Buscar

Res Lit 4ª PP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO DE LITERATURA 4ª PP
A Geração de 45
Diferentemente dos autores da geração passada (da chamada 'Geração de 30') os autores da Geração de 45 tomaram um foco mais 'introspectivo'para sua prosa, o que levou alguns autores a chamá-los de Neosimbolistas (simbolismo era a corrente que tinha como temas os conflitos da consciência humana e o surrealismo), porém devemos saber que sua prosa não deixa de ser engajada, o que muda apenas é ofoco, ao invés de tratar das questões sociais coletivas, eles partem para a introspecção (nos conflitos existenciais), outra característica marcante, era que, seguindo a tendência das artes da época, a prosa se aproximava da poesia (prosa poética), seus temas ainda são parecidos com os da geração de 30 (regionalistas), só que com traços psicológicos mais marcantes.
AUTORES que merecem destaque para a pp:
	Clarice Lispector: O conflito da Clarice Lispector é com a própria consciência, ou seja, seu conflito não tem nada relacionado ao popular. Ela busca ao máximo a representação de sentimentos. Os textos dela são capazes de realizar epifania no leitor, gerar emoções no leitor. Dos 3 autores, Clarice foi quem mais se dedicou à introspecção, explora bastanteos limites entre a prosa e a poesia, utiliza bastante elementos simbólicos (que extraíram o máximo da poesia) em sua prosa. Para Clarice, o sentimento é maior que a palavra, por isso era necessário a criação de neologismos e de figuras de linguagem para tentar, de alguma forma, expressar suas emoções.
	Guimarães Rosa: Grandes Sertões: Veredas. Problema do psicológico e o que a sociedade vai achar dele, diferente de Clarice. Aproxima-se muito de Graciliano Ramos, no enfoque psicológico. Caracterizou-se pelomisticismo, com citações ao messianismo e seus temas envolviam os conflitos do homem com sua mente (exemplo do peão, que se apaixona por seu parceiro, que na verdade era mulher e se disfarçava de homem para conseguir sua vingança, e que enquanto não descobre isso se culpa por se achar homossexual, esse conflito só acaba quando o 'parceiro' morre, e ele enfim descobre que na realidade era uma mulher, iniciando assim um novo sentimento de culpa) sua obra muito se assemelha a obra de Graciliano Ramos (autor deVidas Secas), porém com um enfoque maior para as características psicológicas.
	João Cabral de Melo Neto: Morte e vida Severina(Auto de Natal ou Pernambucano). Mesmo tendo uma vida de sofrimento o nordestino era feliz. Não interessa a perfeição da obra(gramaticalmente ou esteticamente) e sim como ele imaginoua obra. Pra ele não existe a inspiração. Principal autor da geração, João Cabral demonstrava interesse na literatura de cordel nordestina, o que veio a influenciar toda sua obra, que possui diversas redundâncias intencionais (ex: “subir pra cima”), até para facilitar a sonoridade da rima. A partir de sua obraO Engenheiro da Palavra, demonstrou grande interesse por fazer uma poesia cuidadosamente arquitetada, ou seja, uma poesia bem planejada e que demorava muito para ser produzida (exemplo do galo da alvorada que levou 2 anos para ser produzida), o autor deixava suas emoções de fora e afirmava que não existe inspiração, os autores que vão construindo suas obras no papel como um arquiteto planeja uma casaou uma construção no terreno.
Concretismo: arte alternativa, fora do padrão. Surgida durante os governos militares, ou seja, havia muita repressão do governo! O som no concretismo é importante! Arte engajada, pois havia critica implícita. (a questão queenvolve o concretismo será de marcar a incorreta sobre o movimento) Surgiu na década de 60, não era realmente uma novidade, pois se assemelha às vanguardas, apresenta diversos aspectos visuais, geométricos, é engajada, pois faz diversas críticas a sociedade (à ditadura) e ao imperialismo norte americano e suas transnacionais, apresentava-se como arte alternativa, suas críticas eram implícitas e era desprovida de emoção (afeto), foi onde as artes diversas mais se misturaram (ex: Arte Gráfica), trabalhava, intensamente, os aspectos visuais e sonoros.
Não deverá cair nada muito diferente do que está contido no resumo, visto que a matéria da pp foi dada em apenas 2 aulas.. quaisquer dúvidas podem me cartear.

Outros materiais