Buscar

Drogas Psicoativas e Estados de Consciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE PIO DÉCIMO
CURSO DE PSICOLOGIA
DOCENTE: Celina Ximenes 
DISCIPLINA: Processos psicológicos básicos 
 
 DISCENTE: Sílvia Thereza Matos Conserva
Tema: Estados de Consciência, alterada por drogas. 
Drogas psicoativas alteram a consciência, ou seja o humor, a percepção, o comportamento etc. Há drogas licitas e ilícitas, exemplo do álcool que é uma droga lícita, e drogas ilícitas como cocaína, heroína etc. 
O uso de drogas, sem o abuso delas, não terá efeitos colaterais além dos efeitos que a própria já produz, porém o uso abusivo pode fazer com que o sujeito torne-se dependente e sofrendo ainda dentro da sociedade podendo até ser levado a cometer infrações. Com a dependência vem ainda a tolerância, ou seja doses dessas drogas são sucessivamente aumentam. 
Para os efeitos de drogas serem estudados, pesquisadores comparam o comportamento de pessoas antes do uso e depois do uso, sempre com muito cuidado para garantir qualquer detalhe. Para eliminar qualquer dúvida existem procedimentos como o duplo cego, que vai funcionar de modo que o paciente não sabe o que está tomando, uns recebem uma dose ativa e outros inativas, o segundo é chamado de efeito placebo. Essas drogas são agrupadas em três categorias, são os depressivos, estimulantes e alucinógenos. 
 Os depressivos são substâncias que retardam o comportamento, o álcool, é uma droga psicoativa legalizada, por ser legalizado não significa que não traz efeitos colaterais, como: afeta a percepção, os processos motores, memória, diminui a capacidade de enxergar com clareza etc. Apesar dos perigos o álcool é bastante popular. A classe dos barbitúricos são desacelerados, com efeitos parecidos com o álcool. Os opiáceos, dá origem há morfina e heroína e é altamente viciante, tem efeitos como euforia, e logo depois sonolência. 
Os alucinógenos são drogas geralmente naturais e provocam alterações do modo como vemos o mundo exterior, a mais conhecida é a maconha. 
Logo, os efeitos de qualquer droga dependem muito de suas experiências, de seu contexto social, valores culturais etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes