Buscar

geodesia on line respostas estão em negrito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:
I – Geodésia é uma ciência que tem por finalidade a determinação das formas, das dimensões e do campo gravitacional da Terra. Além disso, ela se preocupa também com a determinação e manutenção do Datum Geodésico de um país ou uma região.
II – Datum Vertical é a referência usada para determinar a elevação de pontos na superfície terrestre, ou seja, as longitudes dos pontos.
III – Datum Horizontal é a referência usada para determinar posições na superfície terrestre, ou seja as latitudes dos pontos.
 Apenas a 1
Análise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:
I – A forma esférica é a forma geométrica aproximada da superfície terrestre que substitui a forma real por uma esfera. Esta é a aproximação mais simples, mas que não permite alcançar bons resultados em muitas aplicações da engenharia.
II – A forma elipsoidal é a forma geométrica aproximada da Terra que substitui a forma real por um elipsóide de revolução.
III – O geóide é um modelo físico da forma da Terra. A superfície geoidal é regular.
Apenas a 2
Análise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:
I - Ao Datum Geodésico estabelecido e com uma rede de pontos de referência implantada dá-se o nome de Sistema Geodésico.
II - Um Elipsóide de Rotação é formado a partir de uma elípse rotacionada em torno do seu semi-eixo maior.
III - É função da Geodésia  fornecimento de plantas, cartas, mapas, arquivos digitais e qualquer tipo de representação gráfica das medições realizadas
Apenas a 1
A topografia adota a hipótese simplificada do plano topográfico ou superfície topográfica, não levando em consideração a curvatura da Terra. Qual o valor da distância máxima para mudar para a Geodésia nos trabalhos de levantamento topográfico?
50km
A escola de Pitágoras (580 – 500 A.C.) foi a primeira a acreditar na esfericidade da terra, idéia que prevaleceu por dois milênios e meio. As primeiras alusões sobre a atração gravitacional provavelmente são de Aristóteles (384 – 322 A.C.), que também apresentou os primeiros argumentos plausíveis da esfericidade terrestre, que são: Contorno circular da sombra da Terra projetada durante os eclipses lunares.
Diferença de horário na observação do mesmo eclipse entre observadores em dois meridianos diferentes.
Variação do aspecto do céu estrelado com a latitude.
Na Geodésia moderna são consideradas 4 figuras que representam a forma física da Terra:
– A superfície Topográfica (forma física real);
– O Geóide (forma física do campo gravítico real);
– O Elipsóide de referência (forma matemática aproximada);
– O Esferóide
A construção de grandes estruturas tais como barragens, pontes e fábricas envolvem o assentamento de componentes estruturais em locais predeterminados, e para isso: são utilizadas as coordenadas vinculadas a pontos de controle. Muitas vezes são necessários estudos do movimento do solo e do nível da água antes e durante os trabalhos
Em um levantamento GNSS programado para ser executado em uma área aberta com pouca cobertura vegetal, o ângulo de máscara foi configurado no receptor para 5º. A respeito dessa informação é CORRETO afirmar que: o valor do ângulo de máscara poderá ser alterado para mais durante o pós-processamento dos dados GNSS.
Com o uso do GPS para obtenção de altitudes, agregado às novas informações geodésicas e modelos disponíveis recentemente, há a possibilidade de os usuários converterem as altitudes geométricas em ortométricas. Para isso, existe a necessidade de atualização do modelode ondulações geoidais
A construção de grandes estruturas tais como barragens, pontes e fábricas envolvem o assentamento de componentes estruturais em locais predeterminados. Para isso, são utilizadas... Indique qual das opções a seguir completam esta afirmação? as coordenadas vinculadas a pontos de controle.
O método do posicionamento relativo pode ser subdividido em quatro grupos: estático, estático-rápido, semicinemático e cinemático. Nesse método, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial materializado através de uma ou mais estações com coordenadas conhecidas. A principal diferença entre o posicionamento estático e o estático-rápido é a(o): intervalo de tempo do rastreio
No posicionamento relativo, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial, materializado através de uma ou mais estações com coordenadas conhecidas. Nesse caso, é necessário que, pelo menos, dois receptores coletem, simultaneamente, dados de, no mínimo:2
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I - A Astronomia é uma ciência natural que estuda apenas corpos celestes.
II - A Astronomia é uma ciência natural que estuda apenas os fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra.
III - A Astronomia é uma ciência natural que estuda os corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra.
3
O tempo representa um papel importante em Geodésia, pois a maioria dos métodos de medida usa o tempo de percurso de ondas eletromagnéticas para posicionamento. Uma escala de tempo uniforme também é necessária para modelar o movimento de satélites artificiais, descrever o movimento relativo da Terra no sistema solar com respeito ao espaço inercial e para a descrição de deformações da Terra devido a forças internas e externas. Quais são as duas grandes categorias em que os sistemas de tempo são divididos? Tempo Atômico e Tempo Universal
Quais são as aplicações do sistema cinemático em tempo real? Aplicação em: Geodésia, Topografia, Engenharia, Geofísica e Cadastro.
Em um local onde a ondulação geoidal é NEGATIVA: o elipsoide está acima do geóide.
Calcular as altitudes ortométricas e as precisões solicitadas de acordo com os dados abaixo, utilizando o método absoluto:
(f)T3 = 15°21’17,0844”S
(l)T3 = 59°00’38,45889”W
hT3 = 1215,421 m ± 7 mm             
Datum: SIRGAS2000 1202,731m ± 507 mm
Calcular as altitudes ortométricas e as precisões solicitadas de acordo com os dados abaixo, utilizando o método absoluto:
(f)J6 = 32°52’24,07633”S
(l)J6 = 50°09’25,07812”W
hJ6 = 623,853 m ± 23,2 mm
Datum: SAD69/2005 618,623 m ± 523,2 mm
Calcular as altitudes ortométricas e suas precisões com os dados abaixo, utilizando o método relativo:
(f)P1 = 27°03’23,02459”S            
(l)P1 = 72°11’56,23378”W
hP1 = 812,070 m ± 32 mm
(f)P2 = 26°53’18,05992”S
(l)P2 = 72°13’20,72460”W
hP2 = 806,822 m ± 5,3 mm
HP2 = 810,632 m ± 9 mm
Datum: SAD69/2005 816,470 m ± 234 mm
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
Na  literatura  distinguem- se  os  seguintes  tipos   de projeções  cartográficas:
I - Projeção  conforme,  que  são  aquelas  que  conservam   os ângulos;
II - Projeção  equivalente,  que  são   aquelas  que  conservam   as superfícies;
III - Projeções  que   não  conservam   nem   os  ângulos  e  nem   as superfícies  mas que possuem  outras  características importantes.
Todas as afirmativas são corretas.
Analise as afirmativas abaixo, e marque a alternativa correta.
I - A projeção UTM é representada sobre um sistema de coordenadas retangulares, o que a torna bastante útil para ser aplicada na Mensuração.
II - A projeção UTM é uma projeção cilíndrica conforme que pode ser visualizada como um cilindro secante à superfície de referência, orientado de forma que o eixo do cilindro esteja no Meridiano de Greenwich .
III - A área de projeção compreende apenas uma parcela da  superfície de  referência.  Essa área é denominada fuso ou  zona.  Cada fuso é representado pelo número do fuso ou pela latitude do  seu meridiano central
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Seja um ponto de  coordenada UTM  -  Este = 202.270,000 m. Considerando a raio de curvatura médio da Terra nesse local igual a 6.362.735,00 m, calcule o fator de escala k para esse ponto. 1,0010948
A projeção Transversa de Mercator tem uma abrangência no globo terrestre que se estende de 84º N a 80º S. Consequentemente, nas regiões polares, costuma-se usar outro tipode projeção, a Estereográfica Polar, cujo ponto de vista é o: polo oposto
As Distâncias na Topografia são medidas de forma inclinada (DI) com um Medidor Eletrônico de Distância (Estação Total ou Distanciômetro) e calculada na Horizontal (DH) com o ângulo vertical lido da visada. Pode também ser medido diretamente sobre o plano Topográfico (DH) utilizando uma trena. Após se obter a Distância Horizontal (DH), temos que rebatê-la sobre o Geóide (Dn) e em seguida, para que todas as distâncias fiquem num mesmo referencial, sobre...Indique qual das opções a seguir completam esta afirmação? o Elipsóide (De)
Calcular o fuso e o meridiano central do sistema de projeção UTM para o ponto P1 e a distância UTM entre P1 e P2, para os dados abaixo:
DHP1P2 = 650,00 m;   HP1 = 97,183 m;   HP2 = 112,674 m; K = 0,99973;   (l) = 38° 35' 41" W
F = 24;  MC = 39°W;  DTMP1P2 = 649,814 m
Analise a afirmativa a seguir e marque a alternativa que apresenta a explicação mais adequada:
"Constata-se que, para distâncias inferiores a 10km, a diferença entre a corda e o arco é desprezível, o que já não ocorre para a diferença entre a tangente e o arco."
Evidentemente, se os pontos nas extremidades do arco e da tangente não estiverem na mesma altitude, haverá uma diferença de distância conforme se adote o plano horizontal passando por um ponto ou por outro. Essa diferença de distâncias, Essa diferença de distâncias, na maioria dos casos, pode ser desprezada

Outros materiais