parcela do PIB dos países em armamento, que muitas vezes foi utilizado para abastecer guerrilheiros e grupos paramilitares no mundo inteiro.
*
*
Projeto “ Guerra nas Estrelas”
*
*
Mudanças no Leste europeu
A partir de 1985, o governo Gorbatchev promoveu uma alteração radical na estrutura da sociedade soviética.
Perestroika - reformulação da economia que tinha como princípio a reorganização de todo o sistema de produção e de propriedade, além da introdução de mecanismos de mercado.
Glasnot - conjunto de reformulações calcadas na transparência política, inclusive permitindo a participação popular no início desse processo.
*
*
Boris Ieltsin e o fim do regime socialista na Rússia
O ex-presidente russo Boris Ieltsin, morto a 23 de abril de 2007, foi protagonista de um dos fatos mais importantes da recente história mundial: o fim da União Soviética. Esse Estado se originou da revolução socialista na Rússia, em 1917, e se estabeleceu em 1922, ao fim de uma longa guerra civil. 
*
*
Na União Soviética, partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. O Estado determinava o que e quanto produzir, onde comprar matérias-primas, qual o preço das mercadorias e o salário dos trabalhadores.
Boris Ieltsin e o fim do regime socialista na Rússia
*
*
A queda do Muro de Berlim
A Pressão social provoca queda do muro de Berlim ,em 1989.
 
 Considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria, o muro deixou de existir em 8 de novembro de 1989. A queda do muro de Berlim simbolizou o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, que começou na Polônia e na Hungria. Confrontado com um êxodo maciço de sua população para o Ocidente, o Governo da Alemanha Oriental abriu as suas fronteiras. Foi a reunificação da Alemanha após mais de 45 anos de separação e a sua parte oriental integrada a CEE em Outubro de 1990.
*
*
Os Quadrinhos e a Guerra Fria 
*
*
*
*
Os Quadrinhos e Guerra Fria
Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics (hoje a maior editora de quadrinhos do mundo). Você certamente já ouviu falar dessas personagens, pois várias foram adaptadas para o cinema nos últimos anos, com grande sucesso de bilheteria. Dentre essas personagens, podemos destacar o Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico.
*
*
A corrida espacial não é a única alusão à Guerra Fria que encontramos nos primeiros gibis do Quarteto Fantástico. O principal inimigo do Quarteto era o Doutor Destino, que governava literalmente com mãos de ferro um pequeno país do Leste Europeu, bem na região onde se concentravam os países do bloco socialista.
Os Quadrinhos e a Guerra Fria
*
*
Até o fato de Banner ser físico nuclear tinha relação com a Guerra Fria. Desde o Projeto Manhattan (o qual desenvolveu as bombas atômicas que foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki), os físicos nucleares tinham "importância estratégica" para o governo dos EUA. 
Os Quadrinhos e a Guerra Fria
*
*
*
*
A Constituição da CEI
A queda do “império” soviético provocou uma grande redefinição no cenário geopolítico daquela região. No início da década de 1990, a União Soviética foi desmembrada em 15 países, o que levou ao estabelecimento de novas fronteiras territoriais.
Os novos países, com exceção das três repúblicas bálticas – Estônia, Letônia e Lituânia - , formaram uma organização denominada Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Entre esses países, a Rússia emerge como a principal herdeira do poder econômico, militar e político da antiga União Soviética. Aos poucos a Rússia vem consolidadando sua influência sobre os demais países da CEI, estabelecendo um novo espaço geopolítico mundial sob seu domínio.
*
*
Verificação de aprendizagem
Analise a frase:"A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível." (Raymond Aron )
Quais foram os principais aliados dos Estados Unidos durante a Guerra Fria?
Dentro do cenário mundial, quais os fatores que levaram a URSS a um processo de queda política e econômica até a sua fragmentação e extinção.
Considerando os fatores de formação e de continuidade do acordo de Potsdam, elabore uma síntese dos motivos políticos e econômicos que levaram o Reino Unido e a França a cederem aos Estados Unidos suas áreas de influência no território alemão.
*
*
Bibliografia
MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais