Buscar

Aula de Desenvolvimento Motor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
TEORIA
Integrar fatos existentes para
organizá-los de tal maneira que
forneçam um significado
As teorias do desenvolvimento tomam os fatos existentes sobre o organismo e fornecem um modelo desenvolvimentista congruente com os fatos. Portanto, a formulação de teorias serve como base para testar os fatos e vice-versa. 
Os fatos são importantes, mas sozinhos não constituem ciência. 
As teorias têm desempenhado um papel duplo essencial em ambas as áreas, qual seja, como integradoras dos fatos existentes e como base para derivação de novos fatos.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Até recentemente, o interesse pelo desenvolvimento motor era descrever e
catalogar os dados, com pouco interesse em modelos desenvolvimentistas que levassem a uma explicação teórica do comportamento no decorrer da vida; existem poucos modelos teóricos abrangentes de desenvolvimento motor.
Funções de um modelo teórico de desenvolvimento motor:
- Integração dos fatos existentes englobados pela área de estudo.
 Servir como base para a geração de novos fatos.
Pontos de vista diferentes promovem argumentos e debates teóricos que são na 
essência o cerne da pesquisa. Mesmo se diferençãs teóricas não existirem, pesquisas devem ser realizadas para determinar se as hipóteses derivadas da teoria podem ter um suporte tanto experimental quanto natural.
TEORIA
Base para todas as
 pesquisas e para a ciência
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
A Teoria Desenvolvimentista (sobre o desenvolvimento motor do ser humano)
deve ser descritiva e explicativa.
Estar interessado em como as pessoas são normalmente, tipicamente em faixas etárias específicas (descrição) e o que faz com que estas características ocorram (explicação) é a postura que o profissional que lida com desenvolvimento motor necessita ter.
Uma base teórica se faz necessária para que a pesquisa sobre o desenvolvimento motor possa produzir mais do que fatos isolados; mas também sem um corpo existente de conhecimento (fatos), não podemos formular teorias, e sem a formulação e o teste constante de teorias, não se pode esperar um nível superior de compreensão e de conscientização do fenômeno que chamamos de desenvolvimento motor.
As fases do Desenvolvimento Motor
O desenvolvimento motor é uma alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. Todos nós, bebês, adolescentes, crianças e adultos estamos constantemente envolvidos em aprender em mover-mo-nos com controle e competência frente aos desafios que este mundo de mudanças constantes nos reserva.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Existem diferenças no desenvolvimento do comportamento motor, provocadas por : - fatores próprios do indivíduo (biologia)
 - fatores do ambiente (experiência)
 - e da tarefa em si (físicos/mecânicos)
Segundo David Galahue (2005):
“O desenvolvimento motor pode ser conceitualizado,usando uma ampulheta heurística, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto”.
Heurística: Metodologia, ou algoritmo, usado para resolver problemas por métodos
que, embora não rigorosos, geralmente refletem o conhecimento humano e
permitem obter uma solução satisfatória.
Heurística: a arte de encontrar.
ASPECTOS FUNCIONAIS DO MOVIMENTO(os propósitos do movimento)
Movimento = o ato observável de mover-se.
O movimento pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores,
locomotores e manipulativos, ou combinações desses três.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Movimento Estabilizador: no sentido amplo, é qualquer movimento no qual algum
grau de equilíbrio é necessário (toda atividade motora rudimentar); em sentido restrito, todo aquele movimento não-locomotor e não-manipulativo; inclui movimentos como girar, virar-se, empurrar e puxar; a estabilidade refere-se a qualquer movimento que tenha como objetivo obter e manter o equilíbrio em relação à força da gravidade.
Movimento Locomotor: refere-se a movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo em relação à um ponto fixo; caminhar,correr, pular, saltitar ou saltar um obstáculo são exemplos; atividades como rolar para frente e para trás podem ser considerados movimentos estabilizadores quanto locomotores: locomotores porque o corpo está se movendo de um ponto a outro; estabilizadores porque têm como objetivo a manutenção do equilíbrio em situação de equilíbrio incomum.
Movimento Manipulativo: refere-se tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada; a rudimentar envolve aplicar força sobre objetos ou receber força deles; são exemplos: arremessar, apanhar, chutar e derrubar um objeto, bem como, prender e rebater; a manipulação motora refinada envolve o uso complexo dos músculos das mãos e dos punhos; costurar, cortar com tesouras e digitar são exemplos. 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Grande número 
de movimentos
Combinação de movimentos estabilizadores, locomotores e/ou manipulativos
Por ex: PULAR CORDA envolve – locomoção (pular), manipulação (girar a corda), e estabilidade (manter o equilíbrio).
Por ex: JOGAR FUTEBOL envolve habilidades locomotoras (correr, pular), manipulativas (driblar, passar, chutar e cabecear) e estabilizadoras (esquivar-se, alcançar, girar e virar-se). 
Em resumo: o movimento serve como janela para o processo de desenvolvimento
motor, e estudar este processo pelo exame da progressão sequencial de habilidades motoras ao longo da vida nos faz conhecedores e entendedores da dinâmica da vida. As fases e estágios seguintes são projetados para que entendamos o conjunto de forma didática e desenvolvimentista.
No diagrama a seguir, na forma de uma ampulheta heurística, podemos visualizar as quatro fases e seus respectivos estágios. 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
D.Gallahue / 2005
Slide 11
Slide 12
Slide 14
Slide 16
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Fase Motora Reflexa: - estágio de codificação de informações (iu / 4 m)
 - estágio de decodificação de informações (4m / 1a)
Fase Motora Rudimentar: - estágio de inibição de reflexos ( Nasc / 1a)
 - estágio de pré- controle (1a / 2a) 
Fase Motora Fundamental: - estágio inicial (2a / 3a)
 - estágio elementar (4a / 5a)
 - estágio maduro (6a / 7a)
Fase Motora Especializada: - estágio transitório (7a / 10a)
 - estágio de aplicação (11a / 13a)
 - estágio de utilização permanente (> 14a)
Os Movimentos Reflexos são são subcorticalmente controlados, por isso, são involuntários; todos nós possuimos uma variedade de reflexos primitivos e eles são muito importantes na formação da postura nos primeiros anos de vida; são representados nas suas formas estável, locomotora e manipulativa por meio de ações involuntárias , como os reflexos labirínticos, rastejar etc; os reflexos são as primeiras formas de movimento humano.
 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Os Movimentos Rudimentares são movimentos voluntários dominados na primeira infância; envolve habilidades de estabilidade básicas, como ter controle dos músculos da cabeça e do tronco; habilidades manipulativas, como alcançar, pegar e soltar objetos; e habilidades locomotoras, como rastejar, engatinhar e andar com apoio.
Os Movimentos Fundamentais são habilidades motoras rudimentares dominadas durante a infância; açoes de estabilidade fundamental como, sentar, ficar em pé, curvar, torcer e girar; ações locomotoras fundamentais, correr,saltar, pular e de manipulação como lançar, pegar, chutar e rebater.
Os Movimentos Especializados
são movimentos fundamentais que foram refinados ou combinados com outros em formas mais complexas; são dominados no final da infância ou mais tarde e podem ser habilidades complexas do dia-a-dia, de atividades recreacionais e de esportes competitivos; habilidades especializadas de locomoção e manipulação se vê, por ex, ao subir uma escada com uma mala ou andar de escada rolante com uma sacola cheia de compras; são também encontradas em jogos competitivos como tênis, futebol e basquete.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
1- FASE MOTORA REFLEXA
Os primeiros movimentos do feto são reflexos, que são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente e formam a base para o desenvolvimento motor.
O bebê, a partir da atividade reflexa, obtém informações sobre o ambiente imediato; as reações do bebê à luz, ao toque, a sons e a alterações na pressão provocam atividade motora involuntária, os reflexos.
Movimentos involuntários
e o desenvolvimento
cortical crescente nos 1ºs 
meses de vida pós-natal
Papel importante para
auxiliar a criança a 
aprender sobre seu 
corpo e o mundo ao
redor 
Os reflexos podem ser classificados em primitivos e posturais.
Os “Reflexos Primitivos” são a 1ª forma de movimento involuntário. 
São classificados como: - agrupadores de informações 
 - caçadores de alimentos
 - reações protetoras
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
São agrupadores de informações pois auxiliam a estimular a atividade cortical e o desenvolvimento; são caçadores de alimentação e protetores porque há evidências de que sejam filogenéticos, ou seja, evolutivos; os reflexos de sugar e o de procura pelo olfato, por ex, são considerados mecanismos de sobrevivência primitivos e sem eles o RN seria incapaz de obter alimento. 
Os “Reflexos Posturais” são a 2ª forma de movimento involuntário e muito similares, na aparência a comportamentos voluntários posteriores, mas são inteiramente involuntários; parecem servir como equipamentos de teste neuromotor para mecanismos estabilizadores, locomotores e manipulativos que serão usados mais tarde com controle consciente; o reflexo primário de caminhar e o reflexo de arrastar-se, relembram intimamente os comportamentos voluntários posteriores de caminhar e de engatinhar.
a) Estágio de Codificação de Informações foto
Neste estágio, os centros cerebrais inferiores são mais desenvolvidos que o córtex motor e estão essencialmente no comando do movimento fetal e neonatal; o
estágio de codificação (agrupamento) de informações é caracterizado por atividade motora involuntária que se observa do período fetal até ao redor do 4º mês do período pós-natal.
 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
b) Estágio de Decodificação de Informações
Este estágio começa ao redor do 4º mês de vida e é um “processamento”de informações da fase reflexa de codificação; neste momento acontece uma gradual inibição de muitos reflexos e os centros cerebrais superiores continuam a se desenvolver; com isso os reflexos cedem lugar à atividade motora voluntária, mediada pela área motora do córtex cerebral; o desenvolvimento do controle voluntário dos movimentos reflexos do bebê envolve o processamento de estímulos sensoriais com informações armazenadas, não simplesmente reações aos estímulos. 
 2- FASE DE MOVIMENTOS RUDIMENTARES foto
As primeiras formas de movimentos voluntários são os movimentos rudimentares, observados do nascimento até os dois anos de idade; são determinados pela maturação (filogenético) e têm uma sequência de aparecimento altamente previsível, resistente a alterações em condições normais; o ritmo com que essas alterações aparecem varia de criança a criança e depende de fatores biológicos, ambientais e da tarefa; no bebê representam as formas mais básicas de movimento voluntário que são necessárias para a sobrevivência; envolvem: movimentos estabilizadores (controle da cabeça, pescoço e dos músculos do tronco), as manipulativas 
(alcançar, agarrar e soltar) e locomotoras (arrastar-se, engatinhar e caminhar).
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Estágio de Inibição de Reflexos
Inicia-se ao nascimento e extende-se até ao redor de um ano; o desenvolvimento
do córtex e a diminuição de restrições do ambiente fazem com que vários 
reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam; os reflexos primitivos e 
posturais são substituídos por comportamentos motores voluntários; como o 
aparato neuromotor do bebê ainda está em estágio rudimentar, o movimento 
voluntário não é muito diferenciado, e os movimentos embora intencionais parecem 
descontrolados e grosseiros; se o bebê deseja entrar em contato com um objeto,
haverá movimenteção de toda a mão, pulso, ombro e até do tronco; o processo de
movimentar a mão, apesar de voluntário apresenta falta de controle.
b) Estágio de Pré-Controle
Ao redor de um ano as crianças têm mais precisão e controle sobre seus
movimentos; acontece uma maior integração de informações motoras e perceptivas 
com mais significado e coerência; o rápido desenvolvimento dos processos 
cognitivos* superiores e dos processos motores encoraja rápidos ganhos nas 
habilidades motoras rudimentares; aprendem a obter e manter o equilíbrio, a 
manipular objetos e a locomover-se pelo ambiente com controle e certa 
destreza.
* A área cognitiva envolve a relação funcional entre a mente e o corpo. 
 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
3) FASE DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS foto
 São consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal; estas crianças estão envolvidas de forma ativa na exploração e experimentação das capacidades motoras de seus corpos; é um período para descobrir como desempenhar uma variedade de movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, isoladamente e de modo combinado; estão aprendendo a agir com controle motor e competência a vários estímulos; atividades locomotoras (correr e pular), manipulativas (arremessar e apanhar) e estabilizadoras (andar com firmeza e equilíbrio em um pé só) são exemplos de movimentos fundamentais que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
 Segundo Gallahue (2005) é uma concepção errada a noção de que estas habilidades de movimentos fundamentais são determinadas unicamente pela maturidade da criança (filogenética)e não sofre influências do ambiente (ontogenética), tais como oportunidade para a prática, encorajamento, instrução e o cenário; o ambiente e o estímulo desempenham papel fundamental no aprendizado. 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Estágio Inicial
Representa as primeiras tentativas da criança de superar as limitações decorrentes
da fase rudimentar; os movimentos apresentam uma sequência imprópria,
movimentos que faltam, uso limitado ou exagerado do corpo e coordenação 
Insuficiente; os movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos estão no 
nível inicial.
b) Estágio Elementar
Maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais; há 
um aprimoramento na sincronização dos elementos temporais e espaciais do 
movimento mas ainda os movimentos são restritos ou exagerados; normalmente 
crianças de inteligência e atividade física normais tendem a chegar neste estágio só 
pelo processo de maturação, mas muitos indivíduos adultos não ultrapassam o 
estágio elementar em muitos padrões de movimento.
c) Estágio Maduro
Maior desempenho nos movimentos mecanicamente eficientes, coordenados e 
controlados; as crianças atingem geralmente este estágio maduro ao redor de 5 a 6 
anos de idade; embora algumas crianças possam atingir este estágio basicamente 
pela maturação (genética) e com um mínimo de influências ambientais, a grande 
maioria precisa de oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução 
em um ambiente que promova o aprendizado.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Sem essas oportunidades, é quase impossível um indivíduo atingir o estágio maduro com certa habilidade, o que vai dificultar o seu desenvolvimento posterior.
 4) FASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS foto
As habilidades motoras especializadas são resultado da fase de movimentos fundamentais; nesta fase o movimento torna-se uma ferramente aplicável a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos esportes. É um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para uso em situações cada vez mais exigentes; o ritmo e o nível atingido nesta fase depende da tarefa, do fator individual e do ambiente.
Apresenta três estágios:
Estágio Transitório
Se inicia ao redor dos 7 ou 8 anos de idade; a criança começa a combinar e aplicar 
habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no
seu dia-a-dia, por ex, caminhar numa ponte de cordas, pular corda e jogar bola; 
estes movimentos contém os mesmos elementos que os motores fundamentais só 
que com forma, precisão e controle maiores,ou seja, as habilidades transitórias 
são simplesmente aplicações de padrões de movimentos fundamentais em formas 
mais específicas e mais complexas. 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
b) Estágio de Aplicação
Se inicia ao redor dos 11 aos 13 anos e mudanças interessantes acontecem no
 indivíduo; no estágio anterior, as habilidades cognitivas limitadas da criança, as habilidades afetivas e as experiências combinadas com a avidez natural deste ser ativo tornaram o foco normal (sem interferência do adulto) sobre o movimento amplo e generalizado a “todas as atividades”. Nesta fase o indivíduo, com a sofisticação cognitiva crescente e mais experiência, torna-se capaz de tomar numerosas decisões de aprendizado e participação em atividades mais complexas; o indivíduo começa a tomar decisões conscientes a favor ou contra a sua participação em certas atividades; essas decisões fundamentam-se, no geral, no modo pelo qual a criança percebe até que ponto os fatores inerentes à tarefa, a si mesma e ao ambiente, aumentam ou inibem a probabilidade de ela obter satisfação ou sucesso; o embate entre forças e fraquezas, oportunidades e restrições limita as escolhas; nests estágio as crianças começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas; é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes escolhidos.
c) Estágio de Utilização Permanente
Inicia-se por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta; representa o auge do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Interesses, competências e escolhas feitas durante a fase anterior são adquiridos e, mais tarde, refinados e aplicados a atividades cotidianas, recreativas e esportivas ao longo da vida; fatores como tempo, dinheiro, equipamentos e instalações disponíveis, e limitações físicas e mentais afetam este estágio.
Em essência, este estágio representa o auge de todos os estágios e fases
precedentes e deve, entretanto, ser considerado uma continuação de um processo permanente.
As crianças não são adultos em miniatura, que podem ser programados para desempenhar atividades estressantes, fisiologica e psicologicamente tão questionáveis como os campeonatos de futebol ou outros; são seres imaturos, e portanto, faz-se necessário estruturar experiências motoras significativas apropriadas para seus níveis de desenvolivimento particulares; o desenvolvimento de habilidades especializadas pode e deve desempenhar papel fundamental em nossas vidas, porém, é injusto que exijamos de crianças especializarem-se em uma
área de habilidade, em detrimento do desenvolvimento e da apreciação de habilidades em muitas outras áreas(Gallahue, D. 2005).
 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
 A Ampulheta: Um Modelo Permanente
As idades representadas, são para orientações gerais, ilustrativas somente no sentido amplo, sem rigidez; os indivíduos trabalham em fases diferentes dependendo do ambiente, experiências e suas estruturas genéticas.
Por ex., é possível uma criança de 10 anos trabalhar na fase de movimentos especializados, no estágio de utilização permanente, em atividades estabilizadoras que envolvam movimentos de ginástica, mas somente no estágio elementar na fase de movimentos fundamentais em habilidades manipulativas e locomotoras, como arremessar, apanhar ou correr; embora se deva encorajar este comportamento precoce na ginástica, é importante ajudar a criança a igualar-se aos companheiros da mesma idade nas outras áreas.
A Ampulheta de Gallahue, é um modelo heurístico, ou seja, uma representação conceitual ou modelo de desenvolvimento motor, que nos fornece orientações gerais para descrição e explicação do comportamento motor; a heurística é diferente de um algoritmo; enquanto este é um procedimento ou um conjunto de regras que garante, caso seja obedecido, a solução de um problema de determinado tipo, a heurística compreende normas práticas que fornecem indicações sobre como buscar respostas para determinados problemas; pode-se partir de modelos heurísticos que às vezes levam a algoritmos.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Entenda: - dentro da ampulheta, o conteúdo da vida, areia.
 - dois recipientes: um hereditário (com tampa); no momento da concepção a nossa estrutura genética é determinada e a quantidade de areia no recipiente é fixa.
 - e um ambiental (sem tampa); a areia pode ser acrescentada ao recipiente e à nossa ampulheta; podemos abaixar-nos sobre a pilha de areia (ambiente) e pegar mais areia para colocar na ampulheta.
 - os dois (recipientes) influenciam o processo de desenvolvimento; a contribuição de cada um é motivo de muita discussão científica.
O que sabemos sobre o desenvolvimento motor nas primeiras fases da vida?
Nas fases reflexa e rudimentar do desenvolvimento motor a areia é vertida quase que exclusivamente, do recipiente hereditário, ou seja, a progressão sequencial do desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida é bastante rígida e resistente a alterações, exceto em condições ambientais extremas; portanto são fases de desenvolvimento motor altamente previsíveis; por ex, crianças do mundo inteiro aprendem a sentar-se antes de ficar em pé, a ficar em pé antes de caminhar e a caminhar antes de correr, mas a variabilidade no ritmo é algo que individualiza o ganho da cada criança; a aquisição de habilidades motoras depende de estimulação.
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Ingenuamente alguns acreditam que as crianças nesta fase desenvolverão, só pelo processo de maturação (genético) habilidades motoras fundamentais maduras; isto para a maioria das crianças não é válido, e muitas necessitam ter uma combinação de oportunidades para a prática, encorajamento e instrução em um ambiente sadio.
Inversão da Ampulheta
Em algum ponto a ampulheta inverte-se, e este momento é bastante variável e depende mais de fatores sociais e culturais do que físicos e mecânicos; para a maioria dos indivíduos esta inversão se dá no final da adolescência e ao redor dos 20 anos, quando há o ingresso no mundo adulto com compromissos da idade e tempo restrito.
Entenda: - a areia cai por dois filtros diferentes: - o hereditário, com o qual se pode fazer muito pouco, por ex, herda-se a tendência à longevidade ou a ter doença coronariana; a areia escoará mais rápida ou mais lenta neste casos; a areia que caiu do filtro hereditário não pode ser recuperada, mas deve passar por um segundo filtro, chamado estilo de vida; este filtro é baseado no ambiente e temos bastante
controle sobre o ritmo com que a areia passa pelo filtro; embora nunca possamos impedir a areia de fluir podemos diminuir o ritmo com que ela cai ( alguns falam em 40% de controle).
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
Este modelo nos dá a impressão de que o desenvolvimento é um processo ordenado e contínuo; mas isto não é verdade; um indivíduo pode estar no estágio
elementar de algumas habilidades, no estágio maduro de outras e em outras, ainda, pode estar no nível de habilidades esportivas, ou estar em estágios diferentes de desenvolvimento na mesma habilidade; portanto o desenvolvimento motor no modelo da ampulheta é um processo descontínuo, altamente variável nos indivíduos, e dinâmico, não linear que ocorre em um sistema auto-organizado (ampulheta).
Ainda, o modelo de ampulheta não é unidimensional, mas tridimensional, apoiada por três pilares: - o cognitivo 
 - o afetivo e 
 - o motor 
Não esqueçamos, os modelos teóricos são somente isso –”modelos” e como tal, incompletos, inexatos e sujeito à verificação e a um refinamento maior. 
*
 Desenvolvimento Motor / Um modelo Teórico
“Nós começamos a nossa vida por um movimento, um mover- se no espaço e acabamos a nossa vida com falta dele. É de vital importância persegui-lo”.
Referências: GALLAHUE, D L; OZMUN, J C Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Rio de Janeiro: Phorte 2005.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais