Buscar

Atualizada PROVA AV1 Historia do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova AV1 atualizada mencionada em sala pela prof. Cristina Vieira
1. Diferencie o direito romano-germânica (civil law) do anglo-saxônica (common law):
Direito romano-germânica (civil law) é o direito legislado; se baseia em normas escritas; as normas se anteveem ao fato; cabe ao juiz apenas a aplicação da norma prevista; direito baseado em códigos de normas.
Direito anglo-saxônica (common law) o Direito produzido pela jurisprudência; tem origens nos costumes e precedentes legais; O fato se anteveem a norma; As normas, leis são estabelecidas pelo Judiciário.
2. O que foram as ordenações do Reino de Portugal, quais suas origens e seus objetivos:
As ordenações do Reino de Portugal foram um conjunto de normas jurídicas, que levavam o nome dos reis que mandaram elaborá-las, e que pretendiam dar conta de todos os aspectos legais da vida dos seus súditos.
 Tiveram origem logo após a Revolução de Avis em que do João I ao assumiu o trono, e buscando manter a soberania do seu reino, determinou a criação destas ordenações para dar segurança jurídica ao seu reinado.
Seus objetivos eram padronizar todos os procedimentos legais no Reino de Portugal; esvaziar a autoridade jurídica dos senhores feudais e concentra-la nas mãos do rei; e promover a segurança jurídica necessária para o crescente comércio e fortalecimento da burguesia.
3. Cite as ordenações do Reino, sua semelhanças e diferenças: (AMF)
 	-Ordenações Afonsinas, Ordenações Manuelinas e Ordenações Filipinas.
	-Semelhanças:
*Todas as ordenações reuniam em um só corpo legislativo as diversas leis extravagantes e outras fontes do direito, que por estarem avulsas dificultava a correta aplicação do Direito.
*Todas as ordenações possuíam cinco livros que versavam sobre:
Livro I - ocupa-se daquele direito que hoje poderíamos denominar administrativo e traz os regimentos dos cargos públicos e organização judiciária, quer régios, quer municipais, 
Livro II ocupa-se dos bens e privilégios da igreja, dos direitos régios e sua cobrança, da jurisdição dos donatários, das prerrogativas da nobreza e legislação especial para judeus e mouros.
 	Livro III – Processo Civil, 
Livro IV – Direito Civil em sentido amplo: contratos, sucessões, tutelas, formas de distribuição e aforamentos de terras e
 Livro V – Direito Penal (Teoria do Delito e Teoria da Pena : Castigo exemplar) 
	- Diferenças:
 	*Ordenações Afonsinas para Manuelinas:
	Tratamento específico às questões de Direito marítimo, de contratos e mercadores devido ao incremento do comércio.
As normas desta ordenação passaram a ser dispostas na forma de decretos.
	 *Ordenações Manuelinas para Filipinas:
	Não ocorreram grandes alterações, estas foram apenas atualizadas.
4. Quais os documentos de natureza jurídica que legitimavam as capitanias hereditárias, caracterizem-nas?
 As cartas de doação que garantiam a legitimidade da posse, determinava a localização, a extensão da Capitania e o direito de hereditariedade (inalienável e indivisível), além da Jurisdição civil e criminal ao donatário.
A Carta Foral definia os direitos e deveres do donatário. Autorizava o donatário a fundar vilas ou núcleos de povoação; distribuir lotes de terras ou sesmarias; exercer a justiça civil e criminal; colonizar; fazer progredir a Capitania com seus próprios recursos. E obrigava o donatário a defender a Capitania e pagar tributos a coroa portuguesa.
5. Qual dos livros das ordenações do Reino se adequava perfeitamente ao Brasil colônia, durante a época das capitanias hereditárias?
O quinto livro (legislação penal)
6. Diante do fracasso das capitanias hereditárias qual a nova orientação administrativa jurídica implantada no Brasil Colônia? Cite o instrumento legal:
	 Governo geral que foi Instituído através do Regimento de Almeirim de 1548
7. Caracterize o regimento de Almeirim quanto a seus aspectos administrativos:
O Regimento de Almeirim de 1548 era o diploma legal de ordem administrativa e fazendária, cujo poder administrativo emanava de forma centralizadora, sendo exercido através dos legítimos agentes do governo português nomeados por D. João III. É a desprivatização do Público.
8. Quem eram os homens bons e que documento jurídico que diminuiu seus privilégios?
Os Homens-Bons - homens livres, católicos, não praticantes de trabalhos manuais, representavam a elite colonial (homens que possuíam comportamento probo e moral ilibada) – eram os únicos que podiam participar das Câmaras Municipais, garantindo a manutenção dos seus interesses locais, em oposição ao centralismo administrativo imposto pelo Governador-Geral. Também exerciam a função judicante como juízes ordinários eleitos para mandato de 1 ano e, consequentemente, também presidiam as sessões na Câmara Municipal da Comarca. 
A relativa autonomia municipal dos homens-bons, foi duramente atingida a partir de 1642, quando foi criado o Conselho Ultramarino, que passou a fiscalizar a ação das Câmaras Municipais, através dos chamados Juízes-de-Fora (representantes da magistratura togada).
Obs: Os reinóis (portugueses) eram privilegiados com os cargos mais importantes
9. cite a organização Judiciária no Brasil Colonial – século XVI
“Ao lado do ouvidor vinha o séquito de oficiais menores: escrivão para lavratura dos autos do processo, tabelião (para a redação de documentos como notário), meirinhos (oficiais de diligências), eventualmente os inquiridores (cuja função era tomar os depoimentos das testemunhas, portanto, inquiri-las).”
Principais limitações impostas aos operadores jurídicos no período colonial: 
Designação apenas por um período de tempo no mesmo lugar.
Proibição de casar sem licença especial.
Proibição de pedir terras na sua jurisdição.
Não podiam exercer comércio em proveito pessoal
“Essas regras funcionavam muito bem em Portugal, mas no Brasil eram constantemente violadas.”
10. Caracterize o juiz ordinário ou da terra e o juiz de fora:
O juiz ordinário defendia os interesses da elite; de primeiro grau e eleitos; e não possuíam diplomas, eram muitas vezes analfabetos. (Composto por homens bons - homens livres, católicos, não praticantes de trabalhos manuais, representavam a elite colonial; eram os únicos que podiam participar das Câmaras Municipais, garantindo a manutenção dos seus interesses locais, em oposição ao centralismo administrativo imposto pelo Governador-Geral)
O juiz de fora vinha de Portugal; defendiam os interesses do rei ; nomeados pelo desembargo do Paço. Eram juristas formados na Universidade de Coimbra.
11. Explique o que foi a lei da boa razão do Marquês de Pombal:
Originou-se da decadência da influência do direito romano e eclesiástico no processo de interpretação das normas estatais.
	 Ocorria uma divergência quanto ao subsídio (direito canônico e direito romano) a solução foi a separação e as jurisprudências passaram a ser os costumes e interpretações do rei.
Prevalecia a relevância da aplicação do Direito Natural. A força de um ordenamento nacional racionalmente elaborado, no qual a lei, pensada e escrita em conformidade com o direito natural.
12. Cite algumas penas previstas no livro cinco das ordenações Filipinas quem eram válidas por ocasião da Inconfidência Mineira:
- perda e confisco dos bens e multas, 
- prisão simples e prisão com trabalhos forçados, 
- galés temporárias ou perpétuas, 
- desterro (condenação a deixar o local do crime) 
- degredo (condenação de residência obrigatória em certo lugar), 
- banimento ou exílio (degredo perpétuo), 
- os açoites e as várias formas de pena de morte – morte simples (sem tortura), morte natural (forca), morte para sempre (com exposição do cadáver na forca), morte atroz (com cadáver esquartejado) e morte cruel (com tortura prévia).
Aqueles que gozassem de determinados privilégios (privilégios de fidalguia, de cavalaria, de doutorado em cânones ou leis, ou medicina, os juízes e vereadores) não poderiam ser submetidos a penas infamantes.
13. Cite o fato e o diploma legal que pois fim ao pacto colonial e justifique:Abertura dos Portos às Nações Amigas – Carta Régia de 28/01/1808 , pois liberava o comércio entre o Brasil e outros países . Pondo fim, assim, ao monopólio do comércio com Portugal.
14. Cite e caracterize os principais tratados comerciais estabelecidos na política joanina ( TCN e TAA)
Tratado de Comércio e Navegação (fevereiro de 1810) - estabelecendo medidas como a fixação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses (taxas de 15%) além da garantia de um porto livre de impostos (o de Santa Catarina).
Tratado de Aliança e Amizade – a Coroa Portuguesa comprometia-se a promover a extinção gradual do tráfico negreiro para a colônia. Consequência: trabalho assalariado e mercado consumidor.
15. Cite o fato e o diploma legal que caracterizou a independência judiciária do Brasil colônia e justifique:
	Com a vinda da Família Real para o Brasil, o Tribunal de Relação do Rio de Janeiro foi transformado em 3ª Instância ou Corte Suprema da Justiça na Colônia pelo Alvará Régio de 10/5/1808 .
No tocante ainda aos Tribunais Superiores, o Governo do Regente fundiu os dois principais Tribunais Superiores Portugueses: a Mesa do Desembargo do Paço e da Consciência e Ordens.
 Desta forma toda a estrutura jurídica que incidia no Brasil Colônia estava localizada em terras brasileiras.
Havia agora a possibilidade de se esgotar os aspectos, processos jurídicos na colônia ; contextualização pessoal do judiciário pleno na colônia
16. Qual documento legal que eleva o Brasil à categoria de reino e justifique:
Carta de Lei de 16 de dezembro de 1815 (definição da condição jurídica da sede do governo português),
Elevava o Brasil a “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”. Fornecendo-lhe um status jurídico de igualdade com Portugal.
17. Quais os privilégios jurídicos que os ingleses tinham em solo brasileiro (“Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”)?
	Direito de extraterritorialidade: Os cidadãos ingleses, no império português, somente poderiam ser julgados por leis inglesas, juízes (Juiz Conservador da Nação Britânica) eleitos por súditos ingleses e tribunais ingleses (Tribunal do Almirantado) 
18. Explique o termo “Constituição da mandioca”
	Voto censitário baseado no alqueire de farinha de mandioca, para impedir a influencia dos comerciantes portugueses na politica.
Com o intuito de afastar a maioria da população do exercício de cidadania, o projeto preconizava a eleição em dois turnos, condicionando-se a capacidade eleitoral à renda. O eleitor precisava ter renda mínima por ano no valor de 150 alqueires de farinha de mandioca. Por isso, o projeto ficou conhecido, popularmente, como Constituição da Mandioca. “Gente rica que não possuísse terras ficava fora das eleições. Foi o caso de comerciantes portugueses, ricos, que tinham dinheiro, mas não alqueires de mandioca”. 
19. Explique o que motivou a dissolução da assembleia constituinte e suas consequências?
Motivação para a dissolução da assembleia constituinte: As desavenças entre o Imperador e os Constituintes se produziram em torno das atribuições do Poder Executivo (o Imperador) e o Legislativo – os Constituintes não queriam que o Imperador tivesse o poder de dissolver a Câmara dos Deputados e nem que pudesse negar a validade de qualquer lei aprovada pelo Legislativo.
Consequência :Com a Assembléia Constituinte dissolvida, D. Pedro I nomeou um Conselho de Estado, formado por 10 membros (Comissão de 10 notáveis), para elaborar uma Carta Constitucional, utilizando vários artigos do anteprojeto de Antônio Carlos (um dos irmãos Andradas) e que após ser apreciada pelas Câmaras Municipais, foi outorgada (imposta)
20. Cite as principais características da constituição de 1824:
- Monarquia de caráter hereditário e de governo constitucional, pessoal e representativo 
- O estado brasileiro apresentava-se na forma unitária (províncias não autônomas) ( sem autonomia política ).
- Divisão dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário → Imperador cria um quarto poder Moderador.
- Religião católica era a religião oficial do Estado (confessional)
- A igreja ficava subordinada ao Estado, pelo regime de padroado e beneplácito, ou seja, nenhuma ordem do papa poderia vigorar no Brasil sem antes ter sido aprovada por ele (despacho régio).
- Voto censitário, descoberto (não secreto) e indireto. 
- formação de um Conselho de Estado composto por Conselheiros vitalícios escolhidos pelo Imperador. 
21. Cite e caracterize os poderes políticos instituídos pela constrição 1824:
Poder moderador: Exercido pelo Imperador; um Poder Absolutista disfarçado na norma constitucional, que de acordo com o art. 98, cabendo a ele: velar sobre a manutenção da independência, do equilíbrio e da harmonia dos demais Poderes Políticos (competência constitucional) obs: beneplácito régio – cumpra-se.
(Legitimação do poder do imperador, concede ao monarca poderes divinos – “ato de sagração e aclamação popular”)
Poder legislativo: Bicameral: câmara dos deputados (4 anos) que eram legitimados por processo eleitoral e Senado (vitalício) que era legitimado por um processo que elegia 3 nomes, por província , para a aprovação do imperador; Assembleia provinciais 
Poder executivo: imperador e conselho de estado (vitalício) ministros legitimado por nomeação; presidentes das Províncias 
Poder judiciário: Supremo tribunal de justiça ”STF” (composto por conselheiros de justiça; vitalício; e legitimado por nomeação); tribunal de relação provincial (composto por desembargadores provinciais; legitimado por nomeação) ;(Juiz de direito legitimado por nomeação) e de juiz de paz que era leiga e eleita diretamente competindo a conciliação.
22. De acordo com a constrição de 1824 havia de fato a separação dos poderes? Justifique:
Não pois o Poder moderador interferia diretamente nos outros poderes, estando estes subordinados ao primeiro.
23. De que forma o poder moderador interferia nos outros poder:
- Dissolvendo apenas os deputados, porém tem poder de veto absoluto em ambas as câmaras 
- Nomeando os senadores, na forma do art. 43 (legislativo)
- Sancionando os Decretos e Resoluções da Assembleia Geral para que tenham força de lei, art. 62 (legislativo)
- Nomeando e demitindo livremente os Ministros de Estado(executivo)
- Movimentando os juízes das comarcas e suspendendo os magistrados, nos casos do art. 154(judiciário)
- Reformando qualquer decisão em juízo .Perdoando e moderando as penas impostas aos réus condenados por sentença (judiciário)
Obs: Entendo o exercício da magistratura.
A garantias constitucionais ao exercício da magistratura (na constituição de 1988) implica em: vitaliciedade , irredutibilidade de subsídios e inamovibilidade . Estes aspectos não eram totalmente observados na constituição de 1824 no que tange a inamovibilidade.
24. Como era previsto o sistema eleitoral da constrição de 1824
O principal direito político da cidadania – de votar e de ser votado – era restrito e descoberto (não secreto)
- Eleições indiretas e realizadas em dois turnos. Votante (100 mil) elege o Eleitor (200 mil ); formação de um corpo eleitoral e esse corpo elege os deputados e a lista tríplice para o senado, lista essa encaminhada ao imperador para seleção, recebendo a vitaliciedade.
- Eleições primárias, de primeiro grau ou paroquiais 14 províncias → quando eram escolhidos os eleitores de província.( masculino, católico , renda mínima )
- Excluídos: escravos, índios, mulheres, religiosos de claustro, criados de servir, menores de 25 anos e solteiros. ALÉM DE TODOS AQUELES QUE TIVESSEM RENDA ANUAL INFERIOR A 100 MIL RÉIS (bens imóveis por definição), INDÚSTRIA, COMÉRCIO OU EMPREGO.
-Voto censitário ou pecuniário 
- E para ser um cidadão ativo e ter direito a voto nos Colégios Eleitorais que escolhiam os Deputados e Senadores – renda mínima de 200 mil réis.
 - Conceder a apenas um pequeno número da população o direito de participar do processo político eleitoral foi uma das soluções encontradas pelo governo imperial paraimpor a ordem em um País tão “misturado e heterogêneo”.
25. Cite a organização judiciária do Brasil Império prevista na Constituição de 1824:
A Constituição Imperial de 1824 deu nova feição a Justiça Brasileira, elevando-a à condição de um dos poderes estatais
Supremo Tribunal de Justiça: (Em substituição à Mesa de Consciência e Ordens e à Casa de Suplicação)
Apenas responsável pelos recursos de revista de determinadas causas (nulidade manifesta ou injustiça notória) e solução de conflitos de jurisdição e competência das Relações Provinciais
Tribunais de Relação (Províncias) : Julgamento de recursos. 
Juízes de Direito : Julgamento das contendas cíveis e criminais. Nomeados pelo Imperador.
Juízes de Paz (criado em 1827) : Conciliação prévia das contendas cíveis e para instrução inicial das criminais. Eleitos nos Municípios à semelhança das eleições dos vereadores das Câmaras.

Outros materiais