Buscar

resumo filo 4 pp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo filosofia 4ª PP 2011 AL. 2064 Lanzellotti
cap. 17, págs: 164 até 171
Natureza humana?
É comum ouvirmos frases como: “É próprio da natureza humana chorar” ; “As mulheres são naturalmente frágeis e sensíveis”. Essas frases nos levam a crer na existência de uma natureza humana que é a mesma em todos os tempos e lugares e também cremos na existência de uma diferença de natureza ou diferença naturais entre homens e mulheres, pobres ricos, etc. Ou seja haveria assim uma natureza humana universal e uma outra diferenciada por espécies. Dizer que algo é natural significa que essa coisa existe necessariamente, e não depende da ação ou intenção humana e sim da natureza.
Desmistificando conceitos.
Há certas culturas que veem as mulheres como seres impuros e por isso incapazes de lidar com a terra e com os alimentos, já outras culturas falam que a mulher foi feita para lidar com o preparo dos alimentos enquanto os homens a guerra. Há culturas que colocam os índios como seres indolentes, malandros, porém os colonos escolheram eles para trabalhar como escravos devido sua inteligência e força física. Poderíamos avaliar vários conceitos de diferentes culturas sobre um mesmo tipo da espécie humana, veríamos assim que os seres humanos variam em consequencia das condições sociais, políticas, históricas em que vivem. Concluiríamos que não existe uma natureza humana única, universal e que não existe diferentes tipos de espécies humanas. Isso porque os seres humanos são culturais e históricos.
Culto, inculto: cultura.
Os vários sentidos(as vezes até contraditório) para a palavra cultura e suas derivadas: inculto, culto. 
Posse de conhecimentos, sugere prestígio social -->> “Pedro é muito culto, conhece várias línguas, entende de arte e literatura.”
Algo existente em si e para si, cultura de um povo-->> “Não creio que a cultura francesa ou alemã sejam superiores à brasileira”
Conjunto de conhecimentos e atividades artísticas de diferentes segmentos de um povo. -->> “Ouvi uma conferência que criticava a cultura de massa, mas me pareceu que a conferencista defendia a cultura de elite, por isso não concordei inteiramente com ela.”
Relação de um povo com o sagrado e com a natureza. -->> “O livro de Silva sobre a cultura dos guaranis é bem interessante. Aprendi que o modo como entendem a religião e a guerra é muito diferente do nosso.” 
Natureza e cultura.
Sentidos para a natureza no pensamento ocidental:
Princípio de vida ou princípio ativo que anima e movimenta; / Essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessariamente; / Organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por leis (leis universal é uma lei natural e necessária que não pode ser mudada e esta em todos os tempos e lugares) ; / Tudo que existe no universo sem a intervenção humana( natureza opõem-se ao que é produzido pelo homem.); / O conjunto do que existe e é percebido pelos humanos como meio ambiente no qual vivem; 
para as ciências contemporâneas, a natureza não é apenas a realidade externa, mas um objeto de conhecimento elaborado pelas operações científicas para explicar essa realidade.
Cultura possui dois significados:
-->>Do verbo latino colere: cultivar, cuidar, criar (da natureza, dos deuses, da alma e das crianças, educação e formação);
-->>A partir do séc. XVIII, os resultados e as consequências da formação ou educação dos seres humanos, expressos em obras, feitos, instituições, sinônimo de civilização.
Conforme o segundo sentido de cultura foi crescendo, além, de civilização, cultura passou a ser sinônimo de história. A distinção entre natureza e cultura passa a levar em consideração a maneira como o tempo se realiza. O tempo é repetição( um dia após o outro) o tempo da cultura, o da transformação(das mudanças de costumes, leis.)
Cultura e trabalho
A Cultura surge com as primeiras transformações na natureza; pela ação do trabalho. Com isso os seres humanos produzem objetos inexistentes, organizam-se socialmente para realizá-lo dividindo tarefas; instituem a família as relações de parentesco, as aldeias e vilas para aumentar os recursos produzidos. Para melhorar a produção instituem a religião(invocam forças divinas para auxiliar no trabalho). O comércio nasce do agrupamento oriundo do trabalho e de laços de parentesco que trocam bens. As desigualdades surgem quando uma parte da comunidade toma para si como propriedade provada, terras, animais, água(começa a divisão social, que futuramente gerará as classes sociais, os conflitos e a instituição do poder).
A cultura como ordem simbólica
A cultura é instituída no momento em que os homens tomam para si regras e normas.
A lei humana: mandamento social, que organiza toda a vida dos indivíduos e da comunidade, tanto por determinar como por exemplo a forma em que os costumes passam de geração para geração. Essa organização em leis, punições, proibições, etc demonstra a capacidade humana para instaurar uma ordem de existência, ordem simbólica.
Ordem simbólica é capacidade humana de dar um sentido além de sua presença material, ou seja, capacidade de atribuir valores às coisas e aos homens, diferenciar bem e mal, verdade e falsidade...
Graças à linguagem e ao trabalho os seres humanos tomam consciência do tempo, espaço e morte, como lhe conferem sentido. A diferença espacial e temporal permite aos humanos lidar com o ausente, distinguindo sagrado e profano.
Não existe cultura (no singular ) e sim Culturas, no plural, pois existe variabilidade numa mesma sociedade no decorrer do tempo ou em várias sociedades em diferentes tempos. 
A filosofia é uma invenção humana e portanto uma atividade cultural e história.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais