Buscar

Questionários Imunologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 01
Em relação à anatomia e a fisiologia dos órgãos linfoides, analise as seguintes afirmativas.
A medula óssea e o timo são considerados órgãos linfoides primários, onde ocorre a geração e maturação dos linfócitos. Já o baço e os linfonodos são órgãos linfoides secundários, onde é iniciada a resposta adaptativa.
O timo, o baço e os linfonodos são órgãos linfoides primários, onde ocorre a maturação dos linfócitos e iniciação da resposta adaptativa.
A geração e diferenciação dos linfócitos B e T ocorre na medula óssea e no timo. Uma vez completada a maturação, ambos os tipos celulares entram na circulação e migram para órgãos linfoides secundários.
Assinale:
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas ll e lll estiverem corretas.
Se apenas a afirmativa ll estiver correta.
Se apenas as afirmativas l e ll estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas l e lll estiverem corretas.
QUESTÃO 02
Na disciplina de Imunologia básica compreendemos diversos mecanismos relacionados ao Sistema Imunológico. Com base nisto, analise as alternativas a seguir com V (verdadeiro) e F (falso).
(V) Imunidade é a capacidade do organismo de reconhecer substancias considera-las “estranhas” e promover uma resposta contra elas, tentando elimina-las;
(F) Antígenos são substancias que o nosso organismo considera estranhas, sendo todos provenientes de ambientes externos;
(V) A resposta Imune Natural é a primeira barreira que o nosso organismo se depara, tendo como participação peles, mucosas, secreções e ação dos leucócitos, fagocitose, células Natural Killer, proteínas do complemento;
(F) A resposta Imune Adaptativa é mais elaborada, nela encontra-se a ação dos anticorpos e células B e T, não participando os fagócitos neste processo, visto que eles são da resposta imune natural;
(V) Os Órgãos linfóides são sítios de geração, maturação e iniciação da resposta imune adaptativa;
(F) Os anticorpos são proteínas produzidas pelos Ly TCD4 no nosso organismo para destruir os antígenos;
(V) A Resposta Imune Celular e Imune Humoral estão relacionadas somente com a Resposta Adaptativa.
Responda a alternativa que indica a sequência correta:
V, F, V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F, F, V.
V, F, F, F, V, V, F.
F, V, F, F, V, F, F.
QUESTÃO 03
Mulher de 30 anos com sintomas de diarreia e vômitos esta com suspeita de infecção alimentar. Sabe-se que a intoxicação alimentar ocorre ao ingerir alimentos ou água contaminados. Observe o hemograma a baixo e responda:
Hemograma 
Eritrograma valores encontrados valores de referência
 Homem Mulher
Hemácias em milhões/mm3..........4,5 4,5 – 5,9 4,0 – 5,2
Hemoglobina em g/dL....................12,0 12,0 – 16,0 12,0 – 15,0
Hematócrito em %..........................38,0 41,0 – 54,0 36,0 – 45,0
Leucograma
Leucócitos/mm3 15.000 mm3 4.000 – 10.000
Neutrófilos 87 40 – 75
Eusinófilos 1 1 – 6
Basófilos 0 0 – 1
Linfócitos 10 10 – 45
Monócitos 2 2 – 10
Plaquetas .............................558.000/mm3 15.000 – 500.000
a) Existe uma célula do sistema imune que esta com o valor aumentado, qual é ela? Justifique esse aumento segundo o seu papel no combate contra esta infecção.
Neutrófilos. Também chamados de leucócitos polimorfonucleares, em grande quantidade no sangue, eles medeiam às fases mais iniciais das respostas inflamatórias, migrando para o local de infecção em poucas horas após a entrada de microrganismo fazendo a fagocitose e ativação bactericida, após entrarem no tecido eles funcionam por alguns minutos e depois morrem.
Você suspeitaria de uma salmonelose, rotavirose ou parasitose? Justifique sua resposta.
Salmonelose. Pois a salmonelose é causada por bactérias provenientes dos alimentos, e após avaliar o hemograma da paciente pode constatar que os valores dos neutrófilos estão aumentados, e estas células são específicas no combate contra bactérias, chegando a conclusão que o indivíduo esta infectado por uma doença cujo agente causador é uma bactéria. 
 
QUESTÃO 04
“A inflamação é uma reação complexa a vários agentes nocivos, como os microrganismos, que consiste de resposta vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas”
ABBAS, abul k et al, Robbins e Contran, bases patológica das doenças, oitava
edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 20010.
Observando o conceito a cima sobre a inflamação analise o caso clinico a seguir:
Paciente E.A.D., Feminino, Branco[a, 1,62m, 80 kg, 54 anos, nascida em Campo Mourão-PR. Deu entrada na clinica medica com dor e inchaço na perna direita, nas proximidades de uma ferida purulenta. Você como Biomédico é chamado para coletar o material biológico da ferida para analise laboratorial, entretanto, a paciente questiona-o a respeito da secreção purulenta, vermelhidão e inchaço. Assim, diante dos conhecimentos imunológicos sobre o processo de inflamação, descreva a baixo sobre as células que participam e os eventos que acontece nos processos inflamatórios levando aos sintomas acima relatados.
Os mastócitos são células que participam do processo inflamatório. Estas células ao encontrarem substâncias estranhas no organismo liberam histamina, que irá até as células endoteliais fazendo com que as células endoteliais dilatem, aumentando o fluxo sanguíneo e liberando fluído. Causando os sintomas de inchaço relatados no caso clínico
Outra célula que participa desse processo é o macrófago. Estes quando entram em contato com substâncias estranhas liberam citocinas, que atuam nas células endoteliais, dentro das células endoteliais existem proteínas (selectinas) que são então expostas dentro dos vasos sanguíneos. E então entra a ação de outra célula neste processo, os neutrófilos. Os neutrófilos ao se depararem com as selectinas expostas no interior da parede do vaso, estes irão se ligar, começando então o processo de rolagem pela parede do vaso sobre as selectinas, quando chega até a quimiocina ele para de rolar, então a quimiocina entra no neutrófilo abrindo a integrina para que ocorra a adesão, e assim começa a migração para o tecido. No tecido, lá ele produzira espécies reativas de oxigênio (ROS) e isso provocará a destruição de neutrófilos. E ainda neste local, poderá acumular outros leucócitos que também provocará o processo inflamatório (com secreção purulenta).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais