Buscar

SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Al. 3102 Ávila
Resumo de Sociologia�� PAGE \* MERGEFORMAT �1���
Resumo de Sociologia 
MATERIA DO 1ºTT: Capítulo 11 (págs.: 201 a 217)
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Uma instituição social é um padrão de controle sedimentado na sociedade, definido por regras e leis, exercendo formas de controles sociais. Podemos citar a família como exemplo, uma instituição “padrão”, a qual já está inserida na sociedade, com seus valores e regras sedimentados. 
As instituições servem de forma a regular e controlar as relações sociais, além de atender algumas necessidades. Por isso, elas dispõem de um padrão e de um poder normativo e coercitivo aceito pela MAIORIA da sociedade.
Há também uma relação de interdependência entre as instituições, onde qualquer alteração em uma instituição, acarreta mudanças nas outras. 
CARACTERISTICAS DAS INSTITUIÇÕES SEGUNDO BRIGITTE E BERGER:
(Exterioridade: as instituições sociais são dotadas de realidade externa aos indivíduos, ou seja, ela existe com ou sem a sua participação, elas são independentes.
(Objetividade: as instituições são aceitas pela maioria das pessoas da sociedade, por ter objetivos em comum, reconhecendo serem instituições legítimas, como por exemplo a escola.
(Coercitividade: as instituições têm o poder de exercer pressões sobre as pessoas, de modo a induzi-las a agir conforme os padrões corretos estabelecidos pela sociedade.
(Autoridade moral: as instituições não se sustentam apenas pelo poder coercitivo, mas sim também por ter a autoridade de exercer o seu poder e obrigar os integrantes da sociedade a agir conforme os padrões.
(Historicidade: as instituições já existiam antes do nascimento de alguém e continuará existindo após a sua morte. As instituições têm a sua própria história.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS X GRUPOS SOCIAIS
As instituições sociais se diferenciam dos grupos sociais pelo seu caráter estável e por seu funcionamento baseado em regras e procedimentos padronizados, aceitos e seguidos pela sociedade, que se aplicam a diversos grupos. 
O grupo social são os conjuntos de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo. 
Tomamos como exemplo a família, ela possui suas regras e procedimentos que regulamentam as relações familiares, tais como os direitos, deveres de cada integrante da família, que entre si formam um grupo social primário.
Tópicos importantes
(Monogamia: é a relação em que a pessoa possui somente um cônjuge, onde a união deles é até a morte.
(Poligamia: é a relação na qual permite que a pessoa possua mais de um cônjuge, por exemplo, um homem pode casar-se com 17 mulheres que não garra nada.
(CASAMENTOS
-Endogamia: casamento permitido somente com pessoas do mesmo grupo ou tribo. 
-Exogamia : casamento entre pessoas de diferentes grupos sociais, o mais comum entre as sociedades atuais.
(A igreja é uma instituição social, onde todas as sociedades conheceram ou conhecem alguma religião. Para a antropóloga Ruth Benedict, a religião é uma instituição sem paralelo: enquanto a origem de todas as outras instituições pode ser encontradas nas necessidades físicas do homem, a religião não corresponde a nenhuma necessidade material específica.
(O ESTADO 
É como uma instituição mais abrangente, que contém as outras. Nesse caso, se encaixa perfeitamente a interdependência, qualquer alteração no estado afetará as outras instituições. O estado é responsável por recolher impostos, manter a justiça e dever das pessoas, manter uma certa ordem. E para isso, o estado precisa de poder. Poder significa a probabilidade de alguém se fazer obedecer por outra pessoa com mais autoridade.
(Não será cobrado nenhum conhecimento muito aprofundado, como os tipos de governo e estado. Qualquer dúvida, estarei a disposição para sanar as dúvidas.) 
Bons estudos à todos.

Outros materiais