Buscar

01 Introdução a Administração Teste 01 a 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
1a aula
	
	 
	
	
	
	
	
	Exercício: GST1418_EX_A1_201707247498_V1 
	Matrícula: 201707247498
	Aluno(a): RAPHAEL SOUZA DE CARVALHO LIMA 
	Data: 05/09/2017 16:03:53 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201707880638)
	
	
	Para lidar com os grandes desafios e mudanças do mundo atual, as organizações se estruturam por meio de quantos níveis organizacionais. 
	
	Três níveis.
	 2a Questão (Ref.: 201708107468)
	
	
	Aprendemos que a empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como: 
		
	
	um conjunto de setores, pessoas e equipamentos, dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir objetivos. 
	 3a Questão (Ref.: 201707514386)
	
	
	As habilidades do administrador vêm sendo estudadas há algum tempo pelas melhores escolas de administração do mundo. Logo, pode-se entender que as habilidades no uso de conhecimentos específicos, análise e compreensão da empresa como um todo e desenvolvimento de uma boa comunicação organizacional são exemplos, respectivamente de: 
		
	
	habilidades técnicas, conceituais e humanas.
	 4a Questão (Ref.: 201707932166)
	
	
	Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamentos: 
		
	
	Estratégico, tático e operacional 
	 5a Questão (Ref.: 201707965837)
	
	
	A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois, 
	
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores. 
	 6a Questão (Ref.: 201708080223)
	
	
	"Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci) 
A descrição acima se caracteriza como:
	
	Missão
	 7a Questão (Ref.: 201707511933)
	
	
	As organizações não existem no vácuo. Elas estão inseridas em ambientes e se relacionam com seus elementos. Abaixo, identifique a opção em que são apresentados corretamente três elementos do ambiente tarefa (também chamado de imediato, ou direto):
		
	
	Clientes, concorrentes e fornecedores.
	 8a Questão (Ref.: 201708108120)
	
	
	Os gestores de uma empresa fornecedora de serviços perceberam, em função da necessidade de se manter no mercado, que precisavam ser mais proativos aos movimentos da concorrência. Fernando, gerente financeiro, discordou dessa necessidade, alegando que a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. No entanto, Jorge, gerente de marketing, explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema que é influenciado por variáveis do meio externo. Sendo assim, marque a alternativa abaixo, que representa o tipo de sistema retratado pelo posicionamento do gerente de marketing. 
		
	
	Aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis presentes no ambiente, como concorrentes, fornecedores e consumidores.
	 1a Questão (Ref.: 201707882230)
	
	
	Consiste na capacidade do administrador para compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes, permitindo analisar e interpretar situações abstratas e complexas. Esta definição corresponde ao conceito de:
		
	
	Habilidade Conceitual
	 2a Questão (Ref.: 201707317494)
	
	
	João Lobato foi contratado pela LCBL a cerca de 10 anos. Com muito esforço, dedicação e estudo, ele acumulou várias promoções. Pelo comprometimento com o trabalho, fez uma brilhante carreira. Recentemente o conselho diretor se reuniu e resolveu promover João Presidente da empresa. Podemos afirmar que agora João Lobato:
		
	
	Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de longo prazo, assim passando a aplicar suas habilidades conceituais. 
	
	 3a Questão (Ref.: 201707448129)
	
	
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do processo administrativo, que envolve as seguintes funções:
		
	
	Planejamento, Organização, Direção e Controle.
	
	 4a Questão (Ref.: 201708047008)
	
	
	Em relação ao conceito de MISSÃO, indique qual das afirmações abaixo é verdadeira:
		
	
	A Missão é a razão de existir da organização.
	
	 5a Questão (Ref.: 201707965837)
	
	
	A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois, 
		
	
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores. 
	 6a Questão (Ref.: 201707915567)
	
	
	Considerando os três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um administrador identificados por Robert L. Katz: I. Habilidades Técnicas estão relacionadas com a capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. II. Habilidades Humanas estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica. III. Habilidades Conceituais estão relacionadas com a capacidade do administrador para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo. Podemos afirmar que: 
		
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	 7a Questão (Ref.: 201708052827)
	
	
	De acordo com que vimos em nosso material didático. "Podemos ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos". Assinale a alternativa correta relacionada ao conceito mencionado:
		
	
	Sistema Organizacional;
	
	 8a Questão (Ref.: 201708108110)
	
	
	Ao ser aprovado no processo de seleção para ingresso no cargo de administrador na empresa Alfa , José demonstrou possuir domínio satisfatório nas habilidades estudadas por Robert Katz . Após algum tempo de exercício profissional na empresa , foi convocado a opinar sobre uma proposta para uma nova composição do seu desenho organizacional , considerando a situação atual das concorrentes . Nesta tarefa , José precisou demonstrar um conhecimento maior em relação às habilidades :
		
	
	Conceituais 
		1.
		Na Oficina de Integração de Novos Funcionários, o instrutor de treinamento enunciava a importância do ambiente organizacional e sua aplicabilidade para a empresa no processo de adaptação/mobilização dos recém contratados. Durante o evento um novo colaborador perguntou ao instrutor : - "...poderemos afirmar que o ambiente organizacional pode influenciar difusamente todas as áreas da empresa ? Essa pergunta gerou um discussão a respeito dos fatores que podem afetar as empresas de uma forma geral em seus ambientes internos e externos - quais seriam eles? 
		
	
	
	
	
	Tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos.
	
		2.
		O direito do consumidor, direito ambiental, direitos autorais, patentes, direito a concorrência, leis trabalhistas e tributárias
são instrumentos reguladores do Estado sobre a atuação das empresas. De que ambiente fazem parte estes instrumentos?
		
	
	
	
	
	ambiente político-legal
	
	
		3.
		Presidente e Vice-Presidente são todos os títulos típicos de que nível de gestão? 
		
	
	
	
	
	Estratégico 
	
		4.
		O Ambiente Geral, também reconhecido por Macroambiente, é aquela no qual o Administrador observa diversas variáveis que podem interferir no desempenho de sua empresa, dentre os quais podemos citar os que estão listados nas alternativas abaixo, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Questões culturais.
	
	
	Clientes da empresa;
	
	
	Ambiente natural (clima, recursos naturais etc);
	
	
	Questões sócio-econômicas;
	
	
	Questões políticas;
	
		5.
		Altos executivos responsáveis pela gestão global e eficácia da organização são chamados 
		
	
	
	
	
	administradores estratégicos. 
	
		6.
		A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Para isso, o administrador utiliza as atividades fins e atividades meios.
Conforme as aulas estudadas, assinale a única alternativa correta:
		
	
	
	
	
	As atividades contábeis que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais de uma loja de eletrodomésticos podem ser classificadas como atividades meio.
	
		7.
		Andréa, funcionária da DRVP Consultores Associados, ocupava o cargo de Supervisora Administrativa e foi promovida a Gerente Geral. Assim, podemos afirmar que Andrea passará a ocupar uma posição no nível hierárquico:
		
	
	
	
	
	tático 
	
	
	
		8.
		Geraldo sempre foi o colaborador com maiores notas nos treinamentos promovidos pela empresa Slim Perfis de Alumínio LTDA. Nas provas teóricas e práticas realizadas ao final de cada treinamento ele era sempre o melhor colocado, seu trabalho na linha de produção era impecável, muito habilidoso com os instrumentos e também muito atento aos detalhes na finalização de suas peças. Apesar de muito bom tecnicamente, era meio grosseiro, não se comunicava com seus superiores e não tinha bom relacionamento com a equipe. Em sua última avaliação de desempenho, Geraldo tomou coragem e perguntou ao seu gerente porque nunca haviam lhe dado a oportunidade de ser promovido ao cargo de Supervisor de Equipes. Seu gerente baseou sua justificativa tomando como base o conceito de Robert Katz que define três habilidades necessárias ao administrador: técnicas, humanas e conceituais. Com base no que relata o caso, é possível identificar que, para assumir o cargo em questão, faltava à Geraldo o desenvolvimento de :
		
	
	
	
	
	habilidades humanas, para que ele pudesse relacionar-se de forma positiva, liderar pessoas e comunicar-se de forma eficaz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais