Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: Guarulhos
CURSO: Pedagogia
Disciplinas Norteadoras – Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação.
NOME: Simone Aparecida Guimarães RA:0139531210
Terapia Assistida por Animais
NOME DO TUTOR: Glaucinei Dutra Galvão / Rejiane Platero Ferreira
 
Guarulhos, 23 de Setembro de 2015
�
INTRODUÇÃO
A criança com deficiência intelectual, em seus diversos níveis e possíveis comprometimentos psicomotores e afetivo-emocionais associados, apresenta com frequência problemas de interação e integração social, com dificuldades em trabalhos e tarefas escolares, em manter amizades com outras crianças, tendo inclusive sua capacidade de brincar em grupo prejudicada. Este estudo se propõe a investigar uma modalidade terapêutica que visa à promoção de saúde da criança com deficiência, sua saúde social, seu bem estar, sua integração social através de abordagem inovadora, introduzida na área da reabilitação clínica, que alia objetivos terapêuticos tradicionais do quadro clínico à interação lúdica com o animal presente e atuante na terapia. Apóia-se em estudos que demonstram a grande afetividade e alegria que a criança demonstra em interagir com animais, sendo ainda sua vida instintiva muito presente e sua vida em formação, os animais sempre estiveram próximos do homem participando de atividades de caça, locomoção, guarda, companhia e tantas outras. Ao longo da historia da humanidade, a domesticação de algumas espécies transformou tanto os animais quanto os hábitos e o estilo de vida das pessoas. Sendo que povos de diferentes culturas mantêm vínculos afetivos com essas espécies. A terapia assistida por animais vem sendo uma das estratégias utilizadas na reabilitação dessas crianças, justamente porque a forte ligação afetiva com os animais facilita que esta modalidade interventiva alcance com maior facilidade os objetivos previamente programados pelos terapeutas.
Passo 1
Metodologia de terapia assistida por animais
	Endereço da pagina da internet que apresenta a terapia assistida por animais
	
Patastherapeuticas.org
	
Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada
	
A terapia assistida por animais é uma prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, tendo como objetivo promover a melhora social, emocional, física e cognitiva das pessoas.
	Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais
	Sinara Panisson, faculdade IMED - adorei a matéria e concordo plenamente que os bichos ajudam as pessoas sim.
Flora Tomaz Sallin- E.E. Brasil - Os melhores amigos,são eles,melhores, companheiros...p mim funciona como uma :cãoterapia,rsrs!
	Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais
	Os animais utilizados na terapia assistida por animais devem ser especialmente adestrados, ter idade superior a um ano, apresentar bom comportamento, ser sociáveis a estranhos e habituados ao convívio com outros animais, caso contrário podem dificultar ainda mais o tratamento e trazer eventuais danos às pessoas, O grande benefício é o resultado que a terapia traz, pessoas mais calmas, mais sensíveis, auxiliam no desenvolvimento, na aprendizagem, diminui o comportamento agressivo, entre outros.
Passo 2
	Escola: E.M.E.F Jardim Encantado
	Ano ou Série: 3º Ano
	Número de Alunos: 15
	7 Meninos
	8 Meninas
	
Descrição do Perfil da Turma
	A turma de 3º ano composta por 15 alunos que participam de todas as atividades
	propostas pela professora, se encontram em níveis semelhantes  de saberes. sendo que dois desses alunos com problema de indisciplina e outro com dificuldade de 
	 aprendizagem.
Passo 3
Um comportamento indisciplinado é qualquer ato ou omissão que contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina é uma resposta à autoridade do professor. Em uma sala de aula normal com a maioria dos alunos fazendo suas atividades, no entanto apenas dois desses alunos, João Victor de 9 anos e Gabriel também com 9 anos de idade estão em pé, circulando despreocupadamente, provocando os colegas e falando palavras inadequadas sem qualquer tipo de compromisso com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo professor.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
1 –– Relacionados às regras morais (princípios éticos, que visam ao bem comum)
Construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não usar nenhum tipo de agressão física ou verbal, respeitar colegas e professores, sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação, entretanto no caso dessa turma, encontramos o caso desses dois alunos agressivos, que não respeitam regras, quantos mais as pessoas ao seu redor como professor e colegas, com brincadeiras sem limite e que tentam tirar totalmente a atenção do professor.
2 -Relacionados às regras disciplinares (definidas pela escola)
Acreditamos que a existência de normas e regras e o respeito às mesmas são fatores imprescindíveis para a educação individual e coletiva, pois contribuem para uma convivência escolar saudável, produtiva e organizada, necessária para a boa formação de nossos alunos. Neste sentido, não podemos prescindir da efetiva colaboração e, também, de um forte compromisso dos estudantes e suas famílias, entre essas regras estão: Tratar com humanidade e respeito todos os professores, servidores e colegas, ser assíduo e pontual às aulas, bem como aos trabalhos escolares, estar munido dos materiais didáticos solicitados pelos professores, Apresentar-se sempre vestido de forma adequada na Instituição e em conformidade com o ambiente, zelar sempre pelo material didático de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados.
3 - Relacionados aos hábitos (higiene, alimentação, asseio pessoal, entre outros)
A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável, a aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, que se torna um grande desafio quando se trata de alunos com comportamento totalmente sem consciência de regras e limites e que se estende também a sua falta de cuidados com sua higiene , mesmo nessas condições a escola e a família devem sempre destacar a importância de sua prática, do banho que deve ser diário, escovar sempre os dentes, lavar sempre as mãos antes de se alimentar entre outros, assim como se alimentar de forma correta e saudável.
Passo 4
Alunos com dificuldades de aprendizagem que chegam ao final do ano sem conseguir acompanhar os seus colegas nas atividades propostas pelos professores referente ao ano em que está cursando é maior do que se imagina, muitas vezes esses alunos são diagnosticados como portadores de uma deficiência, para justificar seu mau desempenho escolar. No caso dessa turma de 3º ano Temos o Matheus Henrique com idade de 10 anos, apresenta dificuldade para ler, escrever e essa dificuldade pode estar relacionada  aos problemas emocionais ou a distúrbios como dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, entre outras. 
Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais 
1 – Levantamento das dificuldades de aprendizagem específicas do aluno (dificuldade de concentração, hiperatividade, preguiça, agitação, entre outros).
Nem sempre a falta de atenção em sala de aula é um fator decisivo para diagnosticar o transtorno de atenção, correrias, agitação e falta de atenção são características presentes na infância, mas nesse caso do aluno Matheus Henrique, ele apresenta uma grande dificuldade de concentração e é um aluno bem distraído, Pessoas com ADD passam a impressão que nunca conseguem completar
nenhuma tarefa iniciada, pois assim que começam uma nova empreitada facilmente se distraem e passam a fazer outra coisa e assim sucessivamente deixando um rol de tarefas incompletas.
2 – Levantamento das dificuldades e problemas de interação social (timidez, carência afetiva, exibicionismo, respeito às diferenças, bullying, entre outros). 
Grande parte das crianças com dificuldades de aprendizagem vivenciam, por sua própria condição, situações de exclusão que podem interferir nas relações interpessoais. Os atos agressivos causam indignação em quem vê e escuta, e medo, terror, sentimento de desamparo, revolta em quem a vivencia. No entanto, não existe apenas esta forma deliberada de violência ou agressão, a agressão pode não ser tão evidente e aparente, mas pode se manifestar de forma sutil nas relações. No entanto, não é menos devastadora do que a outra, ao contrário, gera sentimentos dolorosos interferindo na auto estima do aluno. Esta forma de agressão tem sido estudada e foi denominada de bullying e muitos alunos com dificuldade de aprendizagem vivenciam por sua própria condição .
3 – Sondagem das relações socioafetivas do aluno (relação familiar e comunitária).
Ao mesmo tempo, observamos uma crescente demanda de atendimentos a crianças e adolescentes com queixas na aprendizagem escolar no Brasil, os quais trazem consigo uma angústia: a ameaça de fracasso escolar. Tudo isso se torna mais evidente quando se trata de jovens que, teoricamente, têm todas as condições cognitivas e pedagógicas para aprender, mas, mesmo assim, muitas vezes, fracassam nas suas tentativas. Nossa escuta nos leva a pensar que, como sintoma, esse não aprender resistente pode estar traduzindo conflitos construídos nas relações , particularmente dentro da dinâmica familiar contemporânea. A família do aluno e a comunidade que o cerca deve ter um olhar diferenciado para tal situação.
Passo 5	
Implementação do projeto 
1 – Definição do(s) animal(is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.
Considerado uma iguaria valiosa na culinária de alguns países, no Brasil, o molusco vem atuando como protagonista do projeto Dr. Escargot, cuja missão é a de auxiliar no tratamento de estudantes, e esse é o animal ideal para tratamento de casos como o dos alunos João Victor e Gabriel que são bem agitados, indisciplinados e hiperativos, o caramujo prende a atenção dos alunos devido aos seus movimentos lentos, obrigando as crianças hiperativas e indisciplinadas a fixarem o olhar nele. Assim como o cão que muitas vezes é parte da família em muitos lares também é considerado um grande “terapeuta”, contribui muito na vida das pessoas com dificuldade de aprendizagem como o caso do aluno Matheus Henrique e também em outras necessidades humanas, segundo muitas pesquisas e fatos comprovados esse tratamento com os bichinhos é essencial nesses casos.
2 - Definição das estratégias de tratamento e convívio dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar. 
Devido ao caramujo ser um animal que faz tudo vagarosamente, delicadamente, os alunos o seguram em suas mãos e calmamente a fixarem o olhar nele, foram ensinamos a alimentá-lo, observar os seus movimentos, diminuindo assim a ansiedade, auxilia muito no aprendizado e na concentração. Assim como pode também ser feito em seu ambiente familiar. O cão por sua vez servindo de grande ajuda com as crianças que sofrem com dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, entre outros, o tratamento é feito da seguinte forma: primeiro o contato visual, aproximação sem tocar no animal, interação com o cão, comportamento com auxílio de um colega, todo esse contato contribuiu grandemente na aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem. 
3 - Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.
Um dos objetivos propostos para o bem dos alunos e da comunidade, a terapia de educação assistida por animais consiste em obter o reconhecimento, por parte dos usuários, profissionais de saúde que devem atuar junto à escola, colocando em prática os benefícios da terapia assistida por animais para a educação e saúde do ser humano. Para tanto é necessário investir em pesquisas, na certificação dos animais de terapia, bem como na regulamentação dos profissionais de terapia assistida por animais atuantes no país.
4 - Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.
Esses alunos devem ser avaliados periodicamente, a família deve ter uma grande participação na vida da criança, devendo estar atenta ao seu comportamento, e forma que responde às situações e estimular ainda mais no seu processo de aprendizagem, proporcionar um ambiente familiar mais harmônico, dando condições para que a criança se desenvolva socialmente e psicologicamente, assim como a escola também deve estar atenta e incentivar sempre com situações que possibilitem a continuidade dessa terapia que foi uma grande descoberta.
5 – Definição dos objetivos gerais e específicos do projeto.
Este projeto tem por objetivo avaliar as mudanças de comportamento de crianças com deficiência intelectual após o seu contato com os bichinhos, a terapia assistida por animais.
Observar o comportamento da criança em atendimento mediado pela terapia assistida por animais, com foco em sua socialização. 
Verificar a opinião dos pais e responsáveis sobre os benefícios observados pelos profissionais da saúde e da educação envolvidos neste projeto.
 Verificar a percepção dos profissionais sobre a terapia, inclusive sobre a sua utilização mediando seus objetivos.
Passo 6 
Análise e apresentação dos resultados que se espera do projeto
O contato físico e visual das crianças com os animais, despertou nelas curiosidades à respeito dos animais, seus aspectos físicos, comportamento e desenvolveram um bom estímulo nas práticas educacionais e do aprendizado significativo, estímulos a leitura, escrita, trabalho em equipe, maior interação social, tornando – as crianças mais calmas, atenciosas e motivadas.
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluiu – se com o presente trabalho que a terapia assistida por animais é mais um recurso na melhora da qualidade de vida das pessoas, de crianças em instituições de ensino e mesmo de pessoas que não apresentam problemas de saúde, pois o contato com animais promove melhora na comunicação e socialização. Como a terapia assistida por animais é um tema em construção, não podemos afirmar que este é um projeto finalizado porque as pesquisas e descobertas estão em constante andamento. Devido a falta de conhecimento e de informações sobre o assunto, observa-se que poucas instituições utilizam a terapia como recurso terapêutico. Há necessidade de maior divulgação e realização dessa modalidade terapêutica, para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas por ela.
REFERÊNCIAS
YOUTUBE. Projeto Doutor Esgargot. Terapia Assistida por Animais. Canal: tutoread. Disponviel em: < http://youtu.be/74NLDHp9Z_M>. Acesso em: 13 maio 2015.
Patas terapeutas – Terapias Assistidas por Animais : http://patastherapeutas.org/
 
Planeta Sustentável - atitude/taa-teraplanetasustentavel.abril.com.br/noticia/pia-assistida-animais-tratamento-doencas-vidasimples-553664.shtml
Facebook, - https://www.facebook.com/pages/Terapia-assistida-por-animais/417319101723518?fref=ts

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes