Buscar

APOL 3 SEGURANÇA E ERGONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3 - SEGURANÇA E ERGONOMIA
A Higiene Ocupacional, também chamada de Higiene do Trabalho, tem um papel fundamental na área de Segurança do Trabalho. Com o seu estudo é possível avaliar os riscos ambientais e tomar medidas preventivas, a fim de evitar doenças ocupacionais. Atuando conforme as normas regulamentadoras determinam, assinale a alternativa que apresenta corretamente os benefícios para o trabalhador em função de um ambiente laboral saudável.
R: Bem-estar físico, emocional, segurança no trabalho e na saúde.
 2- As etapas da Higiene do Trabalho dividem-se em reconhecimento, avaliação e controle, todas de extrema importância. A fase de reconhecimento nos possibilita saber que tipo de agente ambiental faz parte de determinado local de trabalho e como afeta a saúde do indivíduo. Todavia, para obtermos o resultado esperado nessa fase, devemos conhecer o processo produtivo do ambiente de trabalho. Que itens fazem parte desse processo de conhecimento? Assinale a alternativa que apresenta de forma correta alguns desses itens.
R: Produtos envolvidos no processo, fluxo do processo, número de trabalhadores expostos
 3- Os aerodispersóides, dispersões de sólidos ou líquidos no ar, podem causar inúmeras doenças ocupacionais em função da atividade exercida pelo trabalhador e se ele está, ou não, corretamente protegido com o uso de EPI. As doenças podem afetar as vias respiratórias, causar diversos tipos de alergia, comprometer gravemente os pulmões entre outros problemas. Assinale a alternativa correta, que contém três exemplos de aerodispersóides.
R: névoa, neblina e fibras.
 4- A asbestose, doença ocupacional causada pela inalação de fibras de asbesto, é irreversível e afeta diretamente a capacidade respiratória. Provoca uma reação inflamatória nos alvéolos pulmonares, seguida de fibrose, limitando o fluxo aéreo e impedindo o indivíduo de trabalhar. Há outras doenças, ainda, decorrentes da asbestose como o câncer de pulmão. 
Assinale a alternativa correta com mais algumas doenças decorrentes da exposição ao asbesto.
R: derrames pleurais, câncer de pele, câncer de intestino.
 5- Os vírus e as bactérias são exemplos bastante comuns de agentes biológicos. Além deles há, também, os protozoários, os fungos e os parasitas. 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre os vírus e as bactérias.
R: Os vírus são compostos por moléculas e as bactérias por uma célula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais