Buscar

resumo filo 2º TT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO DE FILOSOFIA 2º TESTÃO
Al. 2Ø64 Lanzellotti 
O Conhecimento e os primeiros filósofos
Os primeiros filósofos reformularam as perguntas que deram origem a filosofia(o que é isso? Porque?, etc..) para indagar O que é o SER?
ontologia= era como se denominava a filosofia que se baseava na procura do “ser” subjacentes a todos os seres. Acreditava-se que todo Kósmos tinha uma origem, então perguntavam-se qual seria a origem de todas as coisas.
Ser = tà ontá 
Heráclito de Efésio
Mobilismo=movimento, mudança constante da natureza. É o movimento contínuo da physis por isso -->> é impossível de se conhecer a verdade.( pois não é possível avaliar as coisas devido ao constante movimento). Se entrar num rio agora e no mesmo rio novamente, um segundo depois, não estará no mesmo rio pois o rio mudou e você também”
Parmênides de Eléis 
*Eleatismo= “O ser é”, ou seja é impossível que algo seja e não seja ao mesmo tempo, nada pode mudar assim tão constantemente -->> possibilidade de conhecer a verdade, portanto Parmênides é o oposto de Heráclito, pois é possível avaliar as coisas, tendo em vista que não há esse movimento constante. “Percebemos mudanças impensáveis e devemos pensar identidades imutáveis”
Demócrito de Abdera
*Conciliação entre o ser e o mobilismo 
Atomismo= A realidade é constituída de átomos(o que não pode ser dividido) 
Átomo = Arché(physis, um elemento primordial, que domina)
Sócrates e os Sofistas
Os sofistas concluíram que não podemos conhecer o ser, pois se pudéssemos todos pensariam da mesma maneira e haveria assim só uma filosofia. Em contrapartida, Sócrates se baseava no Oráculo de Delfos( conhece-te a ti mesmo) e não a natureza( physis), como falavam os primeiros filósofos.
Platão e Aristóteles
Sócrates fez a filosofia voltar-se para nossa capacidade de conhecer e indagar quais as causas das ilusões,dos erros, do falso e da mentira. Platão e Aristóteles herdaram de Sócrates o procedimento filosófico de abordar uma questão começando pela discussão e pelo debate das opiniões contrárias sobre ela. 
Platão distingue 4 formas ou gruas de conhecimento: crença, opinião( conhecimento sensível-->>aparência das coisas), raciocínio e intuição intelectual(conhecimento inteligível). 
Crença: confiança no no conhecimento sensorial( as coisas são como as percebemos em nossas sensações)
Opinião: aceitação do que nos ensinaram sobre as coisas ou o que delas pensamos.
Raciocínio: treina e exercita nosso pensamento, sendo racionais e assim nos prepara para a intuição intelectual.
Intuição intelectual: conhece a essência das coisas , o que Platão denomina de ideia(são realidades verdadeiras e conhecê-las é ter o conhecimento verdadeiro).
A ironia Maiêutica socrática é transformada por Platão em um procedimento Dialética, que consiste em trabalhar examinando e expondo teses contrárias sobre um mesmo assunto 
Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição. Para Aristóteles nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo das informações trazidas por todos os graus. 
Al. 2Ø64 Lanzellotti

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais