Buscar

TÓPICO 13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÓPICO 13
(Q1-F2-19-08) A imagem ao lado é a capa de um dos aclamados clássicos da moderna ficção científica do escritor Ray Bradbury, adaptado para o cinema e dirigido por François Truffaut. 
É a história de Montag, um bombeiro designado para queimar livros. A história é uma fábula extraordinária em que a própria raça humana se transforma no terror mais assustador. Fahrenheit 451 é a temperatura em que o papel de livros arde e se consome. Qual é essa temperatura em graus Celsius?
(Q14-F2-12-07) Uma lâmina bimetálica é constituída por uma junção de duas lâminas retilíneas que têm o mesmo comprimento quando estão à temperatura . Ao aumentar sua temperatura para a lâmina se curva, formando um arco de circunferência de espessura total (veja figura 9). Supondo que os coeficientes da dilatação linear das lâminas sejam respectivamente iguais a e , com , e que as espessuras de cada lâmina, após a dilatação, sejam iguais, deduza a expressão do raio da curvatura da junção entre as lâminas.
(Q14-F2-19-08) Sobre uma placa de 30 cm x 40 cm é projetada uma imagem que contém pontos distribuídos uniformemente. Se for construída uma régua com o material desta placa ela sofre dilatação linear, em função da temperatura, de acordo com o gráfico da figura 9. Se a placa está inicialmente a 40 °C e for resfriada para 10 °C, quantos pontos serão projetados fora dela? 
(Q13-F2-12-07) Considere duas barras delgadas, de comprimentos e , feitas de materiais cujos coeficientes de dilatação linear são, respectivamente, e . As barras estão dispostas de modo a estarem separadas por uma distância , conforme mostra a figura 8.
A que variação de temperatura deve ser submetida o sistema para que o espaçamento , entre as duas barras, seja completamente preenchido? Considere que apenas as barras sofram influência desta variação de temperatura. 
(Q14-F3-12-07) A conhecida fórmula de dilatação térmica, na qual o comprimento de uma barra varia linearmente com a temperatura só é exata se a variação de temperatura não for grande. Para grandes variações de temperatura esta fórmula perde precisão e pode levar a erros grosseiros. Contudo, podemos, mesmo assim, utilizar esta fórmula para grandes variações se admitimos que o coeficiente de dilatação térmica varie com a temperatura, ou melhor, que este coeficiente permanece constante em uma determinada faixa de temperatura e tome outro valor em outra faixa. Suponha que uma barra, construída como mostrado na figura 7, tenha comprimento à temperatura .
Qual o comprimento da barra na temperatura ?
Se, ao invés do procedimento anterior, admitimos que o valor é o mesmo para todas as temperaturas (e igual ao valor médio dos coeficientes de temperatura apresentados no gráfico) qual seria o comprimento da barra à temperatura ?
	Q1-F2-19-08
	ok
	Q14-F2-12-07
	ok
	Q14-F2-19-08
	ok
	Q13-F2-12-04
	
	Q15-F2-12-04
	
	Q14-F3-12-07
	
	Q13-F2-12-07
	ok

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais