Buscar

Portifolio socio institucional 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUMÁRIO
31. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO	�
31.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO	�
31.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL	�
42. OBJETIVO INSTITUCIONAL	�
42.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS	�
Erro! Indicador não definido.2.2 POLÍTICA SOCIAL	�
52.3 RECURSOS FINANCEIROS	�
3.0 AMBITO INSTITUCIONAL------------------------------------------------------------------7
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO---------------------------------------------------7
3.2 PROCESSO DECISÓRIO--------------------------------------------------------------------7
3.3 RELAÇÃO DEMANDA/ COBERTURA E ATENDIMENTO----------------------------7
3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO-----------------------------------------------------7
3.5 COTIDIANO DO EXERCICIO PROFISSIONAL------------------------------------------8
3.6RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM AS DEMAIS INSTITUIÇÕES-8
3.7DIMENSÃO ÉTICO POLITICA----------------------------------------------------------------9
REFERENCIAS-------------------------------------------------------------------------------------10
��
1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio foi realizado no Hospital Municipal de Magé, situado na Rua Pio XII, número 81, que é considerado o melhor Hospital público do município. A unidade foi fundada com o nome de Associação Beneficente do Hospital Municipal De Magé, como Associação Filantrópica. Essa Associação Filantrópica criou o Hospital de Magé, cujos primórdios datam 1928, com a criação de Grêmio Recreativo Talma, fundado a 11 de abril do mesmo ano, e com a finalidade principal de construir o hospital. Nos dias de hoje o hospital encontra-se sob a direção da senhora Marilene Formiga, funciona 24 horas e atende a toda população Mageense no âmbito da emergência. O Hospital comporta atendimentos de emergência, internações na Clínica Medica Feminina, Masculina, UPG (unidade de pacientes graves) Sala Amarela, Sala Vermelha e Pediatria, assim como exames simples de urgência. O Hospital de Magé atua também em parceria com os PSFs, que tem o papel de fornecer medicamentos gratuitos para a população. 
 
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
NA entidade O serviço de Assistência Social acontece todos os dias, incluindo finais de semana, onde funcionam com uma escala com outras assistentes que também fazem plantão no hospital.
 Ao chegar para o plantão do dia, cada assistente social, lê o relatório feito no dia anterior pela acompanhante do referido dia e da continuidade do caso, dependendo da necessidade dele apresentada.
 Dentre os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais no Hospital de Magé, estão o atendimento individual, acolhida, escuta, atendimento familiar emergencial, liberação de documentos, orientação sobre documentação em caso de óbito, assim como visita diária aos leitos. 
O Hospital de Magé dá suporte a todos os outros hospitais e postos 24 horas do município, agindo diretamente na cobertura de medicamentos, vacinas e materiais para o funcionamento de um hospital em geral. 
 O Hospital de Magé desempenha papel construtivo no território onde se localiza ao desenvolver bom trabalho de atendimento, O espaço físico é compatível com a demanda social, em seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
 
2. OBJETIVO INSTITUCIONAL
2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS
 Atender pessoas que estejam com a saúde em estado de urgência ou emergência, essas pessoas que padecem de uma determinada doença vão ao nosocômio com o objetivo de receber um diagnóstico e um posterior tratamento para sua afecção, receber atendimento digno da equipe multiprofissional, visando assim, um tratamento íntegro e contínuo, reestabelecendo assim seu estado de saúde. É comum que as pessoas achem que hospital é local para doentes, inválidos e gente bem próxima da morte, mas a finalidade deste projeto é mostrar a estes pacientes que o hospital também pode ser um espaço propício à prevenção de doenças e a qualidade de vida e bem-estar.
 
 2.2 POLÍTICAS SOCIAIS
 A política de assistência social é realizada por meio de um conjunto integrado de ações e de iniciativas públicas e da sociedade. Esta atuação da sociedade ocorre por meio das organizações e entidades de assistência, que não possuem fins lucrativos e que desenvolvem de forma permanente, continuada e planejada, atividades de atendimento e assessoramento, e que atuam na defesa e garantia de direitos.
 As entidades de assistência social fazem parte do Sistema Único de Assistência Social como prestadoras complementares de serviços socioassistenciais e como co-gestoras, por meio da participação nos conselhos de assistencial social. 
 Neste sentido fica claro que a sua concepção nunca se funde, ela vai se transformando através da intervenção profissional. Portanto a matéria prima da supervisão em Serviço Social ao nível da formação profissional, em última instância é o agir profissional (objetivo e subjetivo) do Assistente Social e da aluna em formação. Diversificados são os enfoques a respeito da concepção de supervisão. Contudo vamos fitar os nossos olhares sinteticamente no processo de ensino aprendizagem. Até por que compreendemos que a mesma permite uma troca e está presente em todas as demais concepções.
 Neste processo a aluna não é um dispositivo de informações, mas este também traz informações e compartilha o mesmo e ao partilhar ocorre uma interação entre supervisora e estagiária. Isto acontece através de um debate reflexivo onde há liberdade para que essa aluna (estagiária) crie e recrie, então compreendemos um agir pedagógico no qual se envolve e se deixa envolver, contribuindo assim para uma formação direcionada para uma construção conjunto e de respeito mútuo. Por conta disto, acreditamos que a concepção de supervisão neste enfoque de ensino aprendizado, também está articulada com o projeto Ético-Político da profissão em um dos seus princípios fundamentais que é a emancipação e autonomia do indivíduo. Acreditamos que a aluna compartilha suas ideias e faz esse movimento de troca com a supervisora, ela transforma e é transformada.
2.3 RECURSOS FINANCEIROS
 Certa parte dos recursos financeiros vem do governo Federal, SUS, a maioria dos programas é financiada por eles, apenas 15% da arrecadação do município vão para a saúde no município.
3.0 ÂMBITO INSTITUCIONAL
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
 Os usuários que procuram a instituição são todos os moradores do município e regiões vizinhas uma vez que o hospital é uma unidade de referência, levando em consideração, o perfil social da população usuária, na emergência não é bem definida, pois é um hospital público, e pessoas de todas as classes sociais procuram ou são levadas para atendimento na emergência, porém nas enfermarias, a condição social e econômica dos usuários, é expressiva, a quantidade de usuários com pouca renda, pessoas em sua maioria trabalhadores e que não dispõem de plano de saúde e, por isso, recorrem ao hospital público, além disso sãos pessoas que não se preocupam em manter uma rotina de acompanhamento médico ou de um estilo de vida saudável. Grande parte desses pacientes teve uma juventude dedicada ao trabalho pesado, o que contribuiu para uma velhice mais doente. A presença do serviço social, no hospital de Magé ajuda garantir as necessidades básicas dos usuários, universalizando os direitos sociais e viabilizando o acesso á política de saúde, com humanização que é um fator de muita importância, no atendimento sempre usando os conhecimentos em benefício do usuário.
3.2 PROCESSO DECISÓRIO
 As decisões
são tomadas juntamente com o conselho Municipal e o conselho gestor da unidade.
.
3.3 RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO
 Destina-se ás famílias, em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilizados pelo estado de saúde em que se encontra ou de vínculos afetivos relacionais ou de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras).
3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO.
 O serviço Social está inserido na instituição, para intervir nas demandas apresentadas pelos pacientes assim também como suas respectivas famílias, que estão sendo atendidos pelo hospital. Porém também faz o atendimento, a usuários que procuram o serviço, pois a principal referência de um assistente social que a população tem, é a do Hospital Municipal de Magé. As demandas são diversas, o Assistente Social deve estar preparado, para intervir em diversos conflitos, alguns exemplos desses conflitos são identificados nas visitas diárias aos leitos dos pacientes internados, onde é feito o acompanhamento da realidade de cada paciente ,com o objetivo de que as demandas apresentadas por esses usuários sejam solucionadas, como por exemplo, se um paciente tem direito á algum benefício, o serviço social viabiliza esse direito, orientar as famílias em caso de óbitos, não para comunicar sobre o óbito mas sim fazer o acolhimento dessas famílias e fazer orientações quanto á direitos como previdência e funeral gratuito, intervir nas demandas de violência contra a mulher, crianças, idosos, homossexuais, cabe ao serviço social fazer um acolhimento com essas famílias, notificar os conselhos , informar os recursos disponíveis que lhe são amparados pela lei, e viabilizar os encaminhamentos necessários.
 Ações previstas para o estagiário no semestre é a observação das visitas realizadas no leito, atendimento com supervisão das demandas apresentadas pelos pacientes do hospital e seus familiares, construção do diário de campo, elaboração de estudo de casos e leitura e afins sobre a política de saúde, ao serviço social e demandas apresentadas. O serviço social, no hospital é um mediador, entre o usuário e a unidade de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo hospital.
3.5 COTIDIANO DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL
 O Serviço Social constitui um elo entre o usuário, a família e/ou responsáveis, a equipe multiprofissional e a comunidade, com finalidade de democratizar informações, realizar acompanhamentos promovendo maior integração e socialização, como também garantir a participação das famílias na dinâmica institucional.
 Com a implantação do Serviço Social, os gestores devem realizar o monitoramento e o acompanhamento das ações, de forma a preservar os objetivos de atingir o impacto social esperado, determinado através da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
 A implantação deste serviço deste serviço deve contribuir para a redução da ocorrência de vulnerabilidade social; prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais; ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais; melhoria da qualidade de visa dos usuários, pacientes e suas famílias. 
3.6 RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM AS DEMAIS INSTITUIÇÕES
 O Hospital Municipal de Magé é constituído por profissionais responsáveis e comprometidos com a política de proteção básica. O serviço social utiliza instrumentos de trabalho, tais como, entrevista, análise sociais, relatórios, encaminhamento, visitas domiciliares com o objetivo de intervir na garantia e melhoria dos direitos do usuário. Tais objetivos são alcançados através de atendimentos individuais ou em grupo. Recorre- se também a execução de projetos do setor para favorecer a interação e a informação. A instituição tem parcerias com outras instituições, algumas nos encaminhamentos feitos, uma vez que as demandas requerem serem resolvidas por tais instituições.
3.7 DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA
 A inserção do assistente social na instituição ocorre com a integração da equipe multiprofissional, formada pelo setor clínico, fazendo então com que haja a intervenção do serviço social nas demandas apresentadas pelos pacientes e familiares.
REFERÊNCIAS
MAGÉ. Secretaria Municipal de Saúde. Disponível em: <http://www.mage.rj.gov.br/saúde>
ARAÚJO,N. M. S. O Serviço Social como trabalho: alguns apontamentos sobre o debate. In Serviço Social e Sociedade. 2008.
CFESS. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Brasília: 1993––––.Lei de Regulamentação Profissional n 8662. Brasília: 1993.
––––––.Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde pública e seus dilemas.​A REDE BASICA como uma construção da saúde pública e seus dilemas` In: 
MERHY, E.E.;ONOCKO,R.Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: H UCITEC, 1997.
VASCONCELOS, A. M. V. A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. São Paulo: Cortez, 2002. 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL
FABÍOLA BATISTA DOS SANTOS
�
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Magé
2016
FABÍOLA BATISTA DoS SANTOS
�
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - 2016/– 4º SEMESTRE.
Magé
2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais