Buscar

7º SEMESTRE - ed-respostas-finalizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ED – 7º Período
1 – A - R: Segundo a NBR- 6118/2003 A DEFINIÇÃO DE: d (minúsculo) é a altura útil.
2 – B - R: A ordem adequada é:Arquitetura, Estrutura e Fundações. Determinação e representação prévias do objeto (urbanização, edificação, elemento da edificação, instalação predial, componente construtivo, material para construção) mediante o concurso dos princípios e das técnicas próprias da arquitetura e da engenharia.
3 – A - R: Especificada preferencialmente por um engenheiro projetista, a armadura de uma estrutura é montada com varões (ou vergalhões) longitudinais e transversais (estribos), normalmente com os diâmetros de 6, 8, 10, 12, 16, 20, 25, 32 e, extraordinariamente, 40 ou 50mm em aço que dão resistência à tração (se necessário, ajudam à compressão), contribuindo por isso também para a resistência a esforços de flexão. Os estribos conferem a resistência à torção e ao esforço transverso (ou cortante). A resistência à torção também é influenciada pela armadura longitudinal. No concreto armado o aço recebe esforços, daí as denominações de armadura frouxa ou armadura passiva também presente nas peças protendidas garantindo adequada distribuição de esforços. Frequentemente, subestima-se a importância da armadura transversal em peças comprimidas. Quase sempre ocorre uma tração, transversalmente à direção da compressão. Portanto, os estribos em pilares não têm apenas a função de garantir as barras comprimidas contra a flambagem, mas, também impedir fissuras prematuras de ferdilhamento.
	
4 – A - R: A ordem adequada é:Arquitetura, Estrutura e Fundações. Determinação e representação prévias do objeto (urbanização, edificação, elemento da edificação, instalação predial, componente construtivo, material para construção) mediante o concurso dos princípios e das técnicas próprias da arquitetura e da engenharia.
5 – B – R: Atendidas as demais condições estabelecidas nesta seção, a durabilidade das estruturas é altamente dependente das características do concreto e da espessura e qualidade do concreto do cobrimento da armadura.
	Para atender aos requisitos estabelecidos nesta Norma, o cobrimento mínimo da armadura é o menor valor que deve ser respeitado ao longo de todo o elemento considerado e que se constitui num critério de aceitação.
	Para garantir o cobrimento mínimo (cmin) o projeto e a execução devem considerar o cobrimento nominal
(cnom), que é o cobrimento mínimo acrescido da tolerância de execução (Δc). Assim, as dimensões das armaduras e os espaçadores devem respeitar os cobrimentos nominais, estabelecidos na tabela 7.2, para Δc = 10 mm. Cobrimento nominal da armadura passiva que envolve a bainha ou os fios, cabos e cordoalhas, sempre superior ao especificado
para o elemento de concreto armado, devido aos riscos de corrosão fragilizante sob tensão.
	Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, as exigências desta tabela podem ser substituídas por 7.4.7.5 respeitado um cobrimento nominal ≥ 15 mm. Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm.
	Em qualquer caso, a distância mínima de um furo à face mais próxima da viga deve ser no mínimo igual a 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para essa face. A seção remanescente nessa região, tendo sido descontada a área ocupada pelo furo, deve ser capaz de resistir aos esforços previstos no cálculo, além de permitir uma boa concretagem.O cobrimento mínimo de cabos em relação à face de aberturas nas lajes deve ser de 7,5 cm.
	
6 – B – R:
	Consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto. 
	Uma exigência para as estruturas de concreto é que devem ser projetadas e construídas de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto conservem suas segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil. E no caso dito na questão incorreta, observa-se que no caso – IV – a agressividade é muito forte, em caso de industrial ou respingo de marés e o risco de deterioração é muito forte.
Questão 7- Alternativa A
A reta e os dominios 1 e 2 correspondem ao estado limite ultimo por deformaçao plástica excessiva (aço com alongamento maximo), Os dominios 3,4 e 5 correspondem ao estado limite ultimo por ruptura convencional (ruptura do concreto por encurtamento limite).
Questão 8- Alternativa D
Calculo da posiçao linda neutra
X=As*Fyd/0,68*bw*Fcd 
X=0.149m
Como a linha neutra é maior que o limite 34, tem-se que calcular a posição da linha neutra considerando que ela trabalha no limite 4 com a formula abaixo: modulo de elasticidade do aço(Es)= 2.1* 10^8
Portanto , o momento máximo que pode atuar na viga é :
Mk= Md/1,4
Mk=12.53KN.m
Questão 09 – Alternativa B
Dmim = *ε34^2))
Dmin = *0,628^2))
Dmin = 22,60 cm
Questão 10 – Alternativa A (NÃO TEMOS CERTEZA)
Vsd=1,4*Vsk
Vc=0,6*fcd*bw*d
Vsw=(asw/s)*0,9*d*fywd
Uitlizando essas fórmulas, obteremos o resultado.
Questão 11 – Alternativa C
A dimensão menor é igual a 2 metros e para que possa ser dimensionada em uma só direção ly/lx, deve ser maior que dois então a sua maior dimensão em metros deverá ser no mínimo 5,pois 5/2 e igual 2,5 metros.
Questão 12 – Alternativa A ( NÃO TEMOS CERTEZA)
K6= ((10^5)*bw*(d^2))/M
As= (k3/10)*(M/d)
Ao encontrar o k6 é preciso olhar na tabela o valor de k3 para prosseguir com os cálculos. Lembrando que fck= 30MPa
Questão 13 – Alternativa E (NÃO TEMOS CERTEZA)
K6= ((10^5)*bw*(d^2))/M
As= (k3/10)*(M/d)
Ao encontrar o k6 é preciso olhar na tabela o valor de k3 para prosseguir com os cálculos. Lembrando que fck= 25MPa e que 1 tf*m = 10 KN. Utilizar esses métodos para Mxk e Myk
Questão 14 – Alternativa D
A armadura passiva não é destinada a produção de forças de protensão, isto é, não se aplica qualquer força de pré alongamento inicial.
Questão 15 – Alternativa B
De acordo com a norma no máximo 5% podem estar abaixo de 25 MPa, ou seja, 6 corpos de prova podem apresentar resistência inferior a 25 MPa.
Questão 16 – Alternativa E
A distância entre o centro de gravidade da armadura longitudinal até a fibra, diz respeito a profundidade da linha neutra, identificada com a letra x.
Questão 17 – Alternativa E
A ausência de armaduras em geral acarreta o aparecimento de fissuras
Questão 18 – Alternativa A (NÃO TEMOS CERTEZA, SEM RESOLUÇÃO COERENTE)
Acredito que tenha faltado dados, pois para haver uma solução possível (baseado naquilo que estudamos) era preciso ter dito o valor de k6 substituindo na fórmula:K6= ((10^5)*bw*(d^2))/M e após aplicar em: As= (k3/10)*(M/d) encontrando assim a área necessária.
Questão 19 – Alternativa A (NÃO TEMOS CERTEZA, SEM RESOLUÇÃO COERENTE)
Para fck=27MPa não houve tabela constando também que há incompatibilidade entre as cargas. Para se obter uma solução possível, teríamos que substir na fórmula:K6= ((10^5)*bw*(d^2))/M e após aplicar em: As= (k3/10)*(M/d) encontrando assim a área necessária. 
Questão 20- Alternativa B
A’s: k₈. ∆M∕D =2.97
Questão 21- Alternativa A
Baseada em uma tabela o qual foi enviada em anexo , notamos que uma area de aço 
De 72cm² necessita-se de 6 barras de aço para 40mm de bitola.
Questão 22- Alternativa B
Baseada em uma tabela o qual foi enviada em anexo , notamos que uma area de aço 
De 50cm² necessita-se de 4 barras de aço para 26mm de bitola.
Questão 23- Alternativa C
É um concreto que possui na sua composição, além dos matérias usados no concreto comum, algum material com propriedade pozolamicas, como por exemplo a silicaativa ou a cinza
volante, e aditivos superplastificantes para melhorar a sua trabalhabilidade, que fica prejudicada com a adição dos finos.
Questão 24- Alternativa D
Com base na formula do índice de Esbeltez λ= 3,46*Le/d
Questão 25- Alternativa E
Com base na formula do índice de Esbeltez λ= 3,46*Le/d
Questão 26- Alternativa A
Utilização de concreto com alta resistência inicial 
Questão 27 – Alternativa D
Os concretos leves estruturais têm como principal finalidade a redução do peso da estrutura mantendo as características de resistência à compressão. Podem ser obtidas densidades da ordem de 1.600 a 1800 kg/m³ dependendo da resistência exigida e do tipo de agregado utilizado. Vantagens: redução do peso próprio da estrutura; preservação da capacidade de sustentação de carga da estrutura.
Questão 28 – Alternativa C
Este ensaio consiste na aplicação de duas forças concentradas e diametralmente opostas de compressão em um cilindro que gera, ao longo do diâmetro solicitado, tensões de tração uniformes e perpendiculares a este diâmetro. A popularidade deste ensaio reside não somente na facilidade e rapidez de execução, mas como também no fato de utilizar o mesmo corpo-de-prova cilíndrico e equipamento usados para a obtenção da resistência à compressão do concreto-cimento.
Questão 29 – Alternativa E
Alterar a altura geométrica da obra em nada contribui para o aumento da durabilidade da obra em si. A altura geométrica é apenas uma especificação projetual em relação ao tamanho final da obra. Quanto às demais opções, a realização de todas contribui significativamente para uma vida útil considerável da edificação. 
Questão 30 – Alternativa B
Fck3 / Fck28 = 0,4 e Fck360 / Fck28 = 1.35; Se Fck28 = 24 Mpa, então Fck3 = 9,6 Mpa e Fck360 = 32,4 Mpa. 
Questão 31 – Alternativa C
R2 = V2*q*lx; V2 = 0,400; q = 6 kN/m²; lx = 6 m; R2 = 0,400*6*6; R2 = 14,4 KN/m.
Questão 32 – Alternativa A
R2 = V2*q*lx; V2 = 0,500; q = 6 kN/m²; lx = 5 m; R2 = 0,500*6*5; R2 = 15,00 KN/m.
Questão 33 – Alternativa D
q = (e*pe) + ca + cr; e = 0,1 m; pe = 25 kN/m³; ca = 2 kN/m²; cr = 1 kN/m²; q = (0,1 . 25) + 2 + 1; q = 5,5 kN/m².
R1 = V1*q*lx; V1 = 0,422; q = 5,5 kN/m²; lx = 4 m; R2 = 0,422*6*6; R2 = 9,284 KN/m.
 
Questão 34 – Alternativa (3.75 e 11,25 )
Esta questão não possui um gabarito, pois os dados e os métodos utilizados em sala. Não chega a um resultado conforme as da alternativa.
Vb – 5*3 – 1,5=0 Vb =7,5 KN /2 = 3,75 KN
Vb – 5*9 – 4,5=0 Vb= 24,5 KN /2 = 11,25 KN
Questão 35 – Alternativa ( 7,15 )
Vb*5,2 – 5,5 + 5,2*2,6=0 Vb= 14,3 KN
Va-Vb – 5,5 + 5,2=0 Va= 14,3KN
São 4 apoios = ( 14,3 + 14,3) / 4 = 7,15 KN
Questão 36 – Alternativa ( 7,68 ) 
Mmx= (q*(l^2))/8 -> (6*(3,2^2))/8 -> 7,68
Questão 37 – Alternativa ( 25,6 ) 
Vb* 3,2 – 5*3,2*1,6 = 0 -> Vb= 8 KN 
M= f*d -> M= 8*3,2 -> M= 25,6 KN
Questao 38 – Alternativa A
Não deu a resposta, corresponde as alternativas !
utilizando as formulas do momento fletor, e somatório dos vetores.
M(1,68) = 6,15 KN
Questão 39 – Alternativa B
Peso do concreto 25 KN/m3 * 0,10 = 2,5 KN/m2
Peso do revestimento 1,0 KN/m2
Peso da impermeabilização 1,0 KN/m2
Carga acidental 2,0 KN/m2
Carga total = 2,5 + 1+2+1 = 6,5 KN
M+ = PL2/14,22 >>> 6,5 . 42/14,22 >>> +7,31 KN m/m
M- = PL2/12>>> 6,5 . 42/8 >>> -13,00 KN m/m
Questão 40 – Alternativa D
λ =lx/ly >> 5,10/3 >>>>λ= 1,70
olhando na tabela Czerny mx = 11,90 e my = 37,20
Mx = (q x lx2)/mx >>> (10 x 32)/11,90 >>> Mx = 7,56 KN.m
My= (q x lx2)/my>>> (10 x 32)/37,20 >>> Mx = 2,42 KN.m

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais