Buscar

administracao pedagogica.apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
“A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	
	B
	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar.
	
	C
	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
Você acertou!
“Fazendo uma pequena digressão histórica sobre a formação de professores no Brasil, lembramos que a formação de docentes para o ensino das “primeiras letras” em cursos específicos foi proposta no final do século XIX com a criação das Escolas Normais. Estas correspondiam à época ao nível secundário e, posteriormente, ao ensino médio, a partir de meados do século XX. Continuaram a promover a formação dos professores para os primeiros anos do ensino fundamental e a educação infantil até recentemente, quando, a partir da Lei n. 9.394 de 1996, postula-se a formação desses docentes em nível superior, com um prazo de dez anos para esse ajuste”. (texto-base Formação de professores no Brasil: características e problemas, p. 2)
	
	D
	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	
	E
	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.

Outros materiais