Buscar

SOCIO 2tp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Resumo de Sociologia 2ºTP
Cultura (Não é inata)
“Cultura é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.” A cultura compreende: “artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores herdados.” 
A cultura em si é como um processo social de aprendizagem, onde cada sociedade transmite seus costumes, hábitos, (...) , às novas gerações, passando desta forma, sua cultura. Ela é herdada, por isso pode ser chamada também de herança social. 
A cultura diferencia os homens dos animais. A capacidade de pensar, possibilita o homem a construir cultura material e imaterial.
Tópicos importantes:
Costumes diferentes: Não existe um padrão de cultura; existem culturas diferentes umas das outras, e com isso acarreta diferentes costumes entre si. Por exemplo, na Índia, a vaca é um animal sagrado, e não pode ser morta, nem servir de alimento.
O determinismo biológico: São capacidades inatas a “raças” ou a grupos humanos. Exemplo: Brasileiros são preguiçosos; Judeus são avarentos e negociantes; e etc. O determinismo não é algo que possa se afirmar como verdade, pois são “julgamentos” errôneos, tirados de uma minoria para a maioria. Não é uma característica da cultura, é uma corrente já ultrapassada.
Diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Justifica-se por qualquer ser humano que seja inserido em qualquer cultura desde o início de sua criação, é capaz de aprender aquela cultura. (Processo de aprendizagem.) Assim como o evolucionismo, determinismo biológico e geográfico não são mais usados.
Evolucionismo Cultural
É a primeira corrente de pensamento da Antropologia. É influenciada pelo discurso cientificista de evolução das espécies, segundo o qual todas as sociedades seguem uma escala de desenvolvimento mais primitivo ao mais civilizado. Ela serviu também para afirmar a superioridade da cultura europeia sobre todas as outras culturas que se opunham à “ordem natural” das coisas. 
No Brasil, teve influencia na construção do modo de se ver do brasileiro, o que gerou uma baixa estima, já que de acordo com o método comparativo, a sociedade europeia era o nível mais alto a ser alcançado, enquanto no Brasil predominava a mestiçagem, sendo condenada por isso. Essa corrente de pensamento não é mais utilizada nos estudos culturais.
Darwinismo Social (= Evolucionismo)
Uso do método comparativo. O “selvagem” era visto como algo ultrapassado, era o que restou do estágio mais primitivo do homem. Portanto, a cultura dos “selvagens” era vista como ultrapassada.
FRANZ BOAS 
Desenvolveu o particularismo histórico e questionou o evolucionismo, propondo que cada cultura possui sua história, que demanda respeito. E para construção dessa história as culturas devem ser estudadas separadamente. 
Etnocentrismo
 É quando um indivíduo ou grupo social considera a sua própria cultura como superior as demais culturas. Isso é ser etnocêntrico.
Relativismo Cultural Diz que não é possível julgar uma cultura a partir de um ponto de vista externo a ela. Deve-se então “fazer parte” dela, para que seja possível entendê-la, seus padrões e valores culturais, sem a influência de outras culturas externas.
Padrão Cultural
É o conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos de determinada cultura. É como uma estrutura no interior da sociedade que estabelece um tipo generalizado de conduta a ser seguido pelos integrantes dessa sociedade. Assim, dizemos que quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma, estão expressando os padrões culturais do grupo. Cada cultura tem seu próprio padrão cultural.
É isso aí turma, o resumo está aí. O que está em vermelho a professora acrescentou no resumo. A matéria é a mesma dos slides, pelo livro vocês não encontrarão nada, só a parte da cultura. Como alguns já sabem, não sou mais o monitor. Foi um prazer ajuda-los com sociologia. Abraço UNO ZERO!

Outros materiais