Buscar

entrevista 2 semestre de ciencia contabeis 1 e2 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
 ciências contábeis
Contabilidade Geral
Objetivo da Pesquisa
 Buscar o entendimento e importância do exercício da função contábil no contexto de um universo globalizado, como peça indispensável, na vida saudável da empresa. Oportunizando aos alunos a observação do dia-a-dia da profissão do contador, suas práticas e entendimento das suas responsabilidades como indivíduo e coletividade, bem como, seus valores e o modo de agir da profissão, identificando os conceitos que formam o profissional contábil.
	Nome da empresa e ano de fundação:
	 Quantidade de funcionários: 
	 Quantidade de sócios: 
	 Formação dos sócios: 
	Nome e grau de formação do entrevistado:
Como o contador vê o seu papel na sociedade? 
Muito importante porque toda a informação contábil e gerencial da empresa tem a chancela do contador. Este é responsável por fornecer ao cliente informações que ajudam a entender a empresa e a tomar decisões acuradas.
Como o seu cliente acredita que deve ser a função do contador perante a empresa? E qual o real valor dado pelo empresário às informações contábeis?
 Os empresários com uma visão mais aguçada da gestão de sua empresa valorizam e aplicam as orientações dadas pelo contador, geralmente são os das empresas de maior porte. Outros veem o contador como um mero cobrador de impostos e contratam seus serviços apenas por precisão.
Como o contador pode precificar o seu serviço? Quais são os mecanismos utilizados para realizar esse cálculo? 
O preço é definido pelo porte da empresa. Há uma tabela de preços fornecida pelo SESCON, o sindicato da região, que define os preços cobrados através da quantidade de empregados. Porém, é pouco utilizada na cidade de Fraiburgo, onde os preços são mais baixos, devido à realidade diversa em relação à região.
Quais são as vantagens e desvantagens no seu ponto de vista na exigência do Exame de Suficiência? 
Desvantagem é que nem sempre as habilidades do contador são padrão já que o exame de suficiência é feito através de uma prova, muitas das vezes os conhecimentos vão muito além da avaliação oque em certos casos acaba prejudicando o conceito final.
 Vantagem é que o exame permite que os contadores tenham um nível de qualificação adequado para o exercício da profissão.
O que é Responsabilidade Solidária do Contabilista? E o que seria a Declaração do Administrador que está no site do Conselho Federal de Contabilidade? 
A Responsabilidade Solidária é vinculada à obrigação que o contador tem de responder pelo balanço contábil elaborado com os documentos que lhe são apresentados. 
A declaração do administrador é um documento emitido pelos administradores da empresa ratificando todas as informações prestadas ao contador para que ele realize as demonstrações contábeis e auditoria.
Qual a importância para a formação do Cientista Contábil o conhecimento sobre as Relações Sociais, a Ética e a Diversidade Cultural?
É importante, pois o contador deve se pautar no respeito à ética e às normas de conduta para ser um bom profissional.
 
Sabendo que o contador, é um cientista social responsável pelo sistema de informação empresarial, para levar, às empresas, a luz do conhecimento socialmente responsável, qual a relação de suas funções com a Ética e o Combate a Corrupção? 
Sempre busca trabalhar de acordo com a legislação seguindo as leis. Quando a alguma irregularidade nas empresas o contador deve orientar o cliente.
Como o ambiente econômico, afeta a percepção do empresário pelo trabalho do contador? Em épocas de crise o Contador é considerado um custo ou um investimento? 
As orientações vindas de um contador devem ser vistas como investimento desde que sejam seguidas e se não forem seguidas acabam sendo um custo.
 
Considerando que o Brasil vem passando por um momento delicado do ponto de vista econômico e financeiro, você espera que as atividades do profissional contábil sejam prejudicadas ou beneficiadas em função da diminuição do ritmo de seus clientes? A crise deve ser vista como uma ameaça ou como uma oportunidade para o contador? 
O risco é pra qualquer empresa ou empregado, com a diminuição de ritmo muitas das vezes acaba gerando corte de custo das empresas. Para o contador é visto como uma ameaça pois acaba aumentando o quadro de clientes devedores.
Como o contador pode auxiliar a empresa a melhorar o desempenho do negócio e ajudá-lo a se sobressair com relação à concorrência? 
O empresário precisa colocar o contador a par da situação da empresa sem omitir informações, chegar a um consenso procurando o melhor caminho buscando sempre inovar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais