Buscar

Resumo de Quimica 4PP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Química – 4ª PP
Atenção: a PP terá 14 questões de reações de reações e 6 de química ambiental, só que essa parte esta puramente interpretativa e muito fácil. A professora falou que não precisava de colocar no resumo, pois é só ler que a vai achar a resposta.
Reações Químicas
Substituição: As reações de substituição são aquelas onde um átomo ou um grupo de átomos de uma molécula orgânica é substituído por outro átomo ou grupo de átomos.
Halogenação: Até pelo nome já se deduz, na Halogenação ocorre a substituição do átomo de hidrogênio por átomos de halogênio (F, Cl, Br, I). A ordem de facilidade com que o hidrogênio “sai” do hidrocarboneto é:
CTERCIÁRIO > CSECUNDÁRIO > CPRIMÁRIO
Observer que no segundo exemplo o Cloro “entrou” no segundo carbono, pois ele é secundário, enquanto os outros dois são primários.
Em aromáticos, o processo é o mesmo.
Nitração: A reação de nitração é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido nítrico (HNO3).
Observe a formação de nitrocomposto e água.
Sulfonação: A reação de sulfonação é aquela onde reagimos um hidrocarboneto com ácido sulfúrico (H2SO4).
Observe a formação de ácido sulfônico e água.
Reações que acontecem apenas em aromáticos
Alquilação: São reações que ocorrem envolvendo hidrocarbonetos aromáticos e haletos orgânicos.
Acilação: São reações que ocorrem envolvendo hidrocarbonetos aromáticos e haletos de ácido.
Observe a formação de cetona e ácido.
Dirigência em aromáticos: Quando um radical estiver ligado ao anel benzeno ou a um grupo funcional, estes dirigirão a substituição e serão denominados radicais dirigentes. Os radicais dirigentes podem ser agrupados em duas classes:
Radicais orto-para dirigentes: São radicais que, quando ligados ao núcleo aromático, orientam as substituições exclusivamente para as posições orto e para. Simbolicamente, representamos estes radicais por X.
 
Os principais radicais orto-para dirigentes:
Observe que há apenas ligações simples.
Exemplos: a) Monocloração do tolueno (metilbenzeno).
pois o radical metil (– CH3) é orto-para dirigente.
b) A trinitração do tolueno produz o trinitro-tolueno(TNT), usado como explosivo.
Radicais meta dirigentes: São os radicais que, quando ligados ao núcleo aromático, orientam as substituições exclusivamente para as posições meta. Representamos simbolicamente por Y:
São os seguintes os principais radicais metadirigentes:
Observe que em todos esses radicais há pelo menos uma ligação dupla, dativa ou tripla.
Exemplo: Monocloração do nitrobenzeno:
Adição: As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas.
Adição parcial ou total: Em alcinos, a adição pode ser parcial ou total, se a ligação tripla for “quebrada” apenas uma vez gerando uma dupla, a adição é parcial, e se ela for “quebrada” mais uma vez gerando uma ligação simples, a adição é total.
Hidrogenação Catalítica: Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. O gás hidrogênio é adicionado com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt). 
Halogenação: Adição de halogênios.
Regra de Markovnikov: O hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado.
Adição de HX (Halogenidretos): Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio. Segue a regra de Markovnikov.
Hidratação: O hidrocarboneto reage com água formando álcool (no caso de alcenos) e cetonas ou aldeídos (no caso de alcinos).
No caso dos alcinos, o produto será um enol, porém ele é muito instável e, rapidamente, por tautomeria, ele se transforma em cetona ou aldeído.
Adição a aromático: Pode ser hidrogenação ou halogenação, em ambas, o composto deixa de ser um aromático para se tornar um ciclocomposto.
Oxidação Branda a Alcenos: A ligação dupla do alceno irá se desfazer, formando um diálcool.
Oxidação Enérgica a Alcenos: Se o alceno for submetido a um oxidante enérgico e sofrer oxidação com ruptura da dupla ligação, poderá haver a formação de ácidos carboxílicos ou cetonas.
Se o alceno apresentar ramificações nos átomos de carbono da dupla ligação, teremos cetona em vez de ácido carboxílico.
Combustão: A combustão é considerada uma reação de oxirredução que ocorre na presença do oxigênio. Todos os compostos orgânicos sofrem a combustão completa, resultando em gás carbônico e água.
Alcanos
Alcenos
Alcinos
Reações com Álcool:
Eliminação: Nesse tipo de reação ocorre a saída de ligantes de uma molécula sem que aconteça a substituição desses ligantes por outros.
Desidratação Intramolecular: A desidratação intramolecular de alcoóis é uma reação de Eliminação, onde os átomos na molécula do reagente orgânico (propanol) diminuem em razão da saída da molécula de água 
 
Desidratação Intermolecular: Quando a hidroxila é tirada de um composto e o hidrogênio de outro.
 
Oxidação de Álcoois Primários: Os álcoois primários se oxidam com oxidantes enegéticos, como o permanganato de potássio e dicromato de potássio, em meio sulfúrico. O produto desta oxidação é aldeído. Com mais quantidade de agente oxidante, obtemos um ácido carboxílico. Esta reação explica porque o vinho fica com gosto de vinagre quando deixamos muito tempo em contanto com o ar (oxigênio). O álcool sofre uma oxidação e tranforma-se em vinagre, que é um ácido carboxílico.
 
Oxidação de Álcoois Secundários: Os álcoois secundários tem como produto as cetonas.
Esterificação: Quando um álcool reage com um ácido, formando éster e água.
 
Saponificação ou Salinização: Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.
Quaisquer dúvidas, me procurem!
Aluno 3040 Eliezer
Aluno 3040 Eliezer

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais