Buscar

3 PP FILOSOFIA 2º ANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Colégio Naval - 2009
3ª prova periódica (titular) – Filosofia – 2º ano
Instrutor: 1T (T-RM2) Doriane Araújo.
QUESTÕES TITULARES
As três dimensões da consciência dividem-se em: Epistemológica, Psicológica e Ética. Dê a definição conceitual da dimensão epistemológica da consciência. (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA:
A dimensão da consciência epistemológica é uma atividade sensível e intelectual dotada de poder de análise e síntese, de representação dos objetos por meio de idéias e de avaliação, compreensão e interpretação desses objetos por meio de juízos. Nesta dimensão o sujeito do conhecimento se reconhece como diferente dos objetos e, portanto, conceitua, cria juízos, idéias, teorias e sentidos. Tem como característica marcante a universalidade.
Cite as características que compõem a dimensão ética da consciência. (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA: Liberdade, racionalidade, deliberação ou decisão e responsabilidade.
Quais são os sete modos a partir dos quais a consciência conhece? (valor = 1,0 pt)
RESPOSTA:
Os setes modos a partir dos quais a consciência conhece são: Consciência mítica, Consciência religiosa, Consciência intuitiva, Consciência racional, Senso comum, Inconsciente e Ideologia.
Cite quatro características específicas da moral. (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA: A Moral é prática, temporal, cultural, normativa e apresenta a conduta da regra.
Qual a definição filosófica da ideologia ? Exemplifique. (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA: A ideologia consiste num conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem e como devem pensar, o que devem e como devem valorizar, o que devem e como devem sentir, o que devem e como devem fazer, etc. Ex.: Propagandas, novelas, filmes, história em quadrinhos, indústria cultural e do consumo, entre outros.
“A busca da ética é a busca de um ‘fim’, a saber, o do homem. E o empreendimento humano, como um todo, envolve a busca de um ‘fim’: ‘Toda arte e todo método, assim como toda ação e toda escolha, parece tender para um certo bem; por isto se tem dito, com acerto, que o bem é aquilo para que todas as coisas tendem’. Nesse passo inicial de a Ètica a Nicômacos está delineado o pensamento fundamental da Ética.” (PAIXÃO, M. P. O problema da felicidade em Aristóteles. RJ: Pós-Moderno, 2002. p. 33-34). 
Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, disserte brevemente sobre o que é a ética. (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA: Podemos definir a ética como o estudo relativo à excelência ou à virtude própria do homem, ou ainda, como o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, etc. A ética é uma disciplina teleológica, isto é, possui uma finalidade, um telos, que é o Bem, o aperfeiçoamento ou a realização do homem. 
Um dos objetivos da ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Mas ela é diferente de ambos, pois não estabelece regras ou normas. Como ação é sempre pautada na liberdade, na racionalidade, na deliberação e na responsabilidade.
A filosofia compõe um discurso ideológico ou não ideológico? Por quê ? (valor = 1,5 pt)
RESPOSTA: 
A filosofia é constituída pelo discurso não-ideológico, pois, consiste na elaboração de uma reflexão crítica da realidade. Caracteriza-se como um discurso completo (não pleno) e não lacunar. 
A filosofia, sempre que questiona sobre um processo, busca revelar as suas origens, fundamentos e contradições internas ao invés de analisar parcialmente a realidade desse processo, como faz o discurso ideológico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais